Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Saúde Pública
 
Saúde Materno-infantil
 
Disciplina: HSM0125 - Saúde e Ciclos de Vida II
Lifecycles II: Adult and Elderly

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação: 31/12/2015

Objetivos
Desenvolver entre os graduandos de Saúde Pública competências e habilidades para reconhecer as necessidade de saúde e implementar ações necessárias para o atendimento de mulheres e homens na fase da vida adulta, no climatério e no envelhecimento.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
89931 - Alberto Olavo Advincula Reis
931833 - Ivan Franca Junior
 
Programa Resumido
Ciclo de vida e transição demográfica. Construção da identidade feminina na sociedade brasileira. Conceito de Gênero. Sexualidade feminina e masculina. Prevenção dos principais agravos à saúde do adulto. Principais problemas de saúde da mulher e do homem na vida adulta: DSTs, HIV/ADIS, hipertensão, diabetes. Prevenção de câncer de mama, de colo uterino e de próstata. Obesidade e sociedade brasileira contemporânea.Imunização Violência doméstica e sexual. Saúde da mulher no Climatério. Disfunção sexual masculina e feminina. Qualidade de vida- hábitos saudáveis. Envelhecimento na sociedade brasileira contemporânea. Necessidade da população idosa e rede de apoio. Envelhecimento e doenças crônico-degenerativas.
 
 
 
Programa
Ciclos de vida, Saúde do Adulto, do Idoso e Saúde Pública
Aspectos biopsicossociais de atenção integral do adulto e do idoso
Sexualidade Feminina e Masculina na sociedade contemporânea.
Ações básicas de saúde do adulto e do idoso.
Conceito de gênero – aspectos dos fenômenos sociais que cercam a vivência de mulheres e homens.
Concepção e anticoncepção
Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis – DST, HIV/AIDs.
Doenças crônico degenerativas- hipertensão, diabetes e síndrome metabólica.
Saúde do adulto e do idoso e saúde mental.
Saúde de indivíduos homoafetivos.
Obesidade na sociedade brasileira contemporânea
Imunização do adulto e do idoso
Desafio Integralidade da Assistência
Construção da identidade feminina na sociedade brasileira.
Processo saúde-doença da mulher sob a perspectiva de gênero.
Prostituição feminina e prevenção da AIDS.
O corpo, a cirurgia estética e a saúde coletiva
Perfil epidemiológico de problemas ginecológicos e mastológicos.
Violência contra a mulher-doméstica e sexual.
Saúde da Mulher em situação de exclusão social.
Políticas públicas em Saúde da Mulher.
Saúde da Mulher no Climatério
Menopausa; principais problemas/ sintomas neste período: fogachos, alterações urogenitais, alteração de humor, disfunção sexual, aumento do risco cardiovascular, osteoporose.
Fumo agravamento dos problemas de saúde e antecipação da menopausa.
Hábitos saudáveis- alimentação e atividade física.
Saúde “Integral”do Homem- apreender o homem em sua dimensão biológica, psicológica, social e cultural.
Saúde do Homem no Climatério-Andropausa
Principais problemas /sintomas: aumento da proporção de gordura corporal, diminuição da massa muscular, disfunção sexual, insônia, irritação, problemas de memória, depressão e dificuldades de audição.
Envelhecimento- desafio para assistência.
Autonomia/ Incapacidades e isolamento.
Morbidades crônico-degenerativas.
Vida sexual ativa e DSTs, HIV/AIDS.
O Idoso e o Cuidador.
Envelhecer com qualidade de vida.
Necessidades da população idosa e rede de serviços de saúde e social.
Qualidade de vida- hábitos saudáveis
 
 
 
Avaliação
     
Método
Estratégias de ensino: O desenvolvimento desta disciplina inclui estratégias de ensino, que potencializem a autonomia, criatividade, cientificidade, raciocínio clínico, auto-aperfeiçoamento, compromisso e cooperação dos educandos. Além da leitura da bibliografia básica, as seguintes estratégias podem ser realizadas: aula expositiva, com a participação dos estudantes; aulas práticas; estudo dirigido; trabalho em grupo Instrumentos de avaliação: A avaliação do desempenho do estudante, que tem com foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada pelos seguintes instrumentos: provas; exercícios; produção de textos e apresentação de trabalhos.
Critério
A avaliação tomará como critérios básicos: Uso apropriado de conceitos na problematização e análise de determinado caso ou situação (simulada ou real); Capacidade de avaliar, analisar e tomar decisão fundamentada em evidências científicas; Articulação da resposta com as correntes teóricas analisadas e a bibliografia indicada/pertinente; Opinião pessoal com argumentação; Desempenho que evidencie postura crítica e/ou humanista e/ou ética e/ou acolhedora e/ou respeitosa no desenvolvimento de atividades práticas e/ou frente à determinada situação ou estudo de caso; Participação com contribuições de debate.
Norma de Recuperação
O aluno que for para recuperação poderá realizar prova/trabalho. A nota final será a média (aritmética ou ponderada) das notas final e de recuperação.
 
Bibliografia
     
1.Aldrighi JM, Buchalla CM, Cardoso MRA. Epidemiologia dos agravos à saúde da mulher. São Paulo: Atheneu; 2005.
2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Manual de atenção à mulher no climatério/menopausa. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2008.
3. Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 84p (destaco páginas 25 a 30). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_alimentacao_nutricao.pdf
4. Brasil. Ministério da Saúde. Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Volume 1: Ferramentas para a gestão e para o trabalho cotidiano. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 116p (Cadernos de Atenção Básica, no 39). (Destaco páginas 15 a 24). Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/caderno_39.pdf
5. Oliveira, AF et al. Global burden of disease attributable to diabetes mellitus in Brazil. Cad. Saúde Pública. 2009, vol.25, n.6 [cited 2015-03-11], pp. 1234-1244 . Available from: . http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009000600006.
6.Buss PM. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2000; 5 (1): 163-177.
7.Domingues MA, Lemos ND, organizadores. Gerontologia: os desafios nos diversos cenários da atenção. Barueri: Manole; 2010.
8.Lebrão ML, Duarte YAO. SABE: Saúde, Bem-estar e Envelhecimento; o projeto SABE no município de São Paulo, uma abordagem inicial. Brasília, DF: OPAS; 2003.
9.Vitolo MR. Nutrição: da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio; 2008.
10. “Gênero, Sexualidade e Saúde”. In: Saúde, Sexualidade e Reprodução – compartilhando responsabilidades. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 1997, p. 101-110.
 

Clique para consultar os requisitos para HSM0125

Clique para consultar o oferecimento para HSM0125

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP