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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Saúde Pública
 
Saúde Materno-infantil
 
Disciplina: HSM0129 - Ciclo de Vida I
Lifecicles: Maternal and Child Health

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação: 14/07/2016

Objetivos
Conhecer os aspectos biopsicossociais das fases do curso da vida: gestantes e nutrizes, crianças e adolescentes.
Conhecer os aspectos biopsicossociais da saúde da mulher com a interface da gestação e lactação.
Conhecer as políticas e programas de atenção integral à saúde para gestantes, nutrizes, crianças e adolescentes.
Reconhecer a inserção do nutricionista dentro das políticas e programas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
412326 - Carmen Simone Grilo Diniz
94451 - Paulo Rogerio Gallo
 
Programa Resumido
Características biológicas e psicossociais do crescimento e desenvolvimento humano: saúde da gestante, criança, adolescente. Políticas e programas de atenção integral à saúde de gestantes, nutrizes, crianças e adolescentes.
 
 
 
Programa
Crescimento e desenvolvimento fisiológico. Ações básicas da saúde da criança e do adolescente, da gestante e da nutriz. Ciclo puerperal. Gestação e Lactação: crescimento intrauterino; gravidez; gravidez na adolescência; Aleitamento materno. Principais problemas de saúde da criança e do adolescente, da gestante e da nutriz. Programas de atenção à saúde da criança, do adolescente, da gestante e da nutriz no âmbito da Política Nacional de Saúde.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Instrumentos de avaliação: A avaliação do desempenho do estudante, que tem com foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada pelos seguintes instrumentos: seminários; produções individuais e/ou coletivas.
Critério
Os critérios têm como parâmetros estruturantes os objetivos de aprendizagem da disciplina e as diretrizes do PPP. A avaliação tomará como critérios básicos: Uso apropriado de conceitos na problematização e análise de determinado caso ou situação (simulada ou real); Coerência e fundamentação teórica na elaboração da resposta; Capacidade de avaliar, analisar e tomar decisão fundamentada em evidências científicas; Capacidade de trabalhar em equipe; Participação com contribuições de debate.
Norma de Recuperação
O aluno que for para recuperação poderá realizar prova/trabalho. A nota final será a média (aritmética ou ponderada) das notas final e de recuperação.
 
Bibliografia
     
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília : Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_sexual_saude_reprodutiva.pdf Enkin M, et al. Guia de atenção efetiva na gravidez e no parto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2004. [Araújo CL, tradutor]. Diniz SG. O renascimento do parto, e o que o SUS tem a ver com isso. Interface (Botucatu) [Internet]. 2014 [acesso 2015 Out 14]; 18(48):217-20. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 32832014000100217&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0910. Tesser CD, Knobel R, Andrezzo HFA, Diniz SG. Violência obstétrica e prevenção quaternária: o que é e o que fazer. Rev Bras Med Fam Com [Internet]. 2015 [cited 2015 Sept 9]; 10(35):1. Available from: http://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/1013. notas breves COMUNICAÇÃO SAÚDE EDUCAÇÃO 2016; 20(56):253-9 257 Leal M. do C., Pereira A. P. E., Domingues R. M. S. et al. Intervenções na assistência ao parto em mulheres de baixo risco no Brasil. Cadernos de Saúde Pública. 2014:S17–S32. Victora C. G., Aquino E. M., Leal M. do C. et al. Saúde da Mulher e da criança no Brasil: progressos e desafios. The Lancet. 2011:1863–1876. doi: 10.1016/S0140-6736(11)60138-4 Conceição JAN. Saúde escolar: a criança, a vida e a escola. São Paulo: Sarvier, 1994 Stern D. O mundo interpessoal do bebê. Porto Alegre: Artes Médicas; 1992 Farhat CK. Imunizações: fundamentos e práticas. 5. ed. São Paulo: Atheneu, 2008 Marcondes, E. et al. Pediatria básica: geral e neonatal. 9. ed. São Paulo: Sarvier, 2002. Flehmig I. Desenvolvimento Normal e Seus Desvios no Lactente. São Paulo: Atheneu:1987.
 

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