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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Saúde Materno-infantil
 
Disciplina: HSM0134 - Introdução à Pesquisa Científica em Saúde Pública, Ciclos de Vida e Sociedade - O Projeto de pesquisa
Introduction to Scientific Research in Public Health, Life Cycles and Society – The research project

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação: 31/12/2021

Objetivos
Conhecer os fundamentos da pesquisa científica em suas várias vertentes teórico-metodológicas no campo da Saúde Pública, Ciclos de Vida e Sociedade.
Conhecer os processos de redação, financiamento e execução de pesquisa científica no campo da Saúde Pública, Ciclos de Vida e Sociedade.
Conhecer os principais delineamentos de pesquisa científica no campo da Saúde Pública, Ciclos de Vida e Sociedade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
86132 - Fabiola Zioni
931833 - Ivan Franca Junior
 
Programa Resumido
Principais características da produção científica em Saúde Pública, Ciclos de Vida e Sociedade.
 
 
 
Programa
- Conceitos da metodologia científica;
- A ciência e os métodos científicos;
- Objetivos e a importância da metodologia para as ciências;
- Tipos de Textos Científicos e seus objetivos;
- Análise e interpretação de textos científicos;
- Como Definir um problema a ser pesquisado;
- Planejamento de trabalho científico;
- A construção de Hipóteses para a investigação científica;
- Variáveis de Estudo: qualitativas, quantitativas, dependentes e independentes;
- Classificação das pesquisas e tipos de estudo;
- A redação do Projeto de Pesquisa;
- Pesquisa Bibliográfica. A utilização da Internet como fonte de informações, campo de pesquisa e as bases de dados para a pesquisa bibliográfica. A questão das citações bibliográficas;
- Ética em pesquisa;
- Cronogramas de execução de uma pesquisa;
- Custos e Financiamentos de um Projeto de Pesquisa; (Órgãos/ Agências Financiadores);
 
 
 
Avaliação
     
Método
1- Método:
Os estudantes deverão elaborar individualmente ou em dupla projeto de pesquisa apto à submissão para agência financiadora ou Comitê de Seleção de Iniciação Científica.

2- Instrumentos de avaliação:
A avaliação do desempenho do estudante, que tem com foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada pelos seguintes instrumentos: provas; exercícios; produção de textos e apresentação de trabalhos.
Critério
O projeto de pesquisa elaborado pelo grupo será avaliado com peso 6 para nota final de 0 a 10. Os demais quatro pontos serão avaliados pela participação em provas; exercícios; produção de textos e apresentação de trabalhos. Será aprovado o estudante que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco). O estudante que obtiver nota igual ou superior a 3,0 e inferior a 5,0 deverá atender a um programa de recuperação.
Norma de Recuperação
Os estudantes que forem para recuperação poderão realizar prova/trabalho individual. A nota final será a média (aritmética ou ponderada) das notas final e de recuperação.
 
Bibliografia
     
BECKER, HOWARD S. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Hucitec (1999).

BRASIL, Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Conselho Nacional de Saúde, Resolução no 196/96 de 10 de outubro de 1996.

BRASIL, Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Conselho Nacional de Saúde, Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012.

SEVERINO, AJ. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2002.

VICTORA,CG; KNAUTH,DR; HASSEN,MNA. Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000

VOLPATO, G. L., BARRETO, R. Elabore Projetos Científicos Competitivos. Botucatu - SP: Best Writing, 2014.
 

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