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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Saúde Pública
 
Saúde Materno-infantil
 
Disciplina: HSM0135 - Introdução à Pesquisa Científica em Saúde Pública, Ciclos de Vida e Sociedade – Disseminação de Resultados
Introduction to Scientific Research in Public Health, Life Cycles and Society – Results dissemination

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Conhecer os fundamentos da divulgação da pesquisa científica em vários tipos de evento e meio de comunicação científicos no campo da Saúde Pública, Ciclos de Vida e Sociedade.
Ser introduzido em técnicas e na lógica da redação científica de pesquisa científica no campo da Saúde Pública, Ciclos de Vida e Sociedade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
615336 - Angela Maria Belloni Cuenca
 
Programa Resumido
Principais características da disseminação científica em Saúde Pública, Ciclos de Vida e Sociedade.
 
 
 
Programa
- Tipos de Eventos Científicos: seus objetivos, públicos e importância;
- Análise e interpretação de textos científicos;
- Elaboração de resumos estruturados e criativos;
- Planejamento da apresentação de trabalho científico;
- A lógica da redação científica para artigos, capítulos e livros;
- Pesquisa Bibliográfica na disseminação de resultados
- Ética em pesquisa;
- Alternativas de financiamentos para participação em eventos científicos (Órgãos/ Agências Financiadores);
 
 
 
Avaliação
     
Método
1- Método:
Os estudantes deverão elaborar individualmente projeto de disseminação de resultados, seja um resumo, uma apresentação oral ou manuscrito apto à submissão para Comitês Científicos de eventos ou Conselhos Editoriais de Revistas ou Editoras Científicas.

2- Instrumentos de avaliação:
A avaliação do desempenho do estudante, que tem com foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada pelos seguintes instrumentos: provas; exercícios; produção de textos e apresentação de trabalhos.
Critério
O projeto de disseminação de resultados será avaliado com peso 6 para nota final de 0 a 10. Os demais quatro pontos serão avaliados pela participação em provas; exercícios; produção de textos e apresentação de trabalhos. Será aprovado o estudante que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco). O estudante que obtiver nota igual ou superior a 3,0 e inferior a 5,0 deverá atender a um programa de recuperação.
Norma de Recuperação
Os estudantes que forem para recuperação poderão realizar prova/trabalho individual. A nota final será a média (aritmética ou ponderada) das notas final e de recuperação.
 
Bibliografia
     
BECKER, HS. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Hucitec, 1999.

BECKER, HS. Truques da Escrita. Rio de Janeiro: Zahar, 2015

DAY, RA. Como escrever e publicar um artigo científico. São Paulo: Santos, 2001.

DENZIN, NK; LINCOLN YS. The SAGE handbook of qualitative research. Thousand Oaks Sage Publications, 2005.

SEVERINO, AJ. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2002.

VICTORA,CG; KNAUTH,DR; HASSEN,MNA. Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000

VOLPATO, G. L. Bases teóricas para redação científica. São Paulo: Cultura Acadêmica; 2007.

VOLPATO, G. L. Método Lógico para Redação Científica. São Paulo: Best Writing; 2011.

VOLPATO, Gilson Luiz. O método lógico para redação científica. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, [S.l.], v. 9, n. 1, Mar. 2015. ISSN 1981-6278. Disponível em: . Acesso em: 09 Apr. 2015. doi:http://dx.doi.org/10.3395/reciis.v9i1.932
 

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