Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Saúde Pública
 
Saúde Materno-infantil
 
Disciplina: HSM0137 - Fundamentos Biológicos da Saúde Humana I
Biological Fundamentals of Human Health I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
A disciplina Fundamentos Biológicos da Saúde Humana é cenário para a construção de saberes sobre o funcionamento do organismo humano no processo saúde-doença. Nessa disciplina serão utilizados estratégias e pressupostos pedagógicos que convidam os estudantes a desenvolver o pensamento crítico e reflexivo, investindo-se no seu protagonismo. A seleção de conteúdos aliada a essa abordagem pedagógica reflete uma preocupação com a formação interdisciplinar do profissional em Saúde Pública. Temas relevantes em Saúde Pública serão tratados, de forma transversal, tendo como eixo estruturante o desenvolvimento humano, particularmente relacionados à infância e adolescência.
 
The human being is the subject and object from actions in Public Health, and professional performance in such area should interact with the knowledge on the development and functioning of the human body, considering the biological, psychological and socio cultural dimensions. The knowledge appropriation on human biology should also contribute to the understanding and approach to various diseases and their possible complications. In this way, “Biological Fundamentals of Human Health” is setting for the construction of knowledge about the functioning of the human body in health-disease process. This discipline will use strategies and pedagogical assumptions that invite students to develop critical and reflective thinking, investing up to their role. The selection of content combined with this pedagogical approach reflects a concern with interdisciplinary training in Public Health. Relevant issues in public health will be worked in a crosssectional way, considering the human development as structural axis, particularly related to childhood and adolescence.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
452248 - Claudia Roberta de Castro Moreno
4789501 - Kelly Polido Kaneshiro Olympio
 
Programa Resumido
Nessa disciplina, serão tratados temas relevantes à saúde da criança e do adolescente. Os temas estão divididos em três módulos: 1) Nutrição, crescimento e desenvolvimento infantil 2) Comportamento social, aprendizagem e linguagem 3) Adolescência e Saúde Reprodutiva
 
This course will be treated topics relevant to the health of children and adolescents. The themes are divided into three modules: 1) Nutrition, child growth and development 2) Social behavior, learning and language 3) Adolescence and Reproductive Health.
 
 
Programa
1. O parto como evento definidor da programação epigenética: metabolismo e imunidade. 2. Aspectos da nutrição do lactente e importância do aleitamento. 3. Nutrição infantil. 4. Ritmos biológicos, sono e metabolismo. 5. Digestão e absorção: aspectos da fisiologia gastrointestinal. 6. AVALIAÇÃO 7. Linguagem: aquisição e desenvolvimento da fala. 8. Aprendizado: aspectos cognitivos e percepção do mundo. 9. Motricidade: aspectos do sistema locomotor e aquisição da marcha. 10. Fisiologia do comportamento humano. 11. Seminários: “Distúrbios alimentares” 12. Alcoolismo e seus efeitos biológicos. 13. Comportamentos sexuais; determinantes biológicos da sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis. 14. AVALIAÇÃO – ESTUDO DIRIGIDO. 15.AVALIAÇÃO
 
Detailed schedule (Fridays: 2 p.m. - 6 p.m. / Saturday: 8 a. m. – 12 a. m.) 1. The birth as defining event of epigenetic programming: metabolism and immunity. 2. Infant Nutrition aspects and importance of breastfeeding. 3. Child nutrition. 4. Biological rhythms, sleep and metabolism. 5. Digestion and absorption: aspects of gastrointestinal physiology. 6. TEST 7. Language: acquisition and development of speech. 8. Learning: cognitive and perception of the world. 9. Motricity: aspects of the locomotor system and acquisition of walking. 10. Physiology of human behavior. 11. Seminars: "Eating Disorders" 12. Alcoholism and its biological effects. 13. Sexual behaviors; biological determinants of sexuality and sexually transmitted diseases. 14. TEST - DIRECTED STUDY. 15. TEST
 
 
Avaliação
     
Método
Serão realizadas, ao longo do semestre, avaliações por cada bloco temático. Este instrumento de avaliação será aplicado individualmente. Cada avaliação terá uma nota individual e peso conforme descrito no item “Critérios para aprovação”.
Critério
Média Final igual ou superior a 5,0, aluno aprovado; Média Final entre 3,0 e 4,9 leva o aluno à Prova de Recuperação; Média Final abaixo de 3,0, reprovação.
Norma de Recuperação
Caso tenha perdido uma prova, o (a) aluno (a) poderá realizar a substitutiva no final do semestre. Essa prova também tem caráter cumulativo e a nota obtida substitui a nota perdida com seu peso correspondente (ver fórmula). A prova substitutiva será realizada no final do semestre e substituirá apenas uma nota.
 
Bibliografia
     
1.Dangelo & Fattini. Anatomia Humana Básica, Ed. Atheneu, 2006. 2.Fausto N, Kumar V, Abbas AK. Robbins & Cotran, Patologia - Bases Patológicas das Doenças, Elsevier-Campus, 7a Edição, 2005. 3.Guyton & Hall. Tratado de Fisiologia Médica. Elsevier, 12ᵃ edição, 2011. 4.Lehninger AL. Princípios de Bioquímica. Sarvier, 2a ed. São Paulo, 2000. 5.Lent R. "100 bilhões de Neurônios. Conceitos Fundamentais de Neurociência", Editora Atheneu, 2a edição, 2010. 6.Mcardle, WD, Katch FI, Katch VL. Fisiologia do Exercício - Energia, Nutrição e Desempenho Humano – 5ª Edição, Guanabara Koogan, 2003. 7.Moore KL, Dalley AF. Fundamentos de anatomia clínica - Guanabara-Koogan, 2004. 8.Nelson DL, Cox MM. Princípios de Bioquímica de Lehninger. Artmed, 2011. 9.Rang & Dale. Farmacologia 7 a ed., Elsevier, 2012. 10.Silverthorn, DU. Fisiologia Humana – Uma Abordagem Integrada, Ed. Manole, 2003. 11.Sobotta-Becher. Atlas de Anatomia Humana 22a ed., Ed. Guanabara Koogan, 2006.
 

Clique para consultar os requisitos para HSM0137

Clique para consultar o oferecimento para HSM0137

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP