Conhecer os aspectos biopsicossociais das fases do curso da vida: gestantes e nutrizes e crianças. Conhecer os aspectos biopsicossociais da saúde da mulher com a interface da gestação e lactação. Conhecer as políticas e programas de atenção integral à saúde para gestantes, nutrizes e crianças. Reconhecer a inserção do nutricionista dentro das políticas e programas.
Características biológicas e psicossociais do crescimento e desenvolvimento humano: saúde da gestante e criança. Políticas e programas de atenção integral à saúde de gestantes, nutrizes e crianças.
Introdução aos ciclos de vida. A transição epidemiológica, demográfica, nutricional e de gênero – relação entre estes fenômenos. Concepção e contracepção: aspectos biológicos, históricos e de gênero. Saúde da Mulher no Brasil. O programa de atenção integral à saúde da mulher (PAISM). Saúde e direitos sexuais e reprodutivos. Gravidez normal e crescimento intrauterino. Assistência pré-natal. A Rede Cegonha. Grupos de apoio a gestantes. Planos de parto. Parentalidade na diversidade sexual e de gênero. Racismo e saúde materna. Violência de gênero na assistência à saúde reprodutiva. Trabalho de parto e parto. Evidências científicas sobre a assistência. Modelos de assistência ao parto no Brasil. Locais de assistência. Profissionais da assistência. Amamentação: fisiologia. Promoção e proteção do aleitamento materno: recomendações básicas. Alojamento conjunto. Relactação e bancos de leite. Puerpério e sua assistência. Promoção da saúde física e psicossocial da mulher no pós-parto. Retenção de peso no pós-parto: prevenção e manejo. Crescimento e desenvolvimento fisiológico. Ações básicas da saúde da criança. Principais problemas de saúde da criança. Programas de atenção à saúde da criança, no âmbito da Política de Saúde
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília : Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_sexual_saude_reprodutiva.pdf Enkin M, et al. Guia de atenção efetiva na gravidez e no parto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2004. [Araújo CL, tradutor]. Diniz SG. O renascimento do parto, e o que o SUS tem a ver com isso. Interface (Botucatu) [Internet]. 2014 [acesso 2015 Out 14]; 18(48):217-20. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 32832014000100217&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0910. Tesser CD, Knobel R, Andrezzo HFA, Diniz SG. Violência obstétrica e prevenção quaternária: o que é e o que fazer. Rev Bras Med Fam Com [Internet]. 2015 [cited 2015 Sept 9]; 10(35):1. Available from: http://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/1013. notas breves COMUNICAÇÃO SAÚDE EDUCAÇÃO 2016; 20(56):253-9 257 Leal M. do C., Pereira A. P. E., Domingues R. M. S. et al. Intervenções na assistência ao parto em mulheres de baixo risco no Brasil. Cadernos de Saúde Pública. 2014:S17–S32. Victora C. G., Aquino E. M., Leal M. do C. et al. Saúde da Mulher e da criança no Brasil: progressos e desafios. The Lancet. 2011:1863–1876. doi: 10.1016/S0140-6736(11)60138-4 Conceição JAN. Saúde escolar: a criança, a vida e a escola. São Paulo: Sarvier, 1994 Stern D. O mundo interpessoal do bebê. Porto Alegre: Artes Médicas; 1992 Farhat CK. Imunizações: fundamentos e práticas. 5. ed. São Paulo: Atheneu, 2008 Marcondes, E. et al. Pediatria básica: geral e neonatal. 9. ed. São Paulo: Sarvier, 2002. Flehmig I. Desenvolvimento Normal e Seus Desvios no Lactente. São Paulo: Atheneu:1987.