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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Saúde e Sociedade
 
Disciplina: HSO0130 - Ciclos de Vida II
Life Cycles II

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Conhecer os aspectos biopsicossociais das fases do curso da vida: juventude, vida adulta e envelhecimento. Conhecer as políticas e programas de atenção integral à saúde para jovens, adultos e idosos. Reconhecer a inserção do nutricionista dentro destas políticas e programas.
 
To know the biopsychosocial aspects of the phases of the life course: youth, adult life and aging. To know the policies and programs of comprehensive health care for young people, adults and the elderly. Recognize the insertion of the nutritionist into these policies and programs.
 
 
Programa Resumido
Principais características biopsicossociais de jovens, adultos e idosos e as principais políticas dirigidas a estes grupos.
 
Main biopsychosocial characteristics of young people, adults and the elderly and the main policies addressed to these groups.
 
 
Programa
Nessa disciplina, serão tratados temas relevantes à saúde e os ciclos de vida relativos à adolescência/juventude, adulto e idoso: Adolescência e seus principais problemas de saúde; Puberdade História Conceitos Características; Sexualidade na juventude e na vida adulta: prazeres e poderes; Saúde da mulher; Saúde Mental; O envelhecimento hoje. Principais questões de saúde - Saúde do idoso - Seminários de apresentação dos trabalhos dos alunos
 
In this discipline, we discuss relevant topics on health and life cycles related to adolescence/youth, adult and elderly will be addressed: Adolescence and their main health problems; Puberty History Concepts Characteristics; Sexuality in youth and in adult life: pleasures and powers; Women's health; Mental health; Aging today. Main health issues - Elderly health - Seminars presenting the students' work.
 
 
Avaliação
     
Método
Estratégias de ensino: O desenvolvimento desta disciplina inclui estratégias de ensino, que potencializem a autonomia, criatividade, cientificidade, raciocínio clínico, auto-aperfeiçoamento, compromisso e cooperação dos educandos. Além da leitura da bibliografia básica, as seguintes estratégias podem ser realizadas: aula expositiva, com a participação dos estudantes; aulas práticas; estudo dirigido; trabalho em grupo. Instrumentos de avaliação: A avaliação do desempenho do estudante, que tem com foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada pelos seguintes instrumentos: provas; exercícios; produção de textos e apresentação de trabalhos.
Critério
Os critérios têm como parâmetros estruturantes os objetivos de aprendizagem da disciplina e as diretrizes do PPP. A avaliação tomará como critérios básicos: Uso apropriado de conceitos na problematização e análise de determinado caso ou situação (simulada ou real); Capacidade de avaliar, analisar e tomar decisão fundamentada em evidências científicas; Articulação da resposta com as correntes teóricas analisadas e a bibliografia indicada/pertinente; Opinião pessoal com argumentação; Desempenho que evidencie postura crítica e/ou humanista e/ou ética e/ou acolhedora e/ou respeitosa no desenvolvimento de atividades práticas e/ou frente à determinada situação ou estudo de caso; Participação com contribuições de debate. Média Final igual ou superior a 5,0, aluno aprovado; Média Final entre 3,0 e 4,9 leva o aluno frequente à Prova de Recuperação; Média Final abaixo de 3,0, reprovação.
Norma de Recuperação
O aluno que for para recuperação poderá realizar prova/trabalho. A nota final será a média (aritmética ou ponderada) das notas final e de recuperação.
 
Bibliografia
     
1.Aldrighi JM, Buchalla CM, Cardoso MRA. Epidemiologia dos agravos à saúde da mulher. São Paulo: Atheneu; 2005.
2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Manual de atenção à mulher no climatério/menopausa. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2008.
3. Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 84p (destaco páginas 25 a 30). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_alimentacao_nutricao.pdf
4. Brasil. Ministério da Saúde. Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Volume 1: Ferramentas para a gestão e para o trabalho cotidiano. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 116p (Cadernos de Atenção Básica, no 39). (Destaco páginas 15 a 24). Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/caderno_39.pdf
5. Oliveira, AF et al. Global burden of disease attributable to diabetes mellitus in Brazil. Cad. Saúde Pública. 2009, vol.25, n.6 [cited 2015-03-11], pp. 1234-1244 . Available from: . http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2009000600006.
6.Buss PM. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2000; 5 (1): 163-177.
7.Domingues MA, Lemos ND, organizadores. Gerontologia: os desafios nos diversos cenários da atenção. Barueri: Manole; 2010.
8.Lebrão ML, Duarte YAO. SABE: Saúde, Bem-estar e Envelhecimento; o projeto SABE no município de São Paulo, uma abordagem inicial. Brasília, DF: OPAS; 2003.
9.Vitolo MR. Nutrição: da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio; 2008.
10. “Gênero, Sexualidade e Saúde”. In: Saúde, Sexualidade e Reprodução – compartilhando responsabilidades. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 1997, p. 101-110.
11. Bibliografia disponibilizada no, via Moodle, durante o transcorre da disciplina.
 

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