Introduzir elementos de filosofia da ciência (epistemologia) para estudantes de Nutrição, buscando desenvolver uma visão crítica do discurso moderno sobre o conhecimento, a partir da História, Sociologia e Antropologia. Estimular a capacidade intelectual e analítica de problematização dos princípios ontoepistemológicos da modernidade, especialmente aqueles aplicados à prática científica (universalidade, neutralidade e objetividade). Conduzir uma reflexão coletiva sobre o campo transdisciplinar da Alimentação e Nutrição, em sua relação com a Saúde Pública, e promovendo um debate programático sobre abordagens diversas das práticas alimentares.
Caracterização da ciência moderna. Reflexões sobre os predicados de sobre os predicados de "universalidade", "neutralidade" e "objetividade" da ciência moderna. Construção do fato científico. Abordagens históricas, sociais e etnográficas sobre ciência. Discussão circunstanciada sobre controvérsias científicas.
Fronteiras do saber: senso comum, conhecimento tradicional e o advento do pensamento científico Em busca da verdade: ciência, filosofia e modernidade Complexidade, padrão, norma e patologia no pensamento científico Conhecimento e diferença: pensamento selvagem, ou a ciência do concreto Teorias feministas, interseccionalidade e epistemologias minoritárias Pensando por controvérsias: consenso e avanço no uso da C&T Pensando as práticas biossociais: por uma abordagem transdisciplinar da Alimentação e Nutrição Complexidades alimentares e história dos nutrientes: Nutrição como ciência da modernidade (abordagens contemporâneas e para o futuro)
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