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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Saúde e Sociedade
 
Disciplina: HSO0139 - Introdução ao Pensamento Científico
Introduction to scientific thought

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Introduzir elementos de filosofia da ciência (epistemologia) para estudantes de Nutrição, buscando desenvolver uma visão crítica do discurso moderno sobre o conhecimento, a partir da História, Sociologia e Antropologia. Estimular a capacidade intelectual e analítica de problematização dos princípios ontoepistemológicos da modernidade, especialmente aqueles aplicados à prática científica (universalidade, neutralidade e objetividade). Conduzir uma reflexão coletiva sobre o campo transdisciplinar da Alimentação e Nutrição, em sua relação com a Saúde Pública, e promovendo um debate programático sobre abordagens diversas das práticas alimentares.
 
Introduce elements of philosophy of science (epistemology) for undergraduate students of Nutrition, attempting to develop a critical view of the modern discourse on knowledge, based on History, Sociology and Anthropology. To encourage the intellectual and analytical capacity to problematize the ontoepistemological principles of modernity, especially those applied to scientific practice (universality, neutrality and objectivity). To conduct a collective reflection on the transdisciplinary field of Food and Nutrition, in its relationship with Public Health, and promoting a programmatic debate on diverse approaches to food practices.
 
 
Programa Resumido
Caracterização da ciência moderna. Reflexões sobre os predicados de sobre os predicados de "universalidade", "neutralidade" e "objetividade" da ciência moderna. Construção do fato científico. Abordagens históricas, sociais e etnográficas sobre ciência. Discussão circunstanciada sobre controvérsias científicas.
 
Characterization of modern science. Reflections on the predicates of "universality", "neutrality" and "objectivity" of modern science. Construction of the scientific fact. Historical, social and ethnographic approaches to science. Comprehensive in-depth discussion of scientific controversies.
 
 
Programa
Fronteiras do saber: senso comum, conhecimento tradicional e o advento do pensamento científico
Em busca da verdade: ciência, filosofia e modernidade
Complexidade, padrão, norma e patologia no pensamento científico
Conhecimento e diferença: pensamento selvagem, ou a ciência do concreto
Teorias feministas, interseccionalidade e epistemologias minoritárias
Pensando por controvérsias: consenso e avanço no uso da C&T
Pensando as práticas biossociais: por uma abordagem transdisciplinar da Alimentação e Nutrição
Complexidades alimentares e história dos nutrientes: Nutrição como ciência da modernidade (abordagens
contemporâneas e para o futuro)
 
Frontiers of knowing: common sense, traditional knowledge, and the advent of scientific thinking In search of truth: science, philosophy, and modernity Complexity, pattern, norm and pathology in scientific thinking Knowledge and difference: Savage thinking, or the science of the concrete Feminist theories, intersectionality, and minority epistemologies Thinking through controversies: consensus and advance in the use of S&T Thinking biosocial practices: for a transdisciplinary approach to Food and Nutrition Food complexities and the history of nutrients: Nutrition as a science of modernity (contemporary approaches and for the future)
 
 
Avaliação
     
Método
Envio de reações aos textos; trabalho final de reflexão crítica sobre as bases epistemológicas na modernidade.
Critério
Aprendizado do conteúdo da disciplina e diretrizes do PPP. Uso apropriado de conceitos na problematização e análise de situações de disputas epistemológicas; Capacidade de avaliar as práticas alimentares em perspectiva biossocial, a partir de um delineamento transdisciplinar do objeto da Nutrição; Articulação com as correntes teóricas discutidas no curso através da bibliografia indicada; Argumentação com base em conceitos teóricos e horizonte de problematização empírica; Redação, autoria e organização lógica das ideias, com desenvolvimento satisfatório do argumento; Participação nas aulas e atividades, com contribuições ao debate e realização das tarefas de avaliação.
Norma de Recuperação
Prova com toda a bibliografia do curso. A nota final será a nota obtida na prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
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