Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Saúde Pública
 
Prática de Saúde Pública
 
Disciplina: HSP0150 - Saúde, Política e Sociedade - O Papel da Farmácia
Health, Politcs and Society: the Role of the Pharmacy

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação: 31/12/2013

Objetivos
Objetivo: Geral
Contribuir para a construção de um conhecimento sobre o social que amplie a base de atuação profissional do aluno. Adicionar noções de Ciência Política e da estrutura social brasileira às noções de sociologia e antropologia anteriormente desenvolvidas.

Objetivos específicos
- Discutir aspectos da sociedade contemporânea
- Apresentar conceitos das ciências sociais que contribuem para o conhecimento da realidade social,
- Identificar os principais problemas de saúde na realidade brasileira; -.
- Discutir políticas públicas no campo dos medicamentos
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
77667 - Marcos Kisil
 
Programa Resumido
Através da introdução de conceitos e noções das ciências sociais a disciplina visa discutir a realidade atual do país, enfocando a temática da saúde e dos medicamentos.
 
 
 
Programa
- Conceitos de:- Sociedade - Estada e Política
-Processo de formulação de políticas públicas
- Principais problemas de saúde pública
-A estruturação do sistema de saúde e o setor farmacêutico.

 
 
 
Avaliação
     
Método
Aula expositiva Leituras e discussões em grupo Seminários: Participação e Trabalho de Grupo sobre temas dos Seminários Prova final escrita sobre conteúdo do programa desenvolvido
Critério
Participação e Trabalho de Grupo sobre temas dos Seminários: 40% Prova final escrita sobre conteúdo do programa desenvolvido: 60%
Norma de Recuperação
Os alunos com frequência mínima de 70% e nota média de 3,0 a 4,9 poderão fazer uma prova escrita sobre o conteúdo, no inicio do semestre seguinte ao do oferecimento da disciplina. Devido ao método e critério de avaliação não se justifica recuperação.
 
Bibliografia
     
AIACHE, J. M. et al. Iniciação ao conhecimento do medicamento. São Paulo: Andrei, 1998.
ALMEIDA,.E., S, CHIORO, A. e ZIONI, F> Políticas públicas, e organização do sistema de saúde: antecedentes, reforma sanitária e o
SUS in WESTPHAL, MF., e ALMEIDA. E. S. (orgs.) Gestão de serviços de saúde : descentralização e municipalização do SUS. São Paulo: editora da Universidade de São Paulo; 2001. p. 13-50.
Bravo, M.I.S. Política de Saúde no Brasil. Este texto é uma versão revista e ampliada dos artigos: “As Políticas de Seguridade Social Saúde”. In: CFESS/CEAD. Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo III: Política Social. Brasília: UnB- CEAD/ CFESS, 2000 e “A Política de Saúde no Brasil: trajetória histórica". In: Capacitação para Conselheiros de Saúde - textos de apoio. Rio de Janeiro: UERJ/DEPEXT/NAPE, 2001.

Souza, C. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, ano 8, n°16, jul/dez , 2006. Porto Alegre

COSTA C. Sociologia uma introdução à ciência da sociedade, São Paulo: editora Moderna, 2 edição : Introdução e Conceitos básicos de sociologia
ZIONI, F., “Ciências sociais e meio ambiente" in, Philippi, A. Jr., (org.) Educação Ambiental e sustentabilidade, São Paulo: NISAN-USP,Manole Ed., 2005
COMPLEMENTAR:
BERMUDEZ, J. A. Z. Indústria Farmacêutica, estado e sociedade.São Paulo: HUCITEC/SOBRAVIME ( Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos); 1995.
BUSS, P. M. Medicamentos e a reforma do setor saúde: em busca da equidade na América Latina in BERMUDEZ,J.A.Z.; BONFIM, J. R. A.
Medicamentos e a reforma do setor saúde. São Paulo HUCITEC/SOBRAVIME ( Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos); 1999.
CHAVES, M.,”Saúde: Uma estratégia de Mudança”, Ed. Guanabara Dois, 1982
 

Clique para consultar os requisitos para HSP0150

Clique para consultar o oferecimento para HSP0150

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP