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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Política, Gestão e Saúde
 
Disciplina: HSP0161 - Comunicação e Processos Educativos Em Saúde
Communications and Health Education

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Conheça e analise criticamente as concepções de educação, as tendências pedagógicas e de comunicação;
Identifique as características dos processos pedagógicos e suas aplicações na área de saúde pública;
Identifique e analise quais os conceitos de comunicação social, de participação social e educação que têm orientado os programas de saúde desenvolvidos no Brasil e as metodologias e técnicas utilizadas;
Discuta qual o papel do profissional de saúde pública na elaboração, implementação, desenvolvimento e avaliação de programas educativos e de comunicação em saúde
Discuta o papel do profissional de saúde pública como de mediador das mensagens comunicacionais/ educativas
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3079550 - Marco Akerman
 
Programa Resumido
A atuação na área de saúde pública requer conhecimentos e habilidades relacionadas aos processos educativos e de comunicação para o desenvolvimento de práticas e intervenções adequadas. Orientada por uma visão ampla de saúde, as ações de educação e comunicação em saúde são atividades planejadas que combinam diferentes estratégias educativas e experiências de aprendizagem e experiências comunicativas com diferentes meios, com o objetivo de produzir um efeito positivo, de forma direta ou indireta, sobre as condições de saúde dos grupos sociais envolvidos. Espera-se que os alunos compreendam os ideários e os mecanismos de desenvolvimento de processos educativos participativos, críticos e problematizadores, apoiadores de ações de promoção da saúde, em diferentes situações, etapas da vida e espaços de convivência.
 
 
 
Programa
1.Conceitos de educação, comunicação, tendências pedagógicas e da comunicação;
2.Processos educativos em programas e intervenções de saúde pública;
3.Histórico e conceitos da participação social na área de saúde no Brasil;
4.Formas de Participação;
5.Diagnóstico participativo e comunitário: potencialidades para a área de saúde pública.
6.Educomunicação e suas aplicações para a área de saúde pública. 7.Educação em Nutrição.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os alunos serão avaliados pela freqüência e participação nas aulas e no trabalho de campo; pelos trabalhos realizados em classe e extra-classe (estudos dirigidos, relatório do trabalho de campo, trabalho final e outros).
Critério
Será aprovado, com direito aos créditos correspondentes, o aluno que obtiver nota final igual ou superior a cinco e tenha, no mínimo, setenta por cento de freqüência na disciplina.
Norma de Recuperação
O aluno que for para recuperação realizará prova e/ou trabalho. A nota final será a média (aritmética ou ponderada) da nota anterior e da nota da recuperação
 
Bibliografia
     
1.Albuquerque PC, Stotz EM. A educação popular na atenção básica à saúde no município: em busca da integralidade. Interface 2004; 8(15): 259-274.
2.AZEVEDO, Adriana. O projeto Rádio-Escola: A rádio comunitária irradiando cidadania. UMESP. São Bernardo do Campo. Tese de Doutorado. 2002.
3.BARBERO, Jesús Martín. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia / Jesús Martín-Barbero. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001. 2. ed. 369 p
4.Batista N et al. O enfoque problematizador na formação de profissionais da saúde. Rev. Saúde Pública 2005; 39(2): 231-237.
5.Besen CB et al. A estratégia saúde da família como objeto de educação em saúde. Saude soc 2007; 16(1): 57-68.
6.Bógus CM. Participação popular em saúde: formação e desenvolvimento. São Paulo: Annablume; 1999.
7.Cortella MS. Educação como instrumento de mudança social. In: Vargas HC, Ribeiro H. (orgs.). Novos instrumentos de gestão ambiental. São Paulo, EDUSP, 2001. p. 43-54.
8.Gadotti M. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Ática; 1993.
9.GALLO, P. R. . Radiofusão comunitária: um recurso a ser valorizado no âmbito da educação em saúde. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 25, n. 59, p. 59-66, 2001
10.JANES, Marcelus William. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CIDADANIA:
A importância de uma Assessoria de Comunicação na Faculdade de Saúde Pública da USP, como instrumento de democratização da pesquisa científica na área de saúde pública. Monografia apresentada ao Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECAUSP. 2000.
11.MCIVER, William. Uma informática comunitária para sociedade da informação, in MARQUES DE MELO, J. & SAQTTLER, I. Direitos à Comunicação na Sociedade da Informação, SBC, UMESP, 2005, p.65-102.
12.Melo JAC (org.) Educação: razão e paixão. Rio de Janeiro: Fiocruz/ENSP; 1993.
13.Morin E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; 2000.
14.Oliveira VLB et al. Modelo explicativo popular e profissional das mensagens de cartazes utilizados nas campanhas de saúde. Texto contexto 2007; 16(2): 287-293.
15.Pereira ALF. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Cad. Saúde Pública 2003; 19(5): 1527-1534.
16.Rangel-S ML. Dengue: educação, comunicação e mobilização na perspectiva do controle - propostas inovadoras. Interface 2008; 12(25): 433-441.
17.Rosemberg B. Comunicação e participação em saúde. In: Campos GWS, Minayo MCS, Akerman M, Drumond Júnior M, Carvalho YM (orgs.) Tratado de saúde coletiva. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec/Fiocruz, 2006. p. 767-782.
18.Torres HC et al. Avaliação estratégica de educação em grupo e individual no programa educativo em diabetes. Rev. Saúde Pública 2009; 43(2): 291-298.
19.Vila ACD, Vila VSC. Trends of knowledge production in health education in Brazil. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2007; 15(6): 1177-1183.
20.Boog MCF Educação Nutricional: passado, presente, futuro. Rev.Nutr, 10(1), 1997.
 

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