Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Política, Gestão e Saúde
 
Disciplina: HSP0171 - Promoção da Saúde
Health Promotion

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
• Conhecer os princípios e pressupostos da promoção da saúde e seus principais campos de atuação;
• Identificar e analisar as concepções teóricas que têm orientado as iniciativas de promoção da saúde no Brasil e as metodologias e técnicas utilizadas;
• Discutir qual o papel do profissional de saúde pública na elaboração, implementação, desenvolvimento e avaliação de programas e intervenções de promoção da saúde
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3079550 - Marco Akerman
 
Programa Resumido
A atuação na área de saúde pública requer conhecimentos e habilidades relacionadas à temática da promoção da saúde para o desenvolvimento de intervenções. Orientada por uma visão ampla de saúde, a promoção da saúde almeja a melhoria das condições de vida da população e, conseqüentemente, dos indicadores de saúde de modo geral. As estratégias a serem adotadas para alcançar esse objetivo são múltiplas, ampliando a diversidade tradicionalmente utilizada na área de saúde. Na Carta de Ottawa (1986) a promoção da saúde é caracterizada como um processo intrinsecamente participativo que favorece a capacitação das comunidades e grupos sociais para a ação coletiva. Espera-se que os estudantes compreendam os ideários e os mecanismos de desenvolvimento de processos intersetoriais de promoção da saúde, em diferentes situações, etapas da vida e espaços de convivência.
 
 
 
Programa
Antecedentes, pressupostos e campos de atuação da promoção da saúde: políticas públicas saudáveis, ambientes favoráveis à saúde, fortalecimento da ação comunitária, desenvolvimento de habilidades individuais, re-orientação dos serviços de saúde; Princípios da Promoção de Saúde; O enfoque da promoção da saúde nos programas de saúde pública; Trabalho de Campo e suas relações com a Promoção de Saúde.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os alunos serão avaliados pela freqüência e participação nas aulas e no trabalho de campo; pelos trabalhos realizados em classe e extra-classe (estudos dirigidos, relatório do trabalho de campo, trabalho final e outros).
Critério
Será aprovado, com direito aos créditos correspondentes, o aluno que obtiver nota final igual ou superior a cinco e tenha, no mínimo, setenta por cento de freqüência na disciplina.
Norma de Recuperação
O aluno que for para recuperação realizará prova e/ou trabalho. A nota final será a média (aritmética ou ponderada) da nota anterior e da nota da recuperação.
 
Bibliografia
     
1.Aciole, Giovanni Gurgel. Das dimensões pedagógicas para a construção da cidadania no exercício do controle social. Interface 2007; 11 (23): 409-426.
2.Akerman M; Mendes R, Bógus CM. É possível avaliar um imperativo ético? Ciência & Saúde Coletiva 2004; 9(3): 605-615.
3.Bógus CM. Os Conselhos de Saúde e o fortalecimento da democracia brasileira. O Mundo da Saúde. 2005; 29 (1): 41-48.
4.Buss PM. Uma introdução ao conceito de Promoção de Saúde. In: Czeresnia D. (org.) Promoção da Saúde: conceitos, reflexões e tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003. p. 15-38.
5.Carvalho SR. Saúde coletiva e promoção da saúde: sujeito e mudança. São Paulo: Hucitec; 2005.
6.Demo P. Participação é conquista. São Paulo: Cortez: Autores Associados; 1988. p.18-26.
7.Pelicioni MCF, Pelicioni AF, Toledo RF. A educação e a comunicação para a promoção da saúde. In: Rocha AA, Cesar CLG. Saúde Pública: bases conceituais. São Paulo: Atheneu, 2008. p. 165-178.
8.Santos LM, Da Ros MA, Crepaldi MA, Ramos LR. Grupos de promoção à saúde no desenvolvimento da autonomia, condições de vida e saúde. Rev. Saúde Pública 2006; 40(2): 346-52.
9.Sicoli JL, Nascimento PR. Promoção da saúde: concepções, princípios e operacionalização. Interface: comunicação, saúde e educação. 2003; 7(12): 101 - 122.
10.Valla VV. Sobre participação popular: uma questão de perspectiva. Cad. Saúde Pública. 1998: 14 (Supl. 2): 7-18.
11.Westphal MF. Promoção da saúde e a qualidade de vida. In: Rocha AA, Cesar CLG. Saúde Pública: bases conceituais. São Paulo: Atheneu, 2008. p. 149-164.
12.Westphal MF. Promoção da saúde e prevenção de doenças. In: Campos GWS, Minayo MCS, Akerman M, Drumond Júnior M, Carvalho YM (orgs.) Tratado de saúde coletiva. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec/Fiocruz, 2006. p. 635-667.

 

Clique para consultar os requisitos para HSP0171

Clique para consultar o oferecimento para HSP0171

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP