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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Saúde Pública
 
Política, Gestão e Saúde
 
Disciplina: HSP0282 - Alimentação e Contexto Social
Feeding and Social Context

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
Possibilitar a compreensão dos significados da alimentação em diferentes contextos sociais, tanto na contemporaneidade quanto ao longo da História, em seus aspectos econômicos, ambientais, culturais e políticos e suas implicações para a prática profissional do nutricionista.
 
Enable the understanding of the feeding meanings in different social contexts, in both contemporary as throughout history, in its economic, environmental, cultural and political dimensions and its implications for the professional practice of the nutritionist.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
501808 - Aylene Emilia Moraes Bousquat
 
Programa Resumido
Conceitos fundamentais das ciências sociais. Desenvolvimento histórico-social no Brasil e seus padrões alimentares. Aspectos socioeconômicos e culturais do comportamento alimentar.
 
Fundamental concepts of social sciences. Historical and social development in Brazil and their eating patterns. Socioeconomic and cultural aspects of eating behavior.
 
 
Programa
Programa Completo: Conceitos fundamentais de Sociologia e Ciência Política. História da alimentação e desenvolvimento humano. Transformações contemporâneas dos padrões alimentares (urbanização, industrialização, globalização). A ciência da nutrição e as representações sociais da alimentação. Aspectos sócio-culturais e padrões alimentares: culturas, identidades culturais e padrões alimentares; formação nacional, cultura e hábitos alimentares no Brasil. Estratégias de ensino: O desenvolvimento desta disciplina inclui estratégias de ensino, que potencializem a autonomia, criatividade, cientificidade, raciocínio clínico, autoaperfeiçoamento, compromisso e cooperação dos educandos. Além da leitura da bibliografia básica, as seguintes estratégias podem ser realizadas: aulas expositivas, com participação dos estudantes; leituras e discussão em grupo; seminários.
 
Fundamental concepts of Sociology and Political Science. History of food and human development. Contemporary transformations of dietary patterns (urbanization, industrialization, globalization). The science of nutrition and the social representations of power. Socio-cultural aspects and eating patterns: cultures, cultural identities and eating patterns; national education, culture and eating habits in Brazil. Teaching strategies: The development of this course includes teaching strategies that enhance the autonomy, creativity, scientific, clinical reasoning, self-improvement, commitment and cooperation of the students. Besides the basic bibliography reading, we use the following teaching techniques: lectures with student participation; lectures and group discussion; seminars.
 
 
Avaliação
     
Método
Instrumentos de Avaliação A avaliação do desempenho do estudante, que tem com foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada pelos seguintes instrumentos: análise de casos e relatórios.
Critério
Os critérios têm como parâmetros estruturantes os objetivos de aprendizagem da disciplina e as diretrizes do PPP. A avaliação tomará como critérios básicos: Uso apropriado de conceitos na realização de atividades laboratoriais e/ou experimentais; Capacidade de avaliar, analisar e tomar decisão fundamentada em evidências científicas; Articulação da resposta com as correntes teóricas analisadas e a bibliografia indicada/pertinente; Argumentação alicerçada em conceitos teóricos e/ou dados empíricos; Organização lógica das idéias e da argumentação apresentadas; Participação com contribuições de debate.
Norma de Recuperação
O aluno que for para recuperação poderá realizar prova/trabalho. A nota final será a nota obtida na prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
1.Engels F. Transformação do macaco em homem. In: Engels F et al. O papel da cultura nas ciências sociais. Porto Alegre: Editorial Villa Martha; 1980. p.7-20.
2.Góes JAW. Hábitos alimentares: globalização ou diversidade? In: Freitas MCS, Fontes GAV, Oliveira N (orgs). Escritas e narrativas sobre alimentação e cultura. Salvador: EDUFBA; 2008. p. 375-404.
3.Lévy-Strauss C. O cru e o cozido. São Paulo: Cosacnaify; 2004.
4.Melo-Filho DA. Uma hermenêutica do ciclo do caranguejo. In: Andrade MC et al (orgs). Josué de Castro e o Brasil. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo; 2003. p.61-72.
5.Minnaert ACST. A feira livre sob um olhar etnográfico. In: Freitas MCS, Fontes GAV, Oliveira N (orgs). Escritas e narrativas sobre alimentação e cultura. Salvador: EDUFBA; 2008. p.130-48.
6.Poulain JP, Proença RPC. Reflexões metodológicas para o estudo das práticas alimentares. Rev. Nutr. 2003;16(4):365-386.
7.Prédine J, Wellhoff R. Entrevista com Josué de Castro. In: Andrade MC et al (orgs). Josué de Castro e o Brasil. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo; 2003. p.151-60.
8.Silva AL. Comida de gente: preferências e tabus alimentares entre os ribeirinhos do Médio Rio Negro (Amazonas, Brasil). Revista de Antropologia. 2007;50(1):125-79.
9.Simon EJ. Repensando a produção e distribuição de alimentos no Brasil. Perspectivas. 1986/7;9/10:21-35.
10.Staden H. Antropofagia. In: Caldeira J. Brasil: a história contada por quem viu. São Paulo: Mameluco Edições; 2008.
11.Veloso IS, Freitas MCS. A alimentação e as principais transformações no século XX: uma breve revisão. In: Freitas MCS, Fontes GAV, Oliveira N (orgs). Escritas e narrativas sobre alimentação e cultura. Salvador: EDUFBA; 2008. p.9-16.
12.Abreu ES, Viana IC, Moreno RB et al. Alimentação mundial: uma reflexão sobre a história. Saúde e Soc. 2001;10(2):3-14.
13.Mintz SW. Comida e antropologia: uma breve revisão. Rev Bras Cienc Soc. 2001;16(47):31-41.
14.Teo CRPA. Discursos e a construção do senso comum sobre alimentação a partir de uma revista feminina. Saúde e Soc. 2010;19(2):333-46.
 

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