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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Política, Gestão e Saúde
 
Disciplina: HSP0283 - Nutrição e Atenção à Saúde
Nutrition and Health Care

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
Propiciar ao estudante conhecimentos para: a) identificar e compreender as
características da atenção à saúde no contexto da Saúde Pública brasileira.
Reconhecer aspectos básicos da relação entre saúde e sociedade; b)
distinguir os padrões populacionais de distribuição das doenças e agravos e
características da resposta de cada sociedade frente aos problemas; c)
conhecer o Sistema de Saúde brasileiro, a rede de atenção e a atenção
básica; d) reconhecer o papel do Nutricionista nas ações de alimentação e
nutrição e na equipe multiprofissional no âmbito da atenção básica.
 
Provide students with knowledge to: a) identify and understand features of health care in the context of Brazilian public health; b) discern population patterns related to the diseases distribution and related to health care modelling; c) realize features of the Brazilian health system, the health care network and the primary health care; d) acknowledge the role of nutritionists on food and nutrition actions in primary healthcare.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
501808 - Aylene Emilia Moraes Bousquat
11989074 - Carinne Magnago
85941 - Cleide Lavieri Martins
1516887 - Paulo Frazão São Pedro
 
Programa Resumido
Saúde Pública. Direito humano à alimentação adequada. Sistema de Saúde no Brasil. Atenção Básica em Saúde. Nutricionista na equipe multiprofissional.
 
Public health. Human right to adequate food. Health system in Brazil. Primary Healthcare. Nutritionist in the multi-professional team.
 
 
Programa
1. Concepções de saúde e doença;
2.Objeto e objetivos da Saúde Pública enquanto área de conhecimento e campo de intervenção e as implicações para a Nutrição; 
3.Problemas e prioridades em Saúde Pública e o Direito Humano à Alimentação Adequada; 
4.Indicadores utilizados em Saúde Pública;
5. Transição demográfica, epidemiológica e nutricional;
6. Vigilância epidemiológica e sanitária;
7. Modelos e estratégias de Saúde Pública;
8. Políticas intersetoriais com impacto na saúde nutricional e o guia alimentar para a população brasileira;
9. Sistemas, serviços e programas de saúde, com ênfase na atenção básica.
 
1. Conceptions of health and disease; 2. Purpose and objectives of the Public Health as an area of knowledge and intervention field and the implications for nutrition; 3. Problems and priorities in Public Health and the Human Right to Adequate Food; 4. Indicators used in Public Health; 5. demographic, epidemiologic and nutritional transition; 6. epidemiologic and health surveillance; 7. Models and public health strategies; 8. intersectoral policies with an impact on nutritional health and food guide for the Brazilian population; 9. Systems, services and health programs, with emphasis on primary care.
 
 
Avaliação
     
Método
controle da frequência, participação às aulas, estudo dirigido; entrega de exercícios; aproveitamento em provas escritas; participação em seminários; trabalho de conclusão da disciplina
Critério
Os critérios têm como parâmetros estruturantes os objetivos de aprendizagem da disciplina e as diretrizes do PPP. A avaliação tomará como critérios básicos: coerência na explicitação de conceitos; uso apropriado de conceitos na realização de atividades práticas; capacidade de avaliar, analisar e tomar decisão fundamentada em evidências científicas; organização lógica das ideias e da argumentação apresentadas; demonstração de autonomia e colaboração na execução de tarefas; participação com contribuições para o debate.
Norma de Recuperação
O aluno que for para a recuperação deverá realizar uma prova e/ou apresentar um trabalho. A nota final correspondente a aprovação na recuperação será 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
1. Andrade SM, Soares DA, Cordoni Jr L (Org.). Bases da Saúde Coletiva. Londrina: Ed. UEL, 2001.
2. Batista-Filho M, Rissin A. A transição nutricional no Brasil: tendências regionais e temporais. Cad Saúde Públ 2003; 19(supl. 1):S181-S191.
3. Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal; 1989.
4. Brasil. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
5. Cardoso MA (Org.). Nutrição em Saúde Coletiva. 1ª ed. São Paulo: Atheneu, 2014.[no prelo]
6. Carvalho YM (Org.). Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec, Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2006.
7. Jaime PC, Silva ACF, Lima AMC, Bortolini GA. Ações de alimentação e nutrição na atenção básica: a experiência de organização no Governo Brasileiro. Rev. Nutr. 2011; 24(6):809-24
8. Leal MC, Bittencourt SA. Informações nutricionais: o que se tem no país? Cad Saúde Públ 1997; 13(3):551-5.
9. Martins et. al. Participação crescente de produtos ultraprocessados na dieta brasileira (1987-2009). Rev Saúde Pública 2013;47(4):656-65
10. Rocha AA; Cesar CLG; Ribeiro H. (Org.). Saúde Pública: bases conceituais. 2ª ed. São Paulo: Atheneu, 2013.
11. Vasconcelos FAG, Batista-Filho M. História do campo da Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva 2011;16(1):81-90.
12. Waldman EA. A transição epidemiológica e diferenciais dos padrões de morbi-mortalidade em diferentes regiões do mundo. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 10-18, 2000.
 

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