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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Saúde Pública
 
Política, Gestão e Saúde
 
Disciplina: HSP0284 - Promoção da Saúde
Health Promotion

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Conhecer os pressupostos, campos de atuação e princípios da promoção da saúde; Relacionar o direito humano à alimentação adequada aos campos de atuação da promoção da saúde; Reconhecer o componente educativo da prática profissional do nutricionista. Discutir o papel do nutricionista na elaboração, implantação, desenvolvimento e avaliação de programas e intervenções de promoção da saúde.
 
The objectives are: to know the assumptions, fields of action and principles of health promotion; to relate the human rights to adequate food to the fields of health promotion; to recognize the educational component of the professional practice of the nutritionist; and to discuss the role of nutritionist in the design, implementation, development and evaluation of health promotion programs and interventions.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
460053 - Claudia Maria Bógus
52919 - Helena Akemi Wada Watanabe
 
Programa Resumido
Antecedentes e pressupostos, princípios e campos de atuação da promoção da saúde nas políticas públicas promotoras da saúde com enfoque na nutrição e na segurança alimentar e nutricional.
 
Health promotion’s background and assumptions, principles and fields of action. Public policies on health promotion with focus on nutrition and food and nutritional security.
 
 
Programa
Antecedentes, pressupostos e campos de atuação da Promoção da Saúde (políticas públicas promotoras de saúde, criação de ambientes promotores de saúde, fortalecimento da ação comunitária, desenvolvimento de habilidades pessoais e reorientação dos serviços de saúde. Princípios da Promoção de Saúde - participação social, empoderamento, equidade, intersetorialidade, concepção holística/integralidade, ações multi-estratégicas e sustentatibilidade. Processos educativos e Promoção da Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde Advocacia em Promoção da Saúde. O enfoque da promoção da saúde nos programas de nutrição e segurança alimentar e nutricional.
 
Background, assumptions and fields of action in Health Promotion (public policies promoting health; creation of health promotion environments, strengthening of community action, development of personal skills and reorientation of health services. Principles of Health Promotion - social participation, empowerment, equity, intersectoriality, holistic conception / completeness, multi-strategy actions and sustainability). Educational processes and Health Promotion. National Policy on Health Promotion Advocacy in Health Promotion. The focus of health promotion on nutrition and food security and nutrition programs.
 
 
Avaliação
     
Método
Instrumentos de avaliação: A avaliação do desempenho do estudante, que tem com foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada pelos seguintes instrumentos: estudos dirigidos; relatórios; trabalhos em grupo e individuais; prova.
Critério
Os critérios têm como parâmetros estruturantes os objetivos de aprendizagem da disciplina e as diretrizes do PPP. A avaliação tomará como critérios básicos: Frequência e participação nas aulas; Uso apropriado de conceitos na problematização e análise de determinado caso ou situação (simulada ou real); Articulação da resposta com as correntes teóricas analisadas e a bibliografia indicada/pertinente; Organização lógica das ideias e da argumentação apresentada; Desempenho que evidencie postura crítica e/ou humanista e/ou ética e/ou acolhedora e/ou respeitosa no desenvolvimento de atividades práticas e/ou frente à determinada situação ou estudo de caso; Capacidade de trabalhar em equipe; Participação com contribuições de debate.
Norma de Recuperação
O aluno que for para recuperação realizará prova e/ou trabalho. A nota final será a média (aritmética ou ponderada) da nota anterior e da nota da recuperação.
 
Bibliografia
     
1. Boog MCF. O que o educador ensina sem perceber que ensina. In: Boog MCF. Educação em Nutrição: integrando experiências. Campinas: Komedi, 2013. p. 131-149. 2. Burlandy L. A atuação da sociedade civil na construção do campo da Alimentação e Nutrição no Brasil: elementos para reflexão. Ciência e Saúde coletiva 2011; 16(1): 63-72. 3. Buss PM. Uma introdução ao conceito de Promoção de Saúde. In: Czeresnia D, Freitas CM. (orgs.) Promoção da Saúde: conceitos, reflexões e tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003. p. 15-38. 4. Cardoso LS; Cezar-Vaz MR; Bonow CA; Sant'Anna CF. Processo comunicacional: instrumento das atividades em grupo na estratégia Saúde da Família. Rev. esc. enferm. USP 2011, 45( 6 ): 1323-1330. 5. Cortella MS. Educação como instrumento de mudança social. In: Vargas HC, Ribeiro H. (orgs.). Novos instrumentos de gestão ambiental. São Paulo, EDUSP, 2001. p. 43-54. 6. Costa CA; Bógus CM. Significados e apropriações da noção de segurança alimentar e nutricional pelo segmento da sociedade civil do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Saúde Soc. 2012; 21(1): 103-14. 7. Czeresnia D. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. In: Czeresnia D, Freitas CM. (orgs.) Promoção da Saúde: conceitos, reflexões e tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003. p. 39-53. 8. Germani ACCG; Aith F. Advocacia em promoção da saúde: conceitos, fundamentos e estratégias para a defesa da equidade em saúde. R Dir sanit 2013; 14(1): 34-59. 9. Mendes R; Fernandez JCA; Sacardo DP. Promoção da saúde e participação: abordagens e indagações. Saúde Debate 2016; 40(108): 190-203. 10. Santos LAS. Educação alimentar e nutricional no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis. Rev. Nutr. 2005; 18(5): 681-92. 11. Sicoli JL; Nascimento PR. Promoção da saúde: concepções, princípios e operacionalização. Interface: comunicação, saúde e educação. 2003; 7(12): 101-22.
 

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