Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Política, Gestão e Saúde
 
Disciplina: HSP0284 - Promoção da Saúde
Health Promotion

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Conhecer os pressupostos, campos de atuação e princípios da promoção da saúde; 

Relacionar o direito humano à alimentação adequada aos campos de atuação da promoção da saúde; 

Reconhecer o componente educativo da prática profissional do nutricionista;

Discutir o papel do nutricionista na elaboração, implantação, desenvolvimento e avaliação de programas e intervenções de nutrição e segurança alimentar e nutricional com o enfoque da promoção da saúde;

Propiciar oportunidade para conhecer, por meio de relatos, apresentações e visitas técnicas, serviços e programas de promoção da saúde.
 
Know the assumptions, principles fields of action of health promotion; Make connections between the human right to access adequate food to the fields of action in health promotion; Recognize the educational component of the nutritionist's professional practice; Discuss the nutritionist's role in the design, implementation, development and evaluation of programs and interventions in nutrition and food and nutrition security with a focus on health promotion; Provide opportunities to learn about health promotoipn services and programs through reports, presentations and technical visits.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
460053 - Claudia Maria Bógus
52919 - Helena Akemi Wada Watanabe
 
Programa Resumido
Antecedentes, pressupostos e campos de atuação da Promoção da Saúde. Princípios da Promoção de Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. Processos educativos e práticas pedagógicas em Promoção da Saúde. Advocacia em Promoção da Saúde. O enfoque da promoção da saúde nos programas de segurança alimentar e nutricional.
 
Background, assumptions and fields of action of Health Promotion. Principles of Health Promotion. National Health Promotion Policy. Educational processes and pedagogical practices in Health Promotion. Health Promotion Advocacy. The focus on health promotion in food and nutrition security programs.
 
 
Programa
Antecedentes, pressupostos e campos de atuação da Promoção da Saúde (políticas públicas promotoras de saúde, criação de ambientes promotores de saúde, fortalecimento da ação comunitária, desenvolvimento de habilidades pessoais e reorientação dos serviços de saúde).

Princípios da Promoção de Saúde - participação social, empoderamento, equidade, intersetorialidade, concepção holística/integralidade, ações multi-estratégicas e sustentatibilidade. 

Política Nacional de Promoção da Saúde.

Processos educativos e práticas pedagógicas em Promoção da Saúde.

Advocacia em Promoção da Saúde e o Direito Humano à Alimentação Adequada.

O enfoque da promoção da saúde nos programas de nutrição e segurança alimentar e nutricional.

Visita técnica a serviços e programas de promoção da saúde para realização de trabalho de campo.
 
Background, assumptions and fields of action of Health Promotion (public health-promoting policies, creation of health-promoting environments, strengthening of community action, development of personal skills and reorientation of health services). Principles of Health Promotion - social participation, empowerment, equity, intersectoriality, holistic conception/comprehensiveness, multi-strategic actions and sustainability. National Health Promotion Policy. Educational processes and pedagogical practices in Health Promotion. Advocacy in Health Promotion and the Human Right to Adequate Food. The focus on health promotion in nutrition and food and nutrition security programs. Technical visit to health promotion services and programs to carry out fieldwork.
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação do desempenho do estudante, que tem com foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada pelos seguintes instrumentos: estudos dirigidos; relatórios; trabalhos e provas em grupo e individuais.
Critério
Os critérios têm como parâmetros estruturantes os objetivos de aprendizagem da disciplina e as diretrizes do PPP. A avaliação tomará como critérios básicos: Frequência e participação nas aulas; Uso apropriado de conceitos na problematização e análise de determinado caso ou situação (simulada ou real); Articulação da resposta com as correntes teóricas analisadas e a bibliografia indicada/pertinente; Organização lógica das ideias e da argumentação apresentada; Desempenho que evidencie postura crítica e/ou humanista e/ou ética e/ou acolhedora e/ou respeitosa no desenvolvimento de atividades práticas e/ou frente à determinada situação ou estudo de caso; Capacidade de trabalhar em equipe; Participação com contribuições de debate.
Norma de Recuperação
O aluno que for para recuperação realizará prova e/ou trabalho. A nota final será a média (aritmética ou ponderada) da nota anterior e da nota da recuperação.
 
Bibliografia
     
1.Boog MCF. Educação em Nutrição: integrando experiências. Campinas: Komedi, 2013. 

2. Burlandy L. A atuação da sociedade civil na construção do campo da Alimentação e Nutrição no Brasil: elementos para reflexão. Ciência e Saúde coletiva 2011; 16(1): 63-72. 

3. Buss PM. Uma introdução ao conceito de Promoção de Saúde. In: Czeresnia D, Freitas CM. (orgs.) Promoção da Saúde: conceitos, reflexões e tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003. p. 15-38. 

4. Cervato-Mancuso, Ana Maria; Bógus, Cláudia Maria; Franco, Jessica Vaz; Vincha, Kellem Regina Rosendo. Política Nacional de Promoção da Saúde. In: Lang, Regina Maria Ferreira; Ciacchi,Érika Marafon Rodrigues (orgs.). Educação Alimentar e Nutricional: fundamentação teórica e estratégias complementares. 1.ed. - Rio de Janeiro: Editora Rubio; 2021. Capítulo 13163 - 180. 

5.Cortella MS. Educação como instrumento de mudança social. In: Vargas HC, Ribeiro H. (orgs.). Novos instrumentos de gestão ambiental. São Paulo, EDUSP, 2001. p. 43-54.

6.Czeresnia D. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. In: Czeresnia D, Freitas CM. (orgs.) Promoção da Saúde: conceitos, reflexões e tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003. p. 39-53.

7.Germani ACCG; Aith F. Advocacia em promoção da saúde: conceitos, fundamentos e estratégias para a defesa da equidade em saúde. R Dir sanit 2013; 14(1): 34-59. 

8.Guerra LDS, Botelho FC, Cervato-Mancuso AM. Se você pegar locais de maior periferia, esqueça!: a (falta de) atuação pelo 
direito humano à alimentação adequada na atenção primária à saúde. Cadernos de Saúde Pública. v. 37, p. e00235120-13, 2021. 

9.Mendes R, Fernandez JCA, Sacardo DP. Promoção da saúde e participação: abordagens e indagações. Saúde debate [Internet]. 2016Jan;40(108):190–203. Available from: https://doi.org/10.1590/0103-1104-20161080016. 

10.Moysés ST, Franco de Sá R. Planos locais de promoção da saúde: intersetorialidade(s) construída(s) no território. Ciênc saúde coletiva [Internet]. 2014Nov;19(11):4323–30. Available from: https://doi.org/10.1590/1413-812320141911.11102014. 

11. Querido CN, Magalhães CD, Tunala RG. Germani ACCG, Pina-Oliveira AA, Ferreira Junior M. Aconselhamento em Promoção da Saúde. In: Maria do Patrocínio Tenório Nunes et al. (Org.). Medicina Interna Ambulatorial: principais desafios com casos clínicos comentados. 1ed.Rio de Janeiro: Atheneu,2019, v. 1, p. 59-66. 

12. Santos LA da S. Educação alimentar e nutricional no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis. Rev Nutr 
[Internet]. 2005Sep;18(5):681–92. Available from: https://doi.org/10.1590/S1415-52732005000500011. 13. Sicoli JL; 
Nascimento PR. Promoção da saúde: concepções, princípios e operacionalização. Interface: comunicação, saúde e educação. 2003; 7(12): 101-22.
 

Clique para consultar os requisitos para HSP0284

Clique para consultar o oferecimento para HSP0284

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP