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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Política, Gestão e Saúde
 
Disciplina: HSP0289 - Fundamentos de Administração
Health Administration

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Conhecer conceitos básicos de administração e principais funções administrativas.
Aplicar os conhecimentos de administração ao processo de gestão do trabalho em saúde.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
56232 - Gonzalo Vecina Neto
 
Programa Resumido
Conceitos básicos de administração. Principais funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.
 
 
 
Programa
Funções gerenciais com ênfase no planejamento e na avaliação. Estrutura organizacional. Planejamento Estratégico Situacional (PES). Gestão de serviços de administração pública e privada.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Estratégias de ensino:
O desenvolvimento desta disciplina inclui estratégias de ensino, que potencializem a autonomia, criatividade, cientificidade, raciocínio clínico, autoaperfeiçoamento, compromisso e cooperação dos educandos. Além da leitura da bibliografia básica, as seguintes estratégias podem ser realizadas: aula expositiva, com a participação dos estudantes; trabalho em grupo: discussão de casos.

Instrumentos de avaliação:
A avaliação do desempenho do estudante, que tem com foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada pelos seguintes instrumentos: provas; análises de caso.
Critério
Os critérios têm como parâmetros estruturantes os objetivos de aprendizagem da disciplina e as diretrizes do PPP. A avaliação tomará como critérios básicos:
Uso apropriado de conceitos na problematização e análise de determinado caso ou situação (simulada ou real);
Capacidade de avaliar, analisar e tomar decisão fundamentada em evidências científicas;
Opinião pessoal com argumentação;
Ideias/posicionamentos que expressem postura crítica e/ou humanista e/ou ética frente a situações e ou casos;
Capacidade de realizar planejamentos estratégicos situacionais;
Desempenho que evidencie postura crítica e/ou humanista e/ou ética e/ou acolhedora e/ou respeitosa no desenvolvimento de atividades práticas e/ou frente à determinada situação ou estudo de caso;
Respeito à diversidade;
Participação com contribuições de debate.
Norma de Recuperação
O aluno que for para recuperação poderá realizar prova/trabalho. A nota final será a média (aritmética ou ponderada) das notas final e de recuperação.
 
Bibliografia
     
1.Araujo LCG. Organização, sistemas e métodos e as tecnologias da gestão organizacional. São Paulo: Atlas; 2008.
2.Chiavenato I. Introdução à teoria geral da administração. 3. ed. São Paulo: Campos Elsevier; 2004.
3.Hamel S. Administração de serviços e o cliente nas organizações de saúde. Rev Mundo da Saúde. São Paulo; 2008
4.Ibanez N, Vecina Neto G. Modelos de gestão e o SUS. Rev Cien Saúde Colet. 2007; 12 (Sup): 1831-1840. Disponível em: http://www.scielosp.org/pdf/csc/v12s0/06.pdf
5.Lima CC, Ribeiro ES. Novos modelos na administração em saúde. Rev Admin Saúde. 2004; 22 (16): 1-7.
6.Martinez S. Administração de serviços e o cliente nas organizações de saúde. Rev Mundo da Saúde. São Paulo. 2002.
7.Maximiliano AAC. Teoria geral da administração. 3. ed. São Paulo: Atlas; 2005.
8.Motta PR Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. 3.ed. Rio de Janeiro: Record; 2004.
9.Oliveira D. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. São Paulo: Atlas; 2006.
10.Robbins SP. Administração mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva; 2003.
 

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