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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Política, Gestão e Saúde
 
Disciplina: HSP0294 - Gestão de Pessoas
Human Resources Management

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Entender os aspectos relacionados à gestão de pessoas.
Planejar a organização do ambiente de trabalho.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
56232 - Gonzalo Vecina Neto
71511 - Vitoria Kedy Cornetta
 
Programa Resumido
Organização de trabalho. Dimensionamento de pessoal. Legislação. Relações interpessoais no ambiente de trabalho.
 
 
 
Programa
Liderança; Organograma; Descrição de cargos e atribuições; Escalas de férias e folgas; Políticas de qualificação e avaliação profissional; Dimensionamento; Relações trabalhistas; Segurança no trabalho; Ética no trabalho.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Estratégias de ensino:
O desenvolvimento desta disciplina inclui estratégias de ensino, que potencializem a autonomia, criatividade, cientificidade, raciocínio clínico, autoaperfeiçoamento, compromisso e cooperação dos educandos. Além da leitura da bibliografia básica, as seguintes estratégias podem ser realizadas: aula expositiva, com a participação dos estudantes; estudo dirigido; seminários; discussão de casos; trabalho em grupo.

Instrumentos de avaliação:
A avaliação do desempenho do estudante, que tem com foco as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem (Conhecimento; Habilidades; Atitudes), será realizada pelos seguintes instrumentos: seminários, exercícios e prova.
Critério
Os critérios têm como parâmetros estruturantes os objetivos de aprendizagem da disciplina e as diretrizes do PPP. A avaliação tomará como critérios básicos:
Uso apropriado de conceitos na problematização e análise de determinado caso ou situação (simulada ou real);
Capacidade de avaliar, analisar e tomar decisão fundamentada em evidências científicas;
Opinião pessoal com argumentação;
Ideias/posicionamentos que expressem postura crítica e/ou humanista e/ou ética frente a situações e ou casos;
Capacidade de realizar planejamentos estratégicos situacionais;
Desempenho que evidencie postura crítica e/ou humanista e/ou ética e/ou acolhedora e/ou respeitosa no desenvolvimento de atividades práticas e/ou frente à determinada situação ou estudo de caso;
Respeito à diversidade;
Participação com contribuições de debate.
Norma de Recuperação
O aluno que for para recuperação poderá realizar prova/trabalho. A nota final será a média (aritmética ou ponderada) das notas final e de recuperação.
 
Bibliografia
     
1.Boog GG.    Manual de Gestão de Pessoas e Equipes.  2.ed. São Paulo: Gente; 2002.
2.Chiavenato I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos. 3. ed. Rio de Janeiro: Atlas; 2008.
3.Cianciarulo T, Cornetta VK. Saúde, desenvolvimento e globalização: um desafio para os gestores do terceiro milênio. São Paulo: Icone; 2002.
4.Costa AA. A Educação corporativa: um avanço na gestão do desenvolvimento humano. Rio de Janeiro: Editora Qualitymark; 2003.
5.Fisher AL, Dutra JS. Gestão por competência: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. São Paulo: Gente; 2001.
6.Limongi-França AC. Qualidade de vida no trabalho. São Paulo: Atlas; 2008.
7.Negri B; Viana ADL. Recursos humanos em saúde: política, desenvolvimento e mercado de trabalho. Campinas: Editora LCTE; 2002.
8.Pedroso VG. Aspectos conceituais sobre educação continuada e educação permanente em saúde. São Paulo: O Mundo da Saúde; 2005.
9.Resende E, Takeshuma ML. Conceitos e ferramentas modernas para a gestão de recursos humanos. Rio de Janeiro: Qualitymark; 2005.
10. Silva SL. Informação e competitividade: a contextualização da gestão do conhecimento nos processos organizacionais. Ci.Inf., Brasilia, 2002 31(2):142-151, maio/ago. 2002
11.Silva WR, Rodrigues CAC. Motivação nas organizações. São Paulo: Atlas; 2007.
 

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