A reflexão sobre processos de design (design do processo) e suas interfaces com o campo da linguagem; a experimentação em design de produtos, enfatizando as conexões cognitivas no processo de criação; a reflexão sobre o papel da linguagem, da cultura e da tecnologia em processos de design; a reflexão sobre o objeto de design como mediador de comportamentos.
Introdução: inter-relações do design com os campos da linguagem, da cultura e da tecnologia. Fundamentos da configuração dos objetos. Configuração simbólico-funcional. Design, linguagem e estética. Relações entre forma, função e comunicação. Design, economia e sociedade. Design e tecnologia: os objetos como interfaces. Projeto e produção de objetos na era digital. Design e Cultura: uso, consumo e comportamento. Processos de projeto e inferências associativas: estratégias projetuais.
Aicher, O. El mundo como proyecto. Barcelona: Gustavo Gili, 1991.Baudrillard, J. (1989). O sistema dos objetos. 2.ed. São Paulo : Perspectiva.Baxter, M. (2000). Projeto de produto : guia prático para o design de novos produtos. 2.ed. São Paulo : Edgard Blucher.Bonsiepe, G. (1983). A tecnologia da tecnologia. São Paulo: Edgard Blücher.Bonsiepe, G. (2011) Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blücher.Bürdek, B. (2006). Design; história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgard Blücher. Denis, R. C. (2000). Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blucher.Dorfles, G. (1984). Design industrial e a sua estética. Martins Fontes, São Paulo.Foster, H. (2002). Design and Crime and Other Diatribes. London, New York, Verso.Lôbach, B. (2001). Design industrial : bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blucher.Martegani, P. (2000). Digital design: new frontiers for the objects. Basel; Boston : Birkhäuser.Niemeyer, L. (2006). Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro, 2AB. Periódico Design StudiesPeriódico Design Issues