Introduzir o aluno às dimensões reflexivas críticas e conceituais próprias às humanidades, em especial história da arte e da arquitetura, história da cidade e do urbanismo; introduzir os processos e dimensões conceituais próprias ao campo da modernidade tanto no que refere às artes como no que se refere à arquitetura e à experiência urbana modernas.
Introdução - Cidade, Natureza e História; A Formação Histórica da Cidade Moderna; A Arte: conceitos, discursos, linguagens, procedimentos e instituições; a historicidade do olhar e da arte; gênese e origem da modernidade artística: sociedade, técnica, política e manifestações artísticas nos séculos XVIII e XIX.
Eixo 11.1. Tempo da natureza e tempo social; tempo de trabalho, corpo e saber.1.2. Cidade e Política na história: Cidade Estado e Cidade Ideal; espaço, olhar e perspectiva; da Cidade- Estado à cidade capital: a formação do Estado Moderno e a construção dos territórios do Estado-Nação; monumentalidade e centralização do poder.1.3. Cidade, mercado e mercadoria - A Acumulação do Capital e a transição feudalismo/ capitalismo. Divisão social e divisão territorial do trabalho.1.4 Cidade e Razão - A cidade das luzes e seus outros: a loucura, poderes e saberes, corpo e confinamento.1.5 A cidade moderna: indústria, liberdade e igualdade (Revolução Industrial e Francesa) - o tempo das rebeliões.Eixo 22.1. A arte, seu conceito, seus discursos e suas instituições.2.2. A arte como construção, expressão e conhecimento.2.3. A historicidade do olhar e a mutação da obra de arte.2.4. O espaço plástico tradicional e a formação da arte burguesa.2.5. A arte e arquitetura na era das revoluções.2.6. Arte, arquitetura e técnica no século XIX.2.7. Em direção a um novo espaço plástico.
- ARGAN, Giulio Carlo. História da Arte como História da Cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1993. - ARGAN, Giulio Carlo. Clássico anticlássico: o Renascimento de Brunelleschi a Bruegel. São Paulo: Cia das Letras, 1999. - ARGAN, G. C. Arte Moderna. São Paulo: Cia das Letras, 1995.- BENEVOLO, Leonardo. História da Arquitetura Moderna. São Paulo, Perspectiva, 1976. - BOSI, A. Reflexões sobre a Arte. São Paulo, Ática. 1985.- CASTEL, Robert. Metamorfoses da questão social. Rio de Janeiro: Vozes, 1998. - Textos: "Prefácio", "Introdução", "A nova questão social" e "Individualismo coletivo" - CHIPP, H.B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo, Martins Fontes, 1988.- FOUCAULT, Michel. A História da Loucura na Antiguidade Clássica. São Paulo: Editora Perspectiva, 1972.- Texto: "A grande internação"- LE GOFF, J. O Apogeu da Cidade Medieval. São Paulo: Martins Fontes, 1992.- Texto: "A função cultural: a imagem e o vivido"- Uma Longa Idade Média – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.- Texto: "As cidades, os frades, o Rei"- FRANCASTEL, P. Pintura e Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1990.- FRANCO JR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001.- Texto: "O (pré) conceito de Idade Média"- GARIN, Eugênio. Ciência e Vida Civil no Renascimento Italiano. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista (UNESP), 1996.- Textos: "A Cidade ideal" e "A cultura florentina na época de Leonardo da Vinci"- PAREYSON,L. Os Problemas da Estética. São Paulo, Martins Fontes, 1984.- PEVSNER, Nikolaus. Os Pioneiros do Desenho Moderno. São Paulo: Martins Fontes, 1995.- PEVSNER, N. Origens da Arquitetura Moderna e do Design. São Paulo: Martins Fontes, 2001.- THOMPSON, E.P. Costumes em comum. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.- Textos: "Tempo, disciplina de trabalho e capitalismo industrial"- MARX, Karl. O Capital. Livro 1, v.2, Civilização Brasileira, 1974. - Texto: "A chamada acumulação primitiva"- STAROBINSKI, Jean. Os Emblemas da Razão. São Paulo: Cia das Letras, 1988.