: Habilitar o aluno a elaborar proposições tridimensionais considerando as dimensões da forma, dos materiais e do significado (sentido e usos).
Introdução das noções definidoras da qualidade da aparência dos objetos bem como dos processos significantes presentes nesses objetos. Processos de percepção, apreensão, apropriação e proposição de materiais, formas, e significados dos objetos.
Problematizar o conhecimento sincrético do aluno referente ao universo das formas. Habilitar o aluno a perceber e valorar as relações de composição formal. Propor situações problema como momento de síntese. Introduzir o conceito de espaço bem como sua discussão histórica. Problematizar a contribuição das materialidades na configuração final os objetos. Definir os processos significantes possíveis através da linguagem tridimensional. Habilitar os alunos na utilização do projeto do objeto como meio de proposição de suas intenções críticas historicamente localizadas. Introduzir as questões trabalhadas através dos conteúdos anteriores ao universo específico do projeto arquitetônico e urbano.
Bibliografia PrincipalKRAUSS, Rosalind E.. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1998.TASSINARI, Alberto. O Espaço Moderno. São Paulo: Ed. Cosac&Naify,1999.WONG, Wucius. Princípios de Forma e Desenho. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1998.Bibliografia Complementar:ARNHEIM, R. Arte e percepção visual. São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 1998CENTRE George Pompidou. Qu'est-ce que la Sculpture Moderne. Paris : Musée National d'art Moderne, 1986.DUARTE, Paulo Sergio (org). Da escultura à instalação. Ed. Cosac&Naify: São Paulo, 2005ELAM, K.. Geometry of design: Studies in proportion and composition. New York: Princeton A. Press, 2000.LOPES, J. M.; BOGEA, M.; REBELLO, Y.. Arquiteturas da Engenharia ou Engenharias da Arquitetura. São Paulo, Editora Mandarim, 2006.WITTKOWER, Rudolf. Escultura. São Paulo: Martins Fontes, 1989