Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
 
Disciplinas do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
 
Disciplina: IAU0732 - Projeto I-B
Architectural Design Studio I-B

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 150 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Pretendendo aprofundar a composição de uma abordagem preliminar do Projeto Arquitetônico e Urbanístico, os conteúdos e atividades aqui previstos propõem a instrução de processos de projeto e construção em escala 1:1, levando o aluno a se posicionar frente aos problemas relativos à definição de um partido, à solução estrutural, quanto a opção, quantificação e aquisição de materiais construtivos, bem como a própria execução e implantação do objeto projetado e sua relação com o lugar urbano, tendo em vista a consolidação dos principais aspectos que concorrem na produção do Edifício e da Cidade.
 
 
 
Programa Resumido
Orientar o desenvolvimento de princípios metodológicos de leitura e análise de projetos, visando a estruturação de procedimentos básicos de operação dos elementos pertinentes à prática projetual.Apresentação e discussão de elementos de referência, buscando iniciar a também a construção de repertório em Arquitetura e Urbanismo.Desenvolver procedimentos projetuais preliminares levando os alunos a operar os elementos básicos da construção: materiais, sistemas construtivos, estruturas, processo de produção, custos, planejamento e inserção urbana.
 
 
 
Programa
Introdução dos elementos preliminares da composição projetual: materiais / sistemas estruturais / forma e dimensionamento / planejamento e processo de produção: execução do objeto projetado;Introdução à metodologia de leitura e análise de projetos; desconstrução funcional do projeto para compreensão do método na produção da Arquitetura; apresentação e aprendizado de procedimentos projetuais básicos e sua aplicação enquanto raciocínio construtivo;Estudo de elementos de repertório tendo em conta as abordagens construtivas de uma ‘arquitetura mínima’, incorporando suas referências como processos que organizam a construção em Arquitetura e do Urbanismo: da Cabana Primitiva ao Abrigo Vazio / a interlocução entre o Edifício e a Cidade: permeabilidade, permanência e paisagem;Construção de Abrigos e sua implantação na cidade: o projeto como problema construtivo; concepção, projeto (desenho e redesenho: avaliação), planejamento, modulação, materiais e técnicas construtivas, pré-fabricação, montagem, inserção na cidade e uso.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas teóricas. Aulas práticas: desenho, montagens, modelagens e ensaios. Aulas em campo. Avaliações e debates.
Critério
Média das notas atribuídas ao aluno em exercícios sobre o conhecimento da matéria teórica, pela qualidade no desenvolvimento dos projetos, trabalhos, ensaios e seminários. A média deverá ser maior ou igual a 5.00 (cinco).CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO: Trabalho único: nota maior ou igual a 5.00 (cinco).
Norma de Recuperação
Conforme desempenho do aluno, sistematização das atividades realizadas no período e realização de trabalho conclusivo contendo os principais elementos de tal sistematização.
 
Bibliografia
     
Bibliografia (principal e complementar):ARGAN, Gian Carlo. O espaço visual da cidade. S.Paulo, Temporalidade, 1991, Revista espaço e Debates, nro. 33.__________________ Projeto e destino. São Paulo: Editora Ática, 2004ARNHEIN, Rudolf. Arte e percepção Visual. São Paulo: Pioneira – 1980BANHAM, Rudolph. Teoria e projeto da primeira era da máquina. S.Paulo, Perspectiva, 1979.CHING, Francis D.K. Arquitetura, Forma Espaço e Ordem. Martins Fontes. São Paulo, 1998.FATHY, Hassan. Construindo com o povo – arquitetura para os pobres. Forense-Universitária, Rio de Janeiro, 1982GRILLO, Paul Jacques. Form, function and design, Dover Publications, Inc., New York, 1981HALL, Edward T. A dimensão oculta.Francisco Alves, Rio de Janeiro, 1977.HALL, Peter. Cidades do amanhã.Perspectiva, São Paulo, 2002.HERTZBERGER, Herman. Lições de arquitetura. Martins Fontes, São Paulo, 1996.KAHN, Lloyd et alt. Cobijo (Shelter), H. Blume Ediciones, Madrid, 1979.LE CORBUSIER. Por uma arquitetura. Perspectiva / EDUSP, São Paulo, 1973._____________ Os três estabelecimentos humanos. Perspectiva / Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia, São Paulo, 1976._____________ Precisões. Cosac Naif, São Paulo, 2004.LINCH, K. A imagem da cidade. Lisboa, Edições 70, 1970.LOPES, J. M. de Almeida; BOGÉA, Marta; REBELLO, Yopanan C. P. Arquiteturas da engenharia ou engenharias da arquitetura. São Paulo: Editora Mandarim/PINI, 2006.MORRIS, William. Notícias de lugar nenhum – um romance utópico. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.RIKWERT, Joseph. A casa de Adão no paraíso – a idéia da cabana primitiva na história da arquitetura. São Paulo: Perspectiva, 2003.PAPANECK, Victor. Arquitectura e design – ecologia e ética. Edições 70, Lisboa, 1995SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. Cia. das Letras, São Paulo, 1995.UNWIN, Simon. Análisis de la arquitectura. Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2003.VILLALBA, A. Castro. Historia de laconstrucción arquitectónica. Edicions de la Univesitat Politècnica de Catalunya, SL, Barcelona, 1995 (2ª edicion: 1996).
 

Clique para consultar os requisitos para IAU0732

Clique para consultar o oferecimento para IAU0732

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP