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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
 
Disciplinas do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
 
Disciplina: IAU0733 - Projeto III-A
Architectural Design Studio III-A

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 150 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Abordar teoria e prática do projeto arquitetônico, identificando e considerando os diversos agentes habitualmente envolvidos na produção e uso de espaços públicos, suas atribuições específicas, seus limites e suas inter-relações. Compreender estratégias de intervenção arquitetônica em meio urbano, entendendo a cidade como um sistema de redes de naturezas variadas, integradas ou não. Elaborar projetos de redes de equipamentos públicos, abordando o projeto arquitetônico em diferentes escalas, de sua inserção urbana e qualificação da paisagem ao detalhe construtivo de componentes das edificações.
 
 
 
Programa Resumido
Redes urbanas. A atividade projetual compreendida como ação construtiva do lugar, da cidade, da cultura e do país. A reflexão sobre as demandas sociais. Concepção de redes de equipamentos de abrangência urbana (transportes, circulações, educação, cultura, saúde etc.), explorando possibilidades de colaboração do arquiteto e urbanista com os demais envolvidos nos diferentes processos.A relação entre edificação e espaço urbano, entre projeto e situação. Intervenção na cidade real, admitindo os espaços públicos e privados existentes como dados fundamentais de projeto, refletindo sobre as inter-relações dos interesses públicos e privados na conformação da cidade. Desenvolvimento de procedimentos e estratégias visando entender complexidades presentes na cidade existente. O desenho como instrumento de análise e comunicação. Diagnóstico das condicionantes de sítio e terreno. Leitura e análise do contexto urbano. Uso do solo e ocupação. Espaço urbano e meio físico. O projeto como atividade de pesquisa e experimentação. Potencialização da leitura e análise: diagramas e hipóteses projetuais. Diretrizes de ocupação: usos, densidade, gabarito e volumetria. Projeto do edifício e projeto urbano. Arquitetura e entorno. Espaços construídos e espaços livres. Edificação nova e patrimônio edificado. Equipamentos públicos e redes de infraestrutura. Implantação e modelagem topográfica. Definição e qualificação dos acessos. Interfaces dos espaços livres e edificados. Ambiência interna e externa.A indissociabilidade entre forma e materialidade; concepção espacial e construtiva. O sistema construtivo entendido na conjunção dos materiais utilizados, do sistema estrutural concebido e das técnicas construtivas aplicadas. Meios de expressão e representação. A apresentação como sistema de comunicação gráfica. Plantas: definição e dimensionamento do programa, articulação funcional e nucleação setorial; acessos e circulações horizontais e verticais. Cortes: instrumento de raciocínio construtivo-espacial. Cobertura e Elevações: sistema de mediação ambiental. Elevações: elemento de identidade e legibilidade urbana. O pormenor construtivo. Perspectiva e fruição espacial. Maquete física e modelagens digitais. Memorial. O sítio eletrônico como locus de comunicação em torno do projeto, auxiliando sua elaboração.
 
 
 
Programa
Redes urbanas. A atividade projetual compreendida como ação construtiva do lugar, da cidade, da cultura e do país. A reflexão sobre as demandas sociais. Concepção de redes de equipamentos de abrangência urbana (transportes, circulações, educação, cultura, saúde etc.), explorando possibilidades de colaboração do arquiteto e urbanista com os demais envolvidos nos diferentes processos. A relação entre edificação e espaço urbano, entre projeto e situação. Intervenção na cidade real, admitindo os espaços públicos e privados existentes como dados fundamentais de projeto, refletindo sobre as inter-relações dos interesses públicos e privados na conformação da cidade. Desenvolvimento de procedimentos e estratégias visando entender complexidades presentes na cidade existente. A indissociabilidade entre forma e materialidade; concepção espacial e construtiva. O projeto como atividade de pesquisa e experimentação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas práticas. Visitas de campo e análise das áreas de intervenção. Aulas expositivas e/ou palestras sobre os temas de projeto. Viagens didáticas com visitas programadas a obras arquitetônicas e espaços urbanos referenciais. Discussão de bibliografia e análise de exemplos arquitetônicos, obras e situações urbanas referenciais atuais. Leituras programadas. Atendimentos individuais e coletivos. Seminários intermediários e finais de discussão e avaliação dos trabalhos. Modelos tridimensionais físicos e eletrônicos. Construção de sítio eletrônico como meio de exploração e interlocução em torno de proposições de projeto.
Critério
Aproveitamento nos exercícios práticos, de acordo com os seguintes itens: conceituação, envolvendo análise do sítio, definição do programa, implantação, volumetria e relação com o entorno; coerência entre idéia proposta e desenvolvimento projetual; domínio da linguagem e do repertório arquitetônico; agenciamento dos aspectos espaciais e funcionais; consistência técnico-construtiva; qualidade dos meios de representação e expressão; exposição oral. Participação nas atividades didáticas expositivas e práticas e nos seminários intermediários e finais. A nota deverá ser maior ou igual a 5.0 (cinco).
Norma de Recuperação
Elaboração de projeto individual derivado de um dos exercícios desenvolvidos ao longo do semestre, com nota igual ou superior a 5,0.
 
Bibliografia
     
Bibliografia principal:ARANTES, O. O lugar da arquitetura depois dos modernos. São Paulo: Edusp, 1993.ARGAN, G. C. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1993.FRAMPTON, K. História crítica da arquitetura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1997.GUIRARDO, D. Arquitetura contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2002.MONEO, R. Inquietação teórica e estratégia projetual na obra de oito arquitetos contemporâneos. São Paulo: Cosac Naify, 2009.NESBITT, K. (Org.). Uma nova agenda para a arquitetura: antologia teórica 1965-1995. São Paulo: Cosac Naify, 2006.Bibliografia complementar:ANELLI, R. L. S. Urbanização em rede: os Corredores de Atividades Múltiplas do PUB e os projetos de reurbanização da EMURB em São Paulo (1972-82). Arquitextos, São Paulo, v. 088, p. 088.01, set. 2007. Disponível em: .ANELLI, R. L. S.; SEIXAS, A. R. Arquitetura, Cidade e Transportes. AU – Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, v. 166, p. 59-63, jan. 2008.CABRAL, C. P. C. De volta ao futuro: revendo as megaestruturas. Arquitextos, São Paulo, v. 082, p. 082.e409, mar. 2007. Disponível em: .CORRÊA, M. E. P.; FERREIRA, A. de F.; MELLO, M. G. de (Org.). Arquitetura escolar paulista: restauro. São Paulo: FDE, 1998.CORRÊA, M. E. P.; MELLO, M. G. de; NEVES, H. M. V. (Org.). Arquitetura escolar paulista: 1890-1920. São Paulo: FDE, 1991.ESPALLARGAS GIMENEZ, L. As quatro escolas do FDE em Campinas. Arquitextos, São Paulo, v. 064, p. 064.02, set. 2005. Disponível em: .FERRAZ, M. (Org.). João Filgueiras Lima, Lelé. Lisboa: Editorial Blau, 2000.FERREIRA, A. de F.; MELLO, M. G. de (Org.). Arquitetura escolar paulista: anos 1950 e 1960. São Paulo: FDE, 2006.–––––––. Arquitetura escolar paulista: estruturas pré-fabricadas. São Paulo: FDE, 2006.KOOLHAAS, R. S, M, L, XL. New York: Monacelli, 1995.MARCÍLIO, M. L. História da Escola em São Paulo e no Brasil. São Paulo: IPESP; Instituto Fernand Braudel, 2005.PIÑON, H. Representação gráfica do edifício e construção visual da arquitetura. Arquitextos, São Paulo, v. 104, p. 104.02, jan. 2009. Disponível em: .SÃO CARLOS. Lei municipal n° 13.691, de 25 de novembro de 2005. Plano Diretor do Município de São Carlos, Prefeitura Municipal de São Carlos, 2005. Disponível em: .TRUZZI, O.; NUNES, P.; TIKIAN, R. Café, indústria e conhecimento. São Carlos: Imprensa Oficial do Estado; EdUFSCar; Prefeitura Municipal de São Carlos, 2008.WILHEIM, J. O metrô e a cidade de São Paulo. Minha Cidade, ano 9, vol. 5, p. 243, dez. 2008. Disponível em: .Periódicos:2G. Barcelona: Gustavo Gili, 1997-.ARQUITEXTOS. São Paulo: Vitruvius, 2000-. Disponível em: .AU – ARQUITETURA E URBANISMO. São Paulo: Pini, 1985-.EL CROQUIS. Madrid: Croquis, 1982-.FINESTRA. São Paulo: Pro, 1995-2002; Arco, 2003-.L’ARCHITECTURE D'AUJOURD'HUI. Paris: Expansion, 1930-2007.PROJETO DESIGN. São Paulo: Projeto, 1977-1996; Arco, 1996-.SUMMA+. Buenos Aires: Donn, 1993-.
 

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