Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
 
Disciplinas do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
 
Disciplina: IAU0736 - Projeto IV-B
Architectural and Urban Design Studio IV-B

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 150 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Projeto IV-B objetiva o maior aprofundamento do aluno no repertório do projeto urbano. Para tanto, introduz o aluno na análise de situações urbanas novas e complexas no desenvolvimento de propostas que compreendem as etapas de urbanização e a definição da estrutura urbana. A partir das dinâmicas observadas o aluno é solicitado a definir estruturas urbanas coerentes com os processos de desenvolvimento da cidade em que se insere a gleba objeto do exercício. Portanto, dá continuidade às questões do processo de configuração da cidade, insistindo nas relações entre o projeto urbano e o projeto da edificação como definidores da arquitetura da cidade, assim como na relação entre setores e a cidade como totalidade introduzidas na disciplina Projeto IV-A.
 
 
 
Programa Resumido
O programa da disciplina desenvolve-se através de exercícios que exploram os problemas e alternativas que emergem em processos de urbanização, ocupação e edificação de glebas em áreas de expansão urbana ou áreas subutilizadas inseridas no tecido urbano.
 
 
 
Programa
O programa da disciplina se desenvolve- através de exercícios de projeto urbano que exploram os problemas e alternativas que emergem em diferentes dimensões e escalas de intervenção. Num primeiro momento, com a introdução a questões gerais relacionadas aos processos de urbanização e, posteriormente, em intervenções em áreas de expansão da cidade com implicações na definição da estrutura urbana, em aspectos da infra-estrutura urbana e na definição de tipologias construtivas. Opta-se por trabalhar em setores de expansão urbana que apresentem importantes condições de acessibilidade, atenções ambientais e topográficas, bem como questões da construção da paisagem urbana. Portanto, aborda a urbanização, ocupação e edificação de glebas desocupadas, ou subutilizadas, inseridas no tecido urbano ou situados em área limite da mancha urbana que constituam alternativas de expansão urbana.
 
 
 
Avaliação
     
Método
São combinadas aulas expositivas ou teóricas com aulas práticas, seminários, palestras, visitas e levantamentos das áreas de intervenção. As atividades discentes desenvolvem-se em grupos de alunos e se combinam com tarefas individuais. Os exercícios são acompanhados, discutidos e desenvolvidos em atelier. Segundo critério dos professores, são organizados esquemas diferentes de apresentação e de discussão entre professore e demais equipes.
Critério
A avaliação levará em conta a participação dos alunos em aula, o processo de desenvolvimento dos trabalhos, a entrega dos produtos solicitados nos prazos estabelecidos, o domínio da linguagem e do repertório arquitetônico e, quando da entrega final a qualidade gráfica dos produtos. Média ponderada dos trabalhos igual ou superior a 5,0 (cinco), desde que a nota do último exercício não seja inferior a 6,0 (seis). Isto é, os trabalhos finais que tiverem nota inferior a 6,0 (seis) estarão automaticamente de recuperação.
Norma de Recuperação
Reelaboração do último exercício. Nota final igual ou superior a 5,00 (cinco), sendo essa nota resultado de média aritmética entre a primeira nota do último exercício e a nota da recuperação.
 
Bibliografia
     
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:PROJETO URBANO: CONCEITOS, MÉTODOS E CRÍTICA:GEHL, J. Life between Buildings: using public space, Van Nostrand Reinhold, New York, 1987.HEDMAN, R. E JASZEWSKI, A. Fundamentals of Urban Design. Planners Press, Washington, 1984 (cópia xerox). LAMAS, J. Morfologia Urbana e Desenho da Cidade. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2000. SOUTHWORTH, M. Streets and Shaping of Towns and Cities, McGraw Hill, New York, 1996.SOLÀ – MORALES, MANUEL R.Las formas de crecimiento urbano Editions UPC,1997.PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO, CONFORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO:CALDEIRA, T. Segregação Urbana, Enclaves Fortificados e Espaço Público. In "Cidade de Muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo", Edusp / Editora 34, São Paulo, 2000, pags. 211-342.DELGADO, M. La Ciudad Mentirosa: fraude y miséria del modelo Barcelona, Los Libros de la Catarata, Madrid, 2007.MARTIN-BARBERO, J. La Globalización en Clave Cultural: una mirada latinoamericana. In Globalisme et Pluralisme, Colloque International, Montreal, 2002 (cópia xerox)MARX, MURILLO Cidade no Brasil. Em que termos? Studio Nobel. São Paulo 1999 VIGIL, G. Macroarquitectura: tipologias y estratégias de desarrollo urbano, Ediciones Universidad Católica de Chile, Santiago, 1999
 

Clique para consultar os requisitos para IAU0736

Clique para consultar o oferecimento para IAU0736

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP