Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
 
Disciplinas do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
 
Disciplina: IAU0750 - Tecnologia das Construções II-B
Building Technologies II-B

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem como objetivo caracterizar a indústria de construção civil nacional e seus princípios estruturadores. Discutir o processo produtivo do setor e os conceitos racionalização das construções, de industrialização das construções em massa e industrialização flexível (construção enxuta, prototipagem rápida e automação em arquitetura e urbanismo). Discutir o processo de desenvolvimento de edifícios e apresentar conceitos relacionados a gestão de projetos, projeto de produto e projeto da produção, coordenação e compatibilização de projetos, bem como discutir o papel do arquiteto como coordenador do processo de projeto. Discutir e apresentar técnicas de coordenação modular em projetos, fluxo tecnológico, trajetória de obra e planejamento de canteiro de obras, levantamento de quantitativos e orçamentos.
 
 
 
Programa Resumido
: A partir da caracterização de processo construtivo, nesta disciplina são analisados os principais processos de produção na indústria da construção civil.1- Caracterização do processo produtivo na construção de edifícios;2- Racionalização das construções3- Industrialização das Construções em massa4- Industrialização flexível na construção de edifícios5- Programas de qualidade e produtividade na construção de edifícios6- Caracterização do processo de projeto de edifícios;7- Compatibilização e de coordenação de projetos na construção;8- Técnicas de coordenação de projeto e perfis de coordenadores de projeto;9- Projeto produto e projeto para produção;10- Tecnologia da informação na produção e automação de projetos,
 
 
 
Programa
A partir da caracterização de processo construtivo, nesta disciplina são analisados os principais processos de produção na indústria da construção civil.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Método: Notas dos Exercícios e Provas com pesos diferenciados. Aulas expositivas teóricas, de laboratório. Visitas a fábricas e canteiros.
Critério
Média ponderada das notas atribuídas ao aluno em provas e trabalhos.
Norma de Recuperação
CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO: Prova única com nota maior ou igual a 5.00 (cinco).
 
Bibliografia
     
Básica:ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR13532: Elaboração de projetos de edificações – arquitetura. Rio de Janeiro, 1995.BRUNA, P. J. V. Arquitetura, Industrialização.e Desenvolvimento. 2ª Ed. São Paulo: Perspectiva, 2002FARAH, M. F. S. Processo de trabalho na construção habitacional: Tradição e mudança. São Paulo: Annablume,1996.HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Tradução de: A. U. Sobral e M. S. G. São Paulo: Loyola., 1989. KOSKELA, L. Application of the new production philosophy to construction. Stanford, Stanford University/CIFE, 1992. (Technical Report, n.72)MELHADO, S.B. et al. Gestão e coordenação de projetos de edifícios. São Paulo: O Nome da Rosa, 2005.SOUZA, U. E. L. Projeto e implantação do canteiro. São Paulo: O nome da rosa, 2000.Complementar:CASTRO, J. A. Invento & inovação tecnológica: produtos e patentes na construção. São Paulo: Annablume, 1999.FABRICIO, M. M. Industrialização das construções: uma abordagem contemporânea. 2008. Tese (Livre-docencia) – Escola de Engenharia de São Carlos.FABRICIO, M. M. Projeto Simultâneo na construção de edifícios. 2002. Tese (Doutorado) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo.FIESP. Proposta de Política Industrial para a Construção Civil – Edificações, São Paulo, 2008 - http://www.fiesp.com.br/deconcic/GIAMMUSSO, S.E. Orçamento e custos na construção civil. São Paulo. PINI, 1991.GOLDMAN, Pedrinho. Introdução ao planejamento e controle de custos na construção civil brasileira. 3 ed. São Paulo: Pini, 1997HIRSCHFELD, H. Planejamento com PERT/CPM e análise de desempenho. S.Paulo, Atlas, 1985.LIMMER, Carl V. Planejamento, Orçamentação e Controle de projetos e Obras. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1997LUCINI, H. C. Manual técnico de modulação de vãos de esquadrias. São Paulo: Pini, 2001.MARTUCCI, R.. Projeto tecnológico para edificações habitacionais: utopia ou desafio? 1990. Tese (Doutorado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo.TCPO 2000: Tabelas de composição de preços para orçamentos. São Paulo: PINI, 2000.
 

Clique para consultar os requisitos para IAU0750

Clique para consultar o oferecimento para IAU0750

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP