Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
 
Disciplinas do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
 
Disciplina: IAU0756 - Urbanização e Urbanismo no Brasil a partir de 1929
Urbanization and Urbanism in Brazil since 1929.

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Analisar as relações entre a Urbanização e as práticas do Urbanismo a partir das transformações econômico-territoriais e das estratégias de intervenção a partir de 1929, quando o Brasil é impactado de várias formas pela crise econômica internacional. Serão consideradas particularmente questões metodológicas vinculadas à produção da habitação a partir de estratégias estatais ao longo do período.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
210745 - Eulalia Portela Negrelos
 
Programa Resumido
As relações entre Urbanização e Urbanismo serão abordadas a partir da combinação de dois eixos temáticos: 1) Processos que caracterizam o desenvolvimento urbano a partir da década de 1930, sobretudo os econômicos (vinculados às relações entre Economia/Estado/Sociedade) e os territoriais (equação econômico-territorial e articulação da rede urbana nacional); 2) Princípios, pressupostos e questões metodológicas que têm orientado a construção de diferentes estratégias de intervenção e de diferentes conjuntos de instrumentos urbanísticos disponíveis em períodos específicos no quadro temporal proposto.
 
 
 
Programa
Aula 1. Urbanização, urbanismo e planejamento: conceitos e implicações.
Aula 2. O conceito de urbanização. Estado, ideologia e mudança social. [leitura comentada a indicar]
Aula 3. Urbanização e urbanismo após a crise de 1929 até o golpe militar de 1964. Desenvolvimentismo, planos gerais e o debate sobre as formas de expansão urbana.
Aula 4. Seminário de alunos: abordagem da habitação e da formação da dicotomia centro-periferia.
Aula 5. Rearranjo institucional pós 1964 – SERFHAU e o quadro de planejamento integrado.
Aula 6. Metropolização e regiões metropolitanas. [leitura comentada a indicar]
Aula 7. Seminário de alunos: metropolização e a questão ambiental.
Aula 8. Redemocratização e a construção do novo marco jurídico urbanístico no marco da Reforma Urbana.
Aula 9. Reestruturação produtiva e o recente fenômeno da urbanização dispersa. [leitura comentada a indicar]
Aula 10. Seminário de alunos: novas configurações territoriais dos assentamentos habitacionais.
Aula 11. Discussão sobre o caráter da centralidade: de “centro” a “centro histórico”. Preservação e conservação de conjuntos urbanos e cidades históricas no Brasil. [leitura comentada a indicar]
Aula 12. Seminário de alunos: desafios de urbanização do tempo presente.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O conteúdo será desenvolvido através de aulas expositivas, seminários de estudantes para a discussão de textos, planos e projetos, além da possibilidade de projeção de documentários. Será solicitada uma monografia final com temas referidos aos diferentes períodos abordados.
Critério
Os estudantes serão avaliados pela assiduidade, nível de participação durante as aulas e qualidade da monografia final da disciplina.
Norma de Recuperação
Terão direito a recuperação todos os estudantes que obtiverem nota mínima 3,0 (três) e frequência mínima de 70%, de acordo com as normas vigentes. A avaliação em recuperação ocorrerá mediante a elaboração de uma prova individual presencial.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Principal:
ASCHER, François (2010) Os Novos Princípios do Urbanismo. São Paulo. Romano Guerra Ed.
ARANTES, Otília. (1996) Urbanismo em fim de linha e outros estudos sobre o colapso da modernização arquitetônica. São Paulo: Edusp.
BRASIL. ESTATUTO DA CIDADE.(2001) Guia para implementação pelos municípios e cidadãos. Brasília, CANO, Wilson. (2012) Crise de 1929, soberania na política econômica e industrialização. In BASTOS, Pedro Paulo Z.; FONSECA, Pedro Cezar D. (orgs). (2012) A Era Vargas: desenvolvimentismo, economia e sociedade. São Paulo: Editora Unesp, pp. 1212-157.
ONU-Relatório Bruntland. (1987). Nosso Futuro Comum.
LEME, Maria Cristina da Silva. Urbanismo no Brasil 1895-1965. (1999) SP, Fupam/Nobel/FAUUSP.
REIS FILHO, Nestor Goulart (2006) Notas sobre urbanização dispersa e novas formas do tecido urbano. São Paulo. Via das Artes.
RESENDE, Vera. F. (2013) Urbanismo na Era Vargas: a transformação das cidades brasileiras. Niteroi: Ed. da UFF.
VILLAÇA, Flavio (1998) O Espaço Intra-urbano no Brasil. Capítulo 3, 10 e 11. São Paulo. Studio Nobel/FAPESP/Lincoln Inst.
VIOLA, Eduardo J. (1991) A Problemática Ambiental no Brasil (1971-1991): da Proteção Ambiental ao Desenvolvimento Sustentável, in GRIMBERG, Elisabeth (org). (1991) Ambiente Urbano e Qualidade de Vida, São Paulo, PÓLIS, nº3.

Bibliografia complementar:
BASTOS, Pedro Paulo Z.; FONSECA, Pedro Cezar D. (orgs). (2012) A Era Vargas: desenvolvimentismo, economia e sociedade. São Paulo: Editora Unesp.
ELIAS, Denise (2007) Fronteiras em mutação no Brasil Agrícola. In Feldman, S e Fernandes, A. (orgs). O Urbano e o Regional no Brasil Contemporâneo. EDUFBa/UNESP.
FERNANDES, Ana; GOMES, Marco A. A. de F. (1995) O Passado tem Futuro? Os (Des)Caminhos da Requalificação do Pelourinho (Salvador/Bahia). In Anais do V Encontro Nacional da ANPUR (1995) volume 1.
FISHMAN, Robert (1987) Bourgeois Utopias. The Rise and Fall of Suburbia. New York. Basic Books.
GORELIK, Adrián (1997) Buenos Aires en la Encrucijada: Modernización y Politica Urbana. In GORELIK, Adrián (2004) Miradas sobre Buenos Aires. História Cultural y Critica Urbana. Argentina. Siglo Veintiuno, pp.207-223.
GONÇALVES, M.ª Flora (org)(1996) O Novo Brasil Urbano. Impasses, dilemas, perspectivas. Porto Alegre: Ed. Mercado Aberto.
GROSTEIN, Marta Dora (2001). Metrópole e Expansão Urbana: a persistência de processos “insustentáveis”. In São Paulo em Perspectiva, 15(1) pp.13-19
REIS FILHO, Nestor G. Notas sobre a organização das regiões metropolitanas. [completar referência]
REIS FILHO, Nestor G. Por uma nova política. Conservação de edifícios e bairros construídos no século XX. [completar referência]
REIS FILHO, Nestor G. Urbanização e planejamento no Brasil - 1960/1983. [completar referência]
REVISTA Espaço & Debates , NERU, São Paulo, n.º.41,2001.
SCHERER, Rebeca. (1994) Recuperação sucinta da história da reflexão sobre a urbanização e o planejamento no Brasil e América Hispânica In: SCHERER, Rebeca. Sistematização Crítica do Conjunto dos Trabalhos. Tese de Livre Docência. São Paulo, FAUUSP, 1994.
VALLADARES, L. e PRETECEILLE, E. (1990) Reestruturação urbana: tendências e desafios. Ed. Nobel/IUPERJ.
 

Clique para consultar os requisitos para IAU0756

Clique para consultar o oferecimento para IAU0756

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP