Introduzir o aluno à elaboração de proposições tridimensionais, a partir da experimentação com diferentes materiais, estruturas e processos construtivos, considerando as qualidades e especificidades das formas e de seus significados (sentidos e usos). Desenvolvimento e discussão de processos perceptivos, de apreensão visual e espacial das formas, sob uma abordagem histórico-crítica. Interpretação das formas construídas e seu rebatimento no espaço. Introdução às noções estéticas dos objetos e das formas, bem como de seus processos construtivos e significantes. Problematização do conhecimento sincrético do aluno referente ao universo das formas.
Introdução às noções definidoras da forma bem como dos processos significantes presentes nesses objetos. Processos de percepção, apreensão e proposição de formas, materiais, estrutura e significados dos objetos.
Experimentos de diversos procedimentos para a produção da forma, estimulando o aluno a concebê-la, percebê-la e valorá-la quanto a suas características espaciais. Revisão e reproposição de diferentes procedimentos construtivos a partir da mesma forma concebida. Exploração de diferentes materiais quanto as suas possibilidades estruturais, construtivas e significantes. Proposição de situações-problema como momentos de elaboração formal e reconhecimento de noções estéticas fundantes. O objeto tridimensional como introdução a questões arquitetônicas e urbanísticas, bem como sua discussão histórico e social. Problematização das características materiais, estruturais, processuais e significantes na configuração final dos objetos.
Bibliografia Principal: KRAUSS, Rosalind E. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1998. TASSINARI, Alberto. O Espaço Moderno. São Paulo: Ed. Cosac&Naify,1999. WONG, Wucius. Princípios de Forma e Desenho. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1998. Bibliografia Complementar: ARNHEIM, R. Arte e percepção visual. São Paulo: Pioneira. Thomsom Learning, 1998. DUARTE, Paulo Sergio (org). Da escultura à instalação. Ed. Cosac&Naify: São Paulo, 2005. MOHOLY-NAGY, László. Do material à arquitetura. Barcelona: G. Gili, 2005. ELAM, K.. Geometry of design: Studies in proportion and composition. New York: Princeton A. Press, 2000. WITTKOWER, Rudolf. Escultura. São Paulo: Martins Fontes, 1989. BOIS, Yve-Alain; BUCHLOH, Benjamin H. D.; JOSELIT, David; FOSTER, Hal; KRAUSS, Rosalind. Art Since 1900-Modernism, Antimodernism, Postmodernism. London: Thames & Hudson, 2016. FER, Briony; BATCHELOR, David; WOOD, Paul. Realismo, racionalismo, surrealismo: a arte no entre-guerras. São Paulo: Cosac & Naify, 1998. SALZSTEIN, Sônia. Franz Weissmann. São Paulo: Cosac & Naify, 2001. WICK, Rainer. Pedagogia da Bauhaus. São Paulo: Martins Fontes, 1989.