Habilitar o aluno a conceber objetos tridimensionais em arquitetura a partir da experimentação com diferentes materiais, estruturas e processos construtivos, considerando as qualidades e especificidades das formas e de seus significados (sentidos e usos). Desenvolver e discutir a forma quanto a seus processos perceptivos sob uma abordagem crítica e propositiva. Interpretar, valorar e repropor a forma sob diferentes estratégias construtivas. Explorar as possibilidades de inserção do objeto no espaço expositivo e no edificado.
Introdução às noções definidoras da forma bem como dos processos significantes presentes nesses objetos. Processos de percepção, apreensão e proposição de formas e suas articulações com materiais, estruturas e significados dos objetos. Leitura, interpretação e reproposição do objeto e projeto arquitetônico.
Exploração dos aspectos fundantes das formas em Arquitetura e Urbanismo bem como dos processos significantes. Experimentação e problematização de diferentes procedimentos plásticos na concepção da forma. Proposição de situações-problema como momentos de elaboração formal e reconhecimento de noções estéticas fundantes. Leitura e interpretação do projeto arquitetônico quanto a suas intenções espaciais, culturais e políticas. Interpretação e reelaboração do objeto construído através da experimentação formal: suportes e procedimentos analógicos e digitais. Concepção da forma arquitetônica e sua inserção no espaço.
Bibliografia Principal: KRAUSS, Rosalind E. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1998. TASSINARI, Alberto. O Espaço Moderno. São Paulo: Ed. Cosac&Naify,1999. WONG, Wucius. Princípios de Forma e Desenho. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1998. Bibliografia Complementar: ARNHEIM, R. Arte e percepção visual. São Paulo: Pioneira. Thomsom Learning, 1998. DUARTE, Paulo Sergio (org). Da escultura à instalação. Ed. Cosac&Naify: São Paulo, 2005. MOHOLY-NAGY, László. Do material à arquitetura. Barcelona: G. Gili, 2005. ELAM, K.. Geometry of design: Studies in proportion and composition. New York: Princeton A. Press, 2000. WITTKOWER, Rudolf. Escultura. São Paulo: Martins Fontes, 1989. BOIS, Yve-Alain; BUCHLOH, Benjamin H. D.; JOSELIT, David; FOSTER, Hal; KRAUSS, Rosalind. Art Since 1900-Modernism, Antimodernism, Postmodernism. London: Thames & Hudson, 2016. FER, Briony; BATCHELOR, David; WOOD, Paul. Realismo, racionalismo, surrealismo: a arte no entre-guerras. São Paulo: Cosac & Naify, 1998. WICK, Rainer. Pedagogia da Bauhaus. São Paulo: Martins Fontes, 1989.