Analisar e explorar diferentes linguagens visuais bidimensionais associadas à comunicação visual, às artes plásticas, à arquitetura e ao urbanismo. Experimentar o campo visual reconhecendo as forças que permitem sua estruturação, organização e significação. Explorar e conceber imagens do espaço construído e habitado, utilizando de diversos meios visuais. Abordar criticamente os meios e processos cognitivos trabalhados e seus rebatimentos no espaço urbano e arquitetônico. Introduzir o aluno no debate estético, histórico e social referente às concepções visuais no plano.
Estudo da sintaxe da linguagem visual. Análise das relações entre linguagem verbal e visual. Estudo e análise das especificidades de diversos meios de comunicação e estruturação do discurso visual abordando seus aspectos teóricos e práticos.
Estudo da estruturação e significação da linguagem visual. Exploração das possibilidades gráficas, expressivas e significantes de trabalhos visuais. Experimentação de meios técnicos para produção da imagem abordando seus aspectos teórico-práticos e suas possibilidades específicas de linguagem. Concepção e elaboração de trabalhos visuais e suas diferentes possibilidades de inserção no espaço arquitetônico e urbano. Viagem didática (espaços urbanos exemplares, exposições de arte e exposições de arquitetura e urbanismo). Apresentação e exploração de modos de construção de narrativas visuais e espaciais e suas possibilidades de edição, montagem e exibição.
Bibliografia Principal: AMARAL, Aracy. Projeto Construtivo brasileiro na arte (1950-1962). Rio de Janeiro: MAM; São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1977.DONDIS, Donis. La sintaxis de la imagem visual. Barcelona: Gustavo Gili, 1976.RICKEY, George. Construtivismo. Origens e Evolução. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. Bibliografia Complementar: BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo: vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. São Paulo: Cosac & Naify, 1999. DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Tradução: Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1994.FER, Briony; BATCHELOR, David; WOOD, Paul. Realismo, racionalismo, surrealismo: a arte no entre-guerras. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.FERNANDES Jr, Rubens. (org). Geraldo de Barros: Sobras + Fotoformas. São Paulo: Cosac & Naify, FIEDLER, Jeannine. Laszlo Moholy-Nagy. London: Phaidon, 2001.McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. Tradução: Décio Pignatari. São Paulo: Editora Cultrix, 1971.MUNARI, Bruno. Design e Comunicação Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1982.SALZSTEIN, Sônia. Franz Weissmann. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.SCHAPIRO, Meyer. Mondrian: a dimensão humana da pintura abstrata. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.TASSINARI, Alberto (org.) Amilcar de Castro. São Paulo: Cosac & Naify, 1997.WICK, Rainer. Pedagogia da Bauhaus. São Paulo: Martins Fontes, 1989. KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.