Aprofundar a discussão sobre a gênese das concepções e práticas da arquitetura e urbanismo modernos. Apresentar um quadro histórico e teórico da arquitetura e do urbanismo modernos. Estudar as principais questões teóricas e práticas que a cultura arquitetônica e urbanística moderna enfrentou nas quatro primeiras décadas do século XX. Aprofundar o estudo de profissionais que atuaram no período. Familiarizar o aluno com textos de referência da arquitetura e do urbanismo modernos, através de leituras dirigidas. Fornecer ao aluno um repertório de propostas arquitetônicas, urbanísticas e paisagísticas que revelem a diversidade da produção dos vários períodos abrangidos, bem como familiarizá-lo com a leitura e análise crítica de alguns projetos e planos de destaque.
Análise das diversas tradições da produção arquitetônica, urbanística e paisagística, desde o Renascimento na Europa até as concepções e propostas das vanguardas modernistas dos anos 1920/30. Tendências, rupturas, movimentos, manifestos, instituições, estilos e escolas, bem como seus vínculos com a história de algumas cidades específicas da Europa e EUA. Análise das obras e contribuições de profissionais do período abordado para a cultura arquitetônica e urbanística.
1. Antecedentes do Renascimento. 2. Arquitetura e urbanismo do Renascimento e do Barroco. Cultura renascentista e sua relação com a antiguidade clássica. Construção de uma nova visualidade: a perspectiva e a ideia de tratado. Instituição de uma linguagem normatizada: tipologias e cidades-ideais. Arquitetura da Renascença Italiana. Villas de Palladio. Arquitetura e urbanismo como cenografia: as cidades principescas. O Barroco na Itália, França, Alemanha e Inglaterra. Jardins do Renascimento e parques barrocos. 3. Arquitetura e urbanismo do Iluminismo. Conceito de Ilustração e o ideal neoclássico; o projeto enciclopedista; os estudos arqueológicos e de história da arte. O princípio de imitação da natureza e a teoria dos corpos. A querela entre os Antigos e os Modernos, séculos XVII-XVIII. Teorias e propostas arquitetônicas e urbanísticas. Teorias e projetos paisagísticos no século XVIII. A arquitetura dos edifícios disciplinares. 4. Cultura arquitetônica e a cidade do século XIX. Classicismo romântico e a polêmica com os neoclássicos. O pinturesco e o revival gótico: Pugin e Ruskin. Utopias urbanísticas. Princípio da convenção estilística. Ecletismo e historicismo. O racionalismo estrutural de Labrouste a Viollet-le-Duc. O movimento "Arts and Crafts". Morris e a irmandade pré-rafaelita. A cidade industrial, a questão da habitação e a expansão dos subúrbios e vilas operárias. 5. Apresentar um quadro das formulações teóricas e realizações práticas no âmbito da arquitetura e do urbanismo, na Europa e EUA, desde a virada do século XIX para o XX, até as concepções e propostas das vanguardas modernistas dos anos 1920/30. 6. Estudar as principais questões teóricas e práticas que a cultura arquitetônica e urbanística moderna enfrentou nas quatro primeiras décadas do século XX, apontando tendências, rupturas, movimentos, manifestos, instituições, estilos e escolas, bem como seus vínculos com a história de algumas cidades específicas da Europa e EUA. 7. Aprofundar o estudo de profissionais que atuaram no período, analisando suas obras e suas contribuições para a cultura arquitetônica e urbanística. Estabelecer um quadro da historiografia da arquitetura e do urbanismo modernos, apresentando suas principais correntes e diferentes interpretações.
ARGAN, Giulio Carlo; Renacimiento y Barroco, Madri, Ediciones Akal S.A., 1987. ________; História da Arte como História da Cidade, São Paulo, Martins Fontes, 1993. ________; Walter Gropius y la Bauhaus. Barcelona: Nueva Visión, 1979. BAKER, Geoffrey H. Le Corbusier – Uma Análise da Forma. São Paulo: Martins Fontes, 1998. BANHAM, Reyner. Teoria e Projeto na Primeira Era da Máquina. São Paulo: Perspectiva, 1979. BENEVOLO, Leonardo; Historia de la Arquitectura del Renacimiento, Barcelona, Gustavo Gili, 1979. ________; História da Arquitetura Moderna. São Paulo: Perspectiva, 1976. ________; História da Cidade, São Paulo, Perspectiva, 1983. CALABI, Donatella; A Cidade do Primeiro Renascimento, São Paulo, Perspectiva, 2008. COLQUHOUN, Alan. La Arquitectura Moderna. Una historia desapasionada. Barcelona: Gustavo Gili, 2004. COLLINS, George R. e COLLINS, Christiane C. Camillo Sitte y el nacimiento del urbanismo moderno. Barcelona: Gustavo Gili, 1980 (1965). CIUCCI, Giorgio et alli; La Ciudad Americana. De la guerra civil al New Deal, Barcelona, Gustavo Gili, 1975. COHEN, Jean-Louis; O Futuro da Arquitetura desde 1889, São Paulo, Cosac&Naify, 2013. CURTIS, William J.R.. Modern Architecture since 1900. Londres: Phaidon Press Limited, 1982. FARMER, John. Green Shift – Changing Attitudes in Architecture to the Natural World,. Oxford e Boston, The Architectural Press, 1996. FORD, Edward R. Details of Modern Architecture. Londres e Cambridge, Mass.: The MIT Press, 1994. FRAMPTON, Kenneth. História Crítica da Arquitetura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1997. FRAMPTON, Kenneth; Studies in Tectonic Culture: The Poetics of Construction in the XIXth and XXth Century Architecture, Cambridge, Mass. e Londres, The MIT Press, 1995. FUSCO, Renato De. A Ideia de Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1984. GIEDION, Sigfrido; Espacio, Tiempo y Arquitectura (el futuro de una nueva tradición), Barcelona, Hoepli, 1958 (1941). HALL, Peter ; Cidades do Amanhã. São Paulo: Perspectiva, 1995. JEANNERET-GRIS dito LE CORBUSIER, Charles-Edouard. Os três estabelecimentos humanos. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2014 (1945). JEANNERET-GRIS dito LE CORBUSIER, Charles-Edouard. Por uma arquitetura. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1976 (1923). KAUFFMANN, Emil; De Ledoux a Le Corbusier. Origen y desarrollo de la arquitectura autónoma, Barcelona, Gustavo Gili, 1982 (1933). ________ ; Tres Arquitectos Revolucionarios: Boullée, Ledoux y Lequeu. Barcelona, Gustavo Gili, 1980. KRUFT, Hanno-Walter; A History of Architectural Theory. From Vitruvius to the Present, Londres, Princeton Architectural Press, 1994 (edição brasileira EDUSP 2015). MIGNOT, Claude; Architecture of the 19th Century. Köln, Evergreen, 1994. MUMFORD, Lewis; A Cidade na História. Suas origens, transformações e perspectivas, São Paulo, Martins Fontes / UnB, 1982 (1961). OUDIN, Bernard. Dictionnaire des architectes. Paris: Seghers, 1970. PANOFSKY, Erwin. La Perspectiva como Forma Simbolica. Barcelona, Tusquets Editores, 1985 (1927). _______ Renascimento e Renascimentos na Arte Ocidental, Editorial Presença, Lisboa, 1960. PATETTA, Luciano; Historia de la Arquitectura. Antologia Crítica. Madri, Hermann Blume, 1984. PETER, John. The Oral History of Modern Architecture – Interviews with the Greatest Architects of the Twentieth Century. Nova York: Harry N. Abrams, 1994. PEVSNER, Nikolaus. Os Pioneiros do Desenho Moderno. Lisboa e Rio de Janeiro: Ulisseia, 1962 (1936). _______ Historia de las Tipologias Arquitectonicas. Barcelona, Gustavo Gili, 1980. PORTOGHESI, Paolo; El Angel de la Historia. Teorías y Lenguajes de la Arquitectura, Madri, Hermann Blume, 1985. SCULLY, Vincent. Arquitetura Moderna. Arquitetura da Democracia. São Paulo: Cosac & Naify, 2002 (1961). SICA, Paolo; Historia del Urbanismo. El Siglo XVIII. Madrid, Instituto de Administración Local, 1982. _______ ; Historia del Urbanismo. El Siglo XIX. 2 vols., Madrid, Instituto de Administración Local, 1982. SITTE, Camillo. A construção da cidade segundo seus princípios artísticos. Introdução: Mancha. São Paulo: Ática, 1992 (1889). STAROBINSKI, Jean; 1789. Os emblemas da razão. São Paulo, Cia. das Letras, 1988. TAFURI, Manfredo e DAL CO, Francesco. Modern Architecture. Milão: Electa/Rizzoli, 1986, 2 vols. TAFURI, Manfredo; Sobre el Renacimiento. Principios, ciudades, arquitectos. Madrid, Cátedra, 1995. VIDLER, Anthony. Claude-Nicolas Ledoux: architecture and utopia in the era of the French Revolution. Basel: Birkhäuser, 2006. WITTKOWER, Rudolph; La Arquitectura en la Edad del Humanismo. Buenos Aires, Nueva Visión, 1968. ZEVI, Bruno; Storia dell'Architettura Moderna, Torino, Einaudi, 1955.