Apresentação de um quadro panorâmico da história do arquiteto e do urbanista como profissional, bem como de sua formação e do ensino de arquitetura e urbanismo. A história do arquiteto e do urbanista no Brasil: transformações da prática profissional e do ensino de arquitetura e urbanismo. Introdução a questões que perpassam os sentidos da produção arquitetônica e urbanística contemporânea. Discutir teoricamente as noções de arquitetura, construção e urbanismo, a partir das formulações de Valéry, Zevi e Lefebvre, referenciando seus pontos de vista a questões contemporâneas da cultura arquitetônica e urbanística. Introdução às questões de regulamentação profissional, dos campos de atuação do arquiteto e das normas jurídico-sociais que condicionam a atuação do arquiteto e urbanista. Ler e analisar criticamente o Código de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (Resolução Nº 52 de 6 de setembro de 2013).
A profissão de arquiteto e urbanista e as transformações da prática profissional e do ensino de arquitetura e urbanismo no Brasil. Questões de regulamentação profissional, do mercado de trabalho, dos campos de atuação do arquiteto e urbanista, e de ética profissional.
História da profissão de arquiteto e urbanista. As transformações da prática profissional e do ensino de arquitetura e urbanismo no Brasil. Questões de regulamentação profissional, do mercado de trabalho e dos campos de atuação do arquiteto e urbanista, e das normas jurídico-sociais que condicionam sua atuação; questões de ética profissional: relações entre profissionais, entre profissionais e clientes e entre profissionais e Estado. Questões que perpassam os sentidos da produção arquitetônica, urbanística e paisagística atuais, dentre as quais: ética e produção da cidade, a estetização da cidade, arquitetura e espetáculo, arquitetura para o mercado. Representações sociais do arquiteto e urbanista; questões de gênero no âmbito profissional da arquitetura e do urbanismo. A questão da sustentabilidade no âmbito da arquitetura e do urbanismo contemporâneos.
CENSO DE ARQUITETOS E URBANISTAS (2012). Brasília: Serviço Público Federal, CAU/BR. CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL (2013). Código de Ética e Disciplina. Resolução nº 52 de 6 de setembro de 2013. Brasília: Serviço Público Federal, CAU/BR. __________ (2015). Manual do Arquiteto e Urbanista. Brasília: 1ª edição, CAU/BR. COSTA, Lucio (1962). “Considerações sobre o ensino de arquitetura”. In: Sobre Arquitetura. Porto Alegre: Centro dos Estudantes Universitários, pp. 111- 117. DURAND, José C. (1989). Arte, Privilégio e Distinção: artes plásticas, arquitetura e classe dirigente no Brasil, 1855/1985. São Paulo: Perspectiva/EDUSP. FICHER, Sylvia (2005). Os Arquitetos da Poli. Ensino e profissão. São Paulo: EDUSP. KOSTOF, Spiro (Ed.) (1977). The Architect. Chapters in the history of the profession. New York and Oxford: Oxford University Press. LEFEBVRE, Henri (2001). O Direito à Cidade. São Paulo: Centauro. POLLAK, Martha (Ed.) (1997). The Education of the Architect. Cambridge: MIT Press. VALÉRY, Paul (1996). Eupalinos ou o Arquiteto. São Paulo: Editora 34. VITRÚVIO (2007) (c. 15aC.). Tratado de Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes. ZEVI, Bruno (1969). Architectura in Nuce. Una definición de arquitectura. Madrid: Aguilar.