Objetivo: Analisar e caracterizar o repertório brasileiro após a chegada da família real no Brasil, em 1808, tendo como focos: o primeiro reinado; o Imperial Conservatório de Música; compositores do Romantismo; a Semana de Arte Moderna; os Manifestos do século XX; as escolas de Camargo Guarnieri e de H. Joachim Koellreutter. Além disso pretende-se abrir espaço para a reflexão sobre as fronteiras entre o popular e o erudito na criação dos compositores do século XX.
Em continuidade a “História da música do Brasil Colônia”, mas sem caracterizar vínculo de pré-requisito, a presente disciplina estuda a produção musical brasileira após a Proclamação da República, tendo em vista as novas estruturas de ensino e divulgação e o realinhamento de ideais artísticos dos compositores.
• Música na corte de D. João: José Maurício e Cândido Inácio da Silva; Marcos Portugal• O Imperial Conservatório de Música: Francisco Manuel da Silva; Carlos Gomes• Leopoldo Miguez, Glauco Velásquez, Henrique Oswald• Alberto Nepomuceno, Ernesto Nazareth, Francisco Braga, Luciano Gallet• Villa-Lobos• O Ensaio sobre música brasileira• Lourenzo Fernadez, Frutuoso Vianna, Brasílio Itiberê• Luiz Cosme; Radamés Gnatalli• Francisco Mignone; Camargo Guarnieri• Os manifestos• Cláudio Santoro; Guerra Peixe • Marlos Nobre; Ricardo Tacuchian; Edino Krieger• Osvaldo Lacerda, Almeida Prado; Gilberto Mendes• Mário Ficcarelli; Willy Corrêa de Oliveira
19. Bibliografia Básica:ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre música brasileira. S. Paulo: Martins, 1962.IDEM. Danças dramáticas do Brasil. Ed. Org. por Oneyda Alvarenga. 2ª. Ed. B Horizonte: Itatiaia; Brasília: INL, 1982. 3 vols.IDEM. O Banquete. S. Paulo: Duas Cidades, 1977.AZEVEDO, Luis Heitor Correa de. 150 anos de música no Brasil. R. Janeiro: J. Olympio, 1956.IDEM. Música e músicos do Brasil. R Janeiro: Casa do Estudante, 1950.BERNARDES, Ricardo (org.). Música Erudita Brasileira: Textos do Brasil, n. 12. Ministério das Relações Exteriores, 2006.CASTRO, Marcos Câmara de. Fructuoso Vianna: Orquestrador do Piano. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música, 2003.COLI. Jorge. Música Final. Campinas: Ed. Da Unicamp, 1998.FRANCATO, Adriana. Asmathour (1971) – para coro e percussão – de G. Mendes: uma abordagem analítica do uso de contrastes de densidade e de intensidade. Revista Opus, n. 11, p. 140-152. Disponível em: www.anppom.com.br/opus/opus11/F_AdrianaFrancato.pdfGÓES, Marcus. Carlos Gomes: a força indômita. Belém: Secult, 1996.GUÉRIOS, Paulo Renato. Heitor Villa-Lobos e o ambiente artístico parisiense: convertendo-se em um músico brasileiro. Mana, 9(1): 81-108, 2003. Disponível em: www.scielo.br/pdf/mana/v9n1/a05v09n1.pdf.KATER, Carlos. Música Viva e H. J. Koellreutter. São Paulo: Musa Editora: Atravez, 2001.KIEFER, Bruno. História da música brasileira. Porto Alegre: Movimento, 1976.MARIZ, Vasco. Três musicólogos brasileiros. Rio de Janeiro: Civ. Brasileira; Brasília: INL, 1983.MARIZ, Vasco. História da Música no Brasil. Rio de Janeiro: Civ. Brasileira, 1981.MARTINS, José Eduardo. Henrique Oswald. S. Paulo: EDUSP, 1995.NAPOLITANO, Marcos. A música popular brasileira (MPB) dos anos 70: resistência política e consumo cultural. Disponível em http://www.hist.puc.cl/historia/iaspmla.htmlNAPOLITANO, Marcos, e WASEERMAN, Maria Clara. Desde que o samba é samba: a questão das origens no debate historiográfico sobre a música popular brasileira. Revista Brasileira de História, v. 20, n. 39, S Paulo, 2000, p. 167-179, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbh/v20n39/2985.pdfNAVES, Santuza Cambraia. Da Bossa Nova à Tropicália. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 15, n. 43, jun. 2000, p.35-44. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v15n43/003.pdfNEPOMUCENO, Alberto. 15 manuscritos para canto. Org. Rosa Maria Zamith. Rio de Janeiro: Funarj, 2000.NEVES, José Maria. Música Contemporânea Brasileira. S. Paulo: Ricordi, 1981.PRADO, Décio de Almeida. Três movimentos (musicais) em torno de 1930. Disponível em www.usp.br/revistausp/n4novo/fdeciotexto.htmlSKEFF, Enio. O nacional e o popular na cultura brasileira. S Paulo: Brasiliense, 1982.TINHORÃO, José Ramos. História Social da Música Popular Brasileira. São Paulo: Ed. 34, 1998.VERMES, Mónica. Alguns aspectos da música sacra no Rio de Janeiro no final do século XIX. Departamento de Artes da UFPr. Revista Eletrônica de Musicologia. Vol. 5, no. 1 / Junho de 2000IDEM. Por uma renovação do ambiente musical brasileiro: o relatório de Leopoldo Miguez sobre os conservatórios europeus. Revista eletrônica de musicologia, vol. 8, dez. 2004WISNIK, José Miguel. O coro dos contrários. S. Paulo: Duas Cidades: SCCT, 1977ZAGO, Rosemara Staub de Barros. Bastidores da criação musical de Gilberto Mendes. Revista Eletrônica de Musicologia, Vol. 5, no. 1 / Junho de 2000Departamento de Artes da UFPr.