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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Estudos Brasileiros
 
Instituto de Estudos Brasileiros
 
Disciplina: IEB0258 - Formas da Canção Popular Brasileira: 1930-1985
Forms of Brazilian Popular Song: 1930-1985

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Analisar e interpretar as principais formas da canção popular brasileira desde o primeiro governo de Getúlio Vargas até o fim dos governos militares. Refletir sobre a experiência histórica brasileira sintetizada nas várias formas de canção, por meio da leitura de comportamentos e de valores cantados em obras modelares. Reconhecer as especificidades da linguagem da canção, estudando-a em relação à música e à literatura. Estudar o processo de realização das canções populares (produção-difusão-consumo), pesquisando as relações entre cultura popular tradicional, cultura letrada e indústria cultural num período marcado pelo crescimento industrial e pela urbanização.
 
To analyze and interpret the main forms of Brazilian popular song from Getulio Vargas´ first government to the end of the military regime. To ponder on the Brazilian historical experience synthesized in various forms of songs through the exam of the behaviors and values chanted in exemplary compositions. To recognize the specificities of the language of song in comparison to music and literature. To study the process of popular song realization (production-diffusion-consumption) as are researched the traditional popular culture relations with literate culture and cultural industry during a period marked by industrial growth and urbanization.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1853060 - Walter Garcia da Silveira Junior
 
Programa Resumido
A disciplina analisa e interpreta obras que sintetizaram diversos aspectos da experiência brasileira no período, estudando tanto as especificidades da canção popular no âmbito da indústria cultural (desde a sua implementação até a consolidação do mercado fonográfico) quanto as relações da canção comercial com a cultura popular tradicional e a cultura letrada.
 
 
 
Programa
A vida comunitária, o nacional-popular e os influxos externos na produção de canções.
Os sambas produzidos no Rio de Janeiro até 1945 e a construção da identidade brasileira.
Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga, as tradições orais do Nordeste e o mercado incipiente da canção popular.
As classes baixas, as classes médias urbanas e a canção de rádio no pós-45.
João Gilberto, Tom Jobim e a bossa nova.
Relações entre a letra de canção e o poema; Vinicius de Moraes.
Relações entre a canção e outras formas culturais (teatro, cinema, artes plásticas, jornalismo, publicidade e propaganda) no pré e no pós-64.
Canção popular e Modernismo (Mário de Andrade, Villa-Lobos, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond, João Cabral, Guimarães Rosa, poetas concretos).
A televisão como veículo de difusão da canção popular.
Chico Buarque, Edu Lobo, Geraldo Vandré, a canção de protesto e a MPB.
A jovem guarda, a canção cafona e a sociedade urbana no pós-64.
Cartola, Rosa de Ouro, Paulinho da Viola e o samba durante os governos militares.
Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé e a tropicália.
Milton Nascimento e o Clube da Esquina.
A censura política e a consolidação do mercado fonográfico durante os governos militares.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exposição teórica. Audição e análise de obras fonográficas. Discussões em sala de aula das leituras programadas. Apresentação, para análise crítica, de programas televisivos ou filmes cinematográficos.
Critério
Participação em sala de aula. Seminários. Prova ou trabalho escrito.
Norma de Recuperação
Realização de trabalho escrito ou de prova na época discriminada pela Pró-Reitoria de Graduação.
 
Bibliografia
     
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