O curso se propõe a desenvolver o entendimento do conto e da crônica na qualidade de gêneros narrativos breves, fundados em certos princípios próprios de composição e de recepção histórica. As idéias gerais serão formuladas a partir da discussão de alguns ensaios teóricos, mas principalmente por meio da leitura e interpretação de textos de escritores nacionais, representantes de diferentes estéticas e momentos que marcaram a literatura brasileira.O curso tem ainda a peculiaridade de se restringir a autores que escreveram nos dois gêneros, permitindo uma visão comparada de seus recursos estilísticos, conforme a destinação.Os textos literários a serem analisados encontram-se na bibliografia indicada. As aulas serão divididas em duas partes, sendo a primeira dedicada ao conto e a segunda à crônica.
- Características da crônica e do conto - Autores de texto a serem analisados: Luis Fernando Veríssimo, Moacyr Scliar, Clarice Lispector, Nelson Rodrigues, Fernando Sabino, João do Rio, Lima Barreto, Machado de Assis.
1. Arte do conto:- Características do gênero e suas implicações formais- Breve história do conto na literatura brasileira2. Arte da crônica: - Características do gênero e suas implicações formais- Breve história da crônica na literatura brasileira3. Autores:- Luis Fernando Veríssimo- Moacyr Scliar- Clarice Lispector- Nelson Rodrigues- Fernando Sabino- Rubem Braga (Um caso especial)- João do Rio- Lima Barreto- Machado de Assis
1. Bibliografia sobre os gêneros: ARRIGUCCI, Davi. Fragmento sobre a crônica. In: Enigma e comentário. São Paulo: Companhia das letras, 1987, p. 51-66.BARBOSA, Fundação Casa de. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas: Unicamp, 1992.Boletim bibliográfico – Biblioteca Mário de Andrade. São Paulo, Vol. 46, nº 14, jan./ dez. de 1985.BOSI, Alfredo. “Situação e forma do conto brasileiro contemporâneo”. In: O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Cultrix, 2002.CANDIDO, Antonio. “A vida ao rés-do-chão”. In: Vários autores. Para gostar de ler. Vol. 5. São Paulo: Ática, 1980.CORTAZAR, Julio. “Alguns aspectos do conto”. In: Valise de cronópio. São Paulo: Perspectiva, 1974, p. 147-163.COSTA, Cristiane. Pena de Aluguel: Escritores jornalistas no Brasil 1904-2004. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.GOTLIB, Nádia Batella. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 1985.SÁ, Jorge de. A crônica. São Paulo: Ática, 1995.MAGALHÃES JUNIOR, Raimundo. A arte do conto: sua história, seus gêneros, sua técnica, seus mestres. Rio de janeiro: Edições Bloch, 1972. MORENO, Armando. “Características do conto”. In: Biologia do conto. Lisboa: Almedina, 1987, p. 71-121.1. Bibliografia dos escritoresASSIS, Machado. 50 contos de Machado de Assis. São Paulo: Companhia das letras, 2010.________. Fernando Paixão (org.). Fuga do hospício e outras crônicas. São Paulo: Ática, 2000.BARRETO, Lima. Contos completos de Lima Barreto. São Paulo: Companhia das letras, 2010._________. Marginalia. São Paulo: Brasiliense, 1961._________. Vida urbana. São Paulo: Brasiliense, 1961.BRAGA, Rubem. Os melhores contos de Rubem Braga. São Paulo: Global, 2001._________. 200 crônicas escolhidas. Rio de Janeiro: Record, 2002. LISPECTOR, Clarice. Descoberta do mundo. Rio de janeiro: Rocco, 2008._________. Para não esquecer. Rio de janeiro: Rocco, 1999._________. Felicidade clandestina. Rio de janeiro: Rocco, 1998._________. Legião estrangeira. Rio de janeiro: Rocco, 1999.SABINO, Fernando. O homem nu. Rio de janeiro: Record, 2010._________. A mulher do vizinho. Rio de janeiro: Record, 1991._________. Os melhores contos. Rio de janeiro: Record, 2000.SCLIAR, MOACYR. Contos reunidos. São Paulo: Companhia das letras, 1995._________. Melhores crônicas de Moacyr Scliar. São Paulo: Global, 2004.RIO, João do. Melhores crônicas de João do Rio. São Paulo: Global, 2006._________. Melhores contos de João do Rio. São Paulo: Global, 2006.RODRIGUES, Nelson. O óbvio ululante: primeiras confissões. São Paulo: Companhia das letras, 1993._________. A vida como ela é: o homem fiel e outros contos. São Paulo: Companhia das letras, 1993.VERÍSSIMO, Luis Fernando. O clube dos anjos. Rio de janeiro: Objetiva, 1998._________. Comédias brasileiras de verão. Rio de janeiro: Objetiva, 2008._________. Melhores do analista de Bagé. Rio de janeiro: objetiva, 2007.