Introduzir o aluno nos principais conceitos da música de forma a propiciar as bases para uma audição crítica de repertórios variados: o funcionamento do ouvido e os sons de nosso dia a dia; os timbres dos instrumentos musicais; Treinamento do ouvido para que o aluno reconheça os timbres de alguns instrumentos musicais pertencentes a famílias diferentes: sopros, percussão, cordas. “Forma e função”: a arquitetura das diferentes músicas ao longo do tempo: a canção, a suíte de danças, a sonata, a sinfonia, as músicas de tradição oral.
A partir dos elementos constitutivos da linguagem musical, as maneiras pelas quais estes elementos são manipulados de forma a construir os repertórios dos povos ocidentais.
Como funciona o ouvido Sons, ruídos, músicas Princípios de organologia: os instrumentos musicais A música ágrafa e a música escrita As formas das músicas, populares e eruditas Músicas do Brasil: forma e função ao longo do tempo.
ANDRADE. Mário de. Introdução à estética musical. Estabelecimento de texto, Introdução e notas de Flávia Camargo Toni. S Paulo: Hucitec, 1995.IDEM. Pequena história da musica. 8a Ed., S Paulo: Martins, 1977.BOUCOURECHLIEV, Andre. A Linguagem Musical. Lisboa: Edições 70. 2003.CALDEIRA FILHO, João. Apreciação musical. S. Paulo: Fermata, 1971.COPLAND, Aaron. Como ouvir e entender musica. S Paulo: É Realizações, 2013.HOLST, Imogen. ABC da Musica. S. Paulo: Martins Fontes, 1998.JOURDAIN, Robert. Musica, Cerebro e êxtase. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998.MENDES, MURILO. Formação de discoteca. São Paulo: Edusp, 1993.VASCONCELOS, JOSÉ. Acústica musical e organologia. Porto Alegre: Movimento, 2002.