Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Estudos Brasileiros
 
Instituto de Estudos Brasileiros
 
Disciplina: IEB0265 - Linguagem Musical I: apreciação e crítica
Musical language I: an appreciation

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Introduzir o aluno nos principais conceitos da música de forma a propiciar as bases para uma audição crítica de repertórios variados: o funcionamento do ouvido e os sons de nosso dia a dia; os timbres dos instrumentos musicais;  
Treinamento do ouvido para que o aluno reconheça os timbres de alguns instrumentos musicais pertencentes a famílias diferentes: sopros, percussão, cordas. 
“Forma e função”: a arquitetura das diferentes músicas ao longo do tempo: a canção, a suíte de danças, a sonata, a sinfonia, as músicas de tradição oral.
 
Introduce students to key concepts in music, giving the base for a critic listening of sundry repertories: sounds of our daily lives, the sounds of musical instruments; Training the ear to recognize sounds from different musical instruments families: woodwinds, percussions, strings. “Form and function”: the architecture of different musics over time: songs, dance, the sonata, the symphony, musics from oral tradition.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
52412 - Flávia Camargo Toni
 
Programa Resumido
A partir dos elementos constitutivos da linguagem musical, as maneiras pelas quais estes elementos são manipulados de forma a construir os repertórios dos povos ocidentais.
 
Since the constitutive elements of musical language, the ways in which these elements are manipulated to build the repertories of occidental people
 
 
Programa
Como funciona o ouvido 
Sons,  ruídos, músicas
Princípios de organologia: os instrumentos musicais
A música ágrafa e a música escrita
As formas das músicas, populares e eruditas
Músicas do Brasil: forma e função ao longo do tempo.
 
How the ear works Sounds, noises, music Principles organology: Musical Instruments The unwritten music and music writing The shapes of songs, popular and erudite Music of Brazil: form and function over time.
 
 
Avaliação
     
Método
Exposição Teórica e discussão dos textos selecionados da Bibliografia do Curso;
Audição de registros sonoros focalizando sons de instrumentos, obras de várias regiões do país e do exterior.
Critério
A avaliação será feita mediante prova escrita e auditiva e fichamento de conteúdo da bibliografia. Também poderão ser usados métodos auxiliares de avaliação como seminários, oficinas e análises de musicas. A freqüência na disciplina, bem como a participação do aluno, desempenham papel de relevo na avaliação.
Norma de Recuperação
A recuperação será feita mediante prova escrita e auditiva e/ou trabalho escrito sobre o conteúdo da disciplina.
 
Bibliografia
     
ANDRADE. Mário de. Introdução à estética musical. Estabelecimento de texto, Introdução e notas de Flávia Camargo Toni. S Paulo: Hucitec, 1995.
IDEM. Pequena história da musica. 8a Ed., S Paulo: Martins, 1977.
BOUCOURECHLIEV, Andre. A Linguagem Musical. Lisboa: Edições 70. 2003.
CALDEIRA FILHO, João. Apreciação musical. S. Paulo: Fermata, 1971.
COPLAND, Aaron. Como ouvir e entender musica. S Paulo: É Realizações, 2013.
HOLST, Imogen. ABC da Musica. S. Paulo: Martins Fontes, 1998.
JOURDAIN, Robert. Musica, Cerebro e êxtase. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998.
MENDES, MURILO. Formação de discoteca. São Paulo: Edusp, 1993.
VASCONCELOS, JOSÉ. Acústica musical e organologia. Porto Alegre: Movimento, 2002.
 

Clique para consultar os requisitos para IEB0265

Clique para consultar o oferecimento para IEB0265

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP