Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Estudos Brasileiros
 
Instituto de Estudos Brasileiros
 
Disciplina: IEB0266 - Linguagem Musical II: A Formação do Gosto
Musical Language II: an appreciation

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2015 Desativação:

Objetivos
Após ter introduzido o aluno nos principais conceitos da música, propiciando algumas bases para a audição crítica de repertórios variados, objetiva-se agora discutir alguns conceitos fundamentais dos textos sobre música: barroco, clássico, impressionismo, popular, erudito, de raiz, nacional, nacionalista.
Não menos importante é a introdução de repertório brasileiro do século XX, acompanhado de textos analíticos de Mário de Andrade e voltados tanto para a música das salas de concerto – Villa-Lobos, Lorenzo Fernandes, Camargo Guarnieri, Francisco Mignone – quanto para as músicas de tradição oral.
 
After introducing students about the main musical concepts, propitiating some bases for a critic listening of sundry repertory, we aim now to discuss some fundamental concepts from texts about music: baroque, classic, impressionism, popular, erudite, roots, national, nationalist.
It is also important to introduce Brazilian repertory of XX century, accompanied by analytic texts of Mário de Andrade and texts about music in concert halls - Villa-Lobos, Lorenzo Fernandes, Camargo Guarnieri, Francisco Mignone – including oral tradition music.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
52412 - Flávia Camargo Toni
 
Programa Resumido
Dando sequência ao planejado para a disciplina do semestre anterior, pretende-se discutir os elementos constitutivos da linguagem musical, as maneiras pelas quais estes elementos são manipulados de forma a construir os repertórios dos povos ocidentais e, agora, focalizando exclusivamente a música do Brasil.
 
To continue what was planned in “Musical Language I: An Appreciation”, we intend to discuss the constitutive elements of musical language, the ways in which these elements are manipulates to construct occidental people’s repertory and, now, focus exclusively in Brazilian music.
 
 
Programa
Gênero, estilo e função na música universal
Concerto, suíte e sonata na música europeia dos séculos XVIII e XIX
Gênero, estilo e função na música brasileira
Choro, modinha e lundu
Os choros de Villa-Lobos e de Camargo Guarnieri
As modinhas de Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e de Francisco Mignone
Ponteio, pontear, ponteado: verbetes do Dicionário Musical Brasileiro de Mário de Andrade
Os Ponteios para piano de Camargo Guarnieri
Concerto, suíte e sonata na música brasileira do século XX: o Ensaio sobre Música de Mário de Andrade
 
Gender, style and function in universal music
Concert, dance and sonata in European music in XVIII e XIX centuries
Gender, style and function in Brazilian music
Choro, modinha e lundu
The choros of Villa-Lobos and Camargo Guarnieri
The modinhas of Villa-Lobos, Carmargo Guarnieri and Francisco Mignone
Pontei, pontear, ponteado: entries from Brazilian Musical Dictionary – Mário de Andrade
The ponteios for piano of Camargo Guarnieri
Concert, dance and sonata in Brazilian music from XX century: the “Ensaio sobre Música” of Mário de Andrade
 
 
Avaliação
     
Método
Exposição teórica e discussão dos textos selecionados da Bibliografia do Curso; Audição de registros sonoros focalizando sons de instrumentos, obras de várias regiões do país e do exterior.
Critério
A avaliação será feita mediante prova escrita e auditiva e fichamento de conteúdo da bibliografia. Também poderão ser usados métodos auxiliares de avaliação como seminários, oficinas e análises de músicas. A frequência na disciplina, bem como a participação do aluno, desempenham papel de relevo na avaliação.
Norma de Recuperação
A recuperação será feita mediante prova escrita e auditiva e/ou trabalho escrito sobre o conteúdo da disciplina.
 
Bibliografia
     
ANDRADE. Mário de. Dicionário musical brasileiro
IDEM. Introdução à estética musical. Estabelecimento de texto, Introdução e notas de Flávia Camargo Toni. S Paulo: Hucitec, 1995.
IDEM. Musica, doce música.
IDEM. Pequena história da música. 8a Ed., S Paulo: Martins, 1977.
BOUCOURECHLIEV, Andre. A Linguagem Musical. Lisboa: Edições 70. 2003.
CALDEIRA FILHO, João. Apreciação musical. S. Paulo: Fermata, 1971.
COPLAND, Aaron. Como ouvir e entender música. S Paulo: É Realizações, 2013.
HOLST, Imogen. ABC da Música. S. Paulo: Martins Fontes, 1998.
SILVA, Flávio (org.). Camargo Guarnieri: o homem e o tempo.
IDEM. Francisco Mignone.
VASCONCELOS, JOSÉ. Acústica musical e organologia. Porto Alegre: Movimento, 2002.
 

Clique para consultar os requisitos para IEB0266

Clique para consultar o oferecimento para IEB0266

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP