Após ter introduzido o aluno nos principais conceitos da música, propiciando algumas bases para a audição crítica de repertórios variados, objetiva-se agora discutir alguns conceitos fundamentais dos textos sobre música: barroco, clássico, impressionismo, popular, erudito, de raiz, nacional, nacionalista.Não menos importante é a introdução de repertório brasileiro do século XX, acompanhado de textos analíticos de Mário de Andrade e voltados tanto para a música das salas de concerto – Villa-Lobos, Lorenzo Fernandes, Camargo Guarnieri, Francisco Mignone – quanto para as músicas de tradição oral.
Dando sequência ao planejado para a disciplina do semestre anterior, pretende-se discutir os elementos constitutivos da linguagem musical, as maneiras pelas quais estes elementos são manipulados de forma a construir os repertórios dos povos ocidentais e, agora, focalizando exclusivamente a música do Brasil.
Gênero, estilo e função na música universalConcerto, suíte e sonata na música europeia dos séculos XVIII e XIXGênero, estilo e função na música brasileiraChoro, modinha e lunduOs choros de Villa-Lobos e de Camargo GuarnieriAs modinhas de Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e de Francisco MignonePonteio, pontear, ponteado: verbetes do Dicionário Musical Brasileiro de Mário de AndradeOs Ponteios para piano de Camargo GuarnieriConcerto, suíte e sonata na música brasileira do século XX: o Ensaio sobre Música de Mário de Andrade
ANDRADE. Mário de. Dicionário musical brasileiroIDEM. Introdução à estética musical. Estabelecimento de texto, Introdução e notas de Flávia Camargo Toni. S Paulo: Hucitec, 1995.IDEM. Musica, doce música.IDEM. Pequena história da música. 8a Ed., S Paulo: Martins, 1977.BOUCOURECHLIEV, Andre. A Linguagem Musical. Lisboa: Edições 70. 2003.CALDEIRA FILHO, João. Apreciação musical. S. Paulo: Fermata, 1971.COPLAND, Aaron. Como ouvir e entender música. S Paulo: É Realizações, 2013.HOLST, Imogen. ABC da Música. S. Paulo: Martins Fontes, 1998.SILVA, Flávio (org.). Camargo Guarnieri: o homem e o tempo.IDEM. Francisco Mignone. VASCONCELOS, JOSÉ. Acústica musical e organologia. Porto Alegre: Movimento, 2002.