Colocar os alunos em contato com o mar e os peixes para estudar suas características e funções. Familiarizar os alunos com os vários grupos de peixes, discutir e introduzir conceitos e métodos de estudo de ecologia e biologia de peixes marinhos, avaliar de forma comparada os peixes em diferentes ambientes marinhos. Desenvolver habilidades e espírito crítico do aluno para problemas práticos em situações de campo. Melhorar o processo de aprendizagem através do contato direto do aluno com as atividades práticas.
As variáveis ambientais e seus reflexos sobre a repartição dos peixes. Descritores ecológicos de comunidade e parâmetros populações. Processos biológicos do ciclo de vida e as adaptações morfológicas. Estratégias de conservação. materiais e métodos de estudo bioecológico.
As variáveis ambientais naturais e antrópicas e seus reflexos sobre a repartição espaço-temporal dos peixes. Descritores ecológicos de comunidades e parâmetros populações. Processos biológicos do ciclo de vida - alimentação e reprodução. Adaptações morfológicas voltadas aos processos biológicos. estratégias de conservação. Materiais e métodos de estudo bioecológico. Atividades práticas em saída de campo/mar.
1) Diana, J. S. 2004. Biology and ecology of fishes. Biol Sciences Press 498p. 2) Lowe-McConnell, R.H. 1999. Estudos Ecológicosde comunidades de peixes tropicais. Trad. Vazzoler, A.E.A. de M.; Agostinho, A.A. & Cunningham, P.T.M. EDUSP 534p. 3) Moyle, P.& Cech, Jr. J. 2004 Fishes: an introduction to ichthyology. Prentice Hall. 543p 4) Sale, P. 1991. The ecology of fishes of coral reefs. Acad. Press. 754p. 5) Wooton, R.J. 1990 Ecology of teleost fishes. Chapman & Hall. 404p.