Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto Oceanográfico
 
Oceanografia Biológica
 
Disciplina: IOB0141 - Princípios e Práticas de Extensão em Sistemas Costeiros
Principals and Practices in Outreach in Coastal Systems

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Propiciar a realização de experiência/projetos preliminares de extensão universitária possibilitando condições de progresso acadêmico-profissional em nível de pós-graduação e/ou inserção sócio-comunitária. Desenvolver um tema específico que simule uma situação profissional, com vista a capacitar o aluno em planejamento e estratégias de solução de o problema. Discutir a articulação existente entre extensão-pesquisa-ensino e a sua relação entre universidade e sociedade. Colocar o estudante em sintonia com a prática diária de sua profissão, possibilitando a experiência de um ensaio pré-profissional. Dar a oportunidade ao estudante de utilizar sua experiência pré-profissional para identificar temas que complementem sua formação profissional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5556292 - Alexander Turra
2699716 - Patricia Teresa Monteiro Cunningham
 
Programa Resumido
O histórico das práticas de extensão universitárias. Conceitos, finalidades e objetivos da extensão universitária.
 
 
 
Programa
O histórico das práticas de extensão universitárias. Conceitos, finalidades e objetivos da extensão universitária. A política nacional de extensão e o desenvolvimento sustentável. Atividades de extensão e de educação ambiental - interdisciplinares, técnicas de percepção ambiental. Amostragens - observação diretas ou participantes, questionários e entrevistas, relatos orais. O papel dos aquários/oceanários, museus e parques na educação e na conservação ambiental. Elaboração e acompanhamento de projeto. Atividade Extra Classe.
 
 
 
Avaliação
     
Método
seminários, relatórios, desempenho e participação nas atividades do curso.
Critério
Capacidade de expressão oral e escrita e de colaboração, proatividade, e assiduidade.
Norma de Recuperação
Prova escrita.
 
Bibliografia
     
1-Costa, L.B. (org) 2001. Avaliando a educação ambiental no Brasil: materiais audivisuais. Peirópolis/Instituto Ecoar para Cidadania. São Paulo. 156p. 2- Demo P. 2002. Conhecer & aprender: sabedoria dos limites e desafios. Artmed, Porto Alegre. 152p. 3- Dias, G.F. 2001. Educação ambiental: princípios e práticas. Ed. Gaia., São Paulo. 551p. 4-McKinney, M.L. & Schoch, R.M. 1996. Environmental Science and solutions. West Publ. Comp., USA. 639p. 5- Pardo-Díaz, A. 2002. Educação ambiental como projeto. Artmed, Porto Alegre, 168p. 6- Sumich, J. 1999. An introduction to the biology of marine life. the McGraw-Hill Comp. Inc. 484p.
 

Clique para consultar os requisitos para IOB0141

Clique para consultar o oferecimento para IOB0141

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP