Propiciar a realização de experiência/projetos preliminares de extensão universitária possibilitando condições de progresso acadêmico-profissional em nível de pós-graduação e/ou inserção sócio-comunitária. Desenvolver um tema específico que simule uma situação profissional, com vista a capacitar o aluno em planejamento e estratégias de solução de o problema. Discutir a articulação existente entre extensão-pesquisa-ensino e a sua relação entre universidade e sociedade. Colocar o estudante em sintonia com a prática diária de sua profissão, possibilitando a experiência de um ensaio pré-profissional. Dar a oportunidade ao estudante de utilizar sua experiência pré-profissional para identificar temas que complementem sua formação profissional.
O histórico das práticas de extensão universitárias. Conceitos, finalidades e objetivos da extensão universitária.
O histórico das práticas de extensão universitárias. Conceitos, finalidades e objetivos da extensão universitária. A política nacional de extensão e o desenvolvimento sustentável. Atividades de extensão e de educação ambiental - interdisciplinares, técnicas de percepção ambiental. Amostragens - observação diretas ou participantes, questionários e entrevistas, relatos orais. O papel dos aquários/oceanários, museus e parques na educação e na conservação ambiental. Elaboração e acompanhamento de projeto. Atividade Extra Classe.
1-Costa, L.B. (org) 2001. Avaliando a educação ambiental no Brasil: materiais audivisuais. Peirópolis/Instituto Ecoar para Cidadania. São Paulo. 156p. 2- Demo P. 2002. Conhecer & aprender: sabedoria dos limites e desafios. Artmed, Porto Alegre. 152p. 3- Dias, G.F. 2001. Educação ambiental: princípios e práticas. Ed. Gaia., São Paulo. 551p. 4-McKinney, M.L. & Schoch, R.M. 1996. Environmental Science and solutions. West Publ. Comp., USA. 639p. 5- Pardo-Díaz, A. 2002. Educação ambiental como projeto. Artmed, Porto Alegre, 168p. 6- Sumich, J. 1999. An introduction to the biology of marine life. the McGraw-Hill Comp. Inc. 484p.