O objetivo é proporcionar uma base sólida de conhecimentos sobre o grupo-alvo de cetáceos estudado, e com uma visão integrada e crítica sobre estratégias para engajamento em pesquisa com a espécie e seu uso como instrumento para investir em esforços de conservação da zona costeira onde ocorre.
A disciplina será integralmente realizada no município de Cananeia, na base de pesquisas “João de Paiva Carvalho” sob administração e gerenciamento do Instituto Oceanográfico da USP. A referida base de pesquisas apresenta a estrutura adequada para a realização de aulas teóricas (duas salas disponíveis), aulas práticas (dois laboratórios disponíveis) e saídas em campo com uso de embarcação (cinco embarcações disponíveis). Serão 60 horas de curso integrando atividades teóricas, práticas e leituras de textos pelos alunos para uma sessão de aulas invertidas. Serão tratados os seguintes tópicos: hipóteses de origem da espécie, sua caracterização morfológica, distribuição, hábitos alimentares, aspectos reprodutivos, papéis ecológicos, principais ameaçãs aos estoques populacionais, estado da arte do conhecimento e categorização nas listas de proteção de espécies. Haverá três aulas práticas em laboratório, sendo uma delas voltada a apresentar material biológico relacionado aos aspectos de história de vida, outra para exercícios de fotoidentificação e estimativa de idade por meio de histologia de dentes, e outra para simular um exercício de estimativa de abundância com o uso da técnica de captura-recaptura. Serão quatro saídas com embarcação para apresentação dos alunos à espécie e compatilhamento de aspectos da influência dos fatores ecológicos em sua rotina, para apresentação de um fenômeno raro de captura de presas que a população local executa praticamente diariamente em dois pontos da região, e duas saídas para realizar um simulado de como se realizam trabalhos de pesquisa em campo com a espécie. Haverá tempo para que individualmente os alunos tenham contato com literatura de temas específicos que sejam trabalhadas e apresentadas sob a forma de aula invertida. Em paralelo, esses conteúdos serão ajustados e formatados para haver compartilhamento em canais usualmente utilizados para alcançar uma audiência mais ampla como as redes sociais, wikipedia, páginas web, dentre outros.
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