Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Agroindústria Alimentos e Nutrição
 
Disciplina: LAN0112 - Epidemiologia das Toxi-infecções Alimentares
Food Toxinfections Epidemiology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Compreensão do conceito de epidemiologia em alimentos; conhecer o papel dos alimentos na transmissão de doenças, os principais agentes patogênicos em alimentos assim como o mecanismo de ação dos agentes patogênicos, princípios de infecção e mecanismos de virulência, a fim de capacitar o futuro profissional a intervir/auxiliar em casos de investigação epidemiológica em surtos de toxi-infecções, ser capaz de compreender e elaborar planos de amostragem em alimentos, interpretar a legislação de alimentos e capacitar o futuro profissional para adotar medidas preventivas na manipulação, industrialização e armazenagem de alimentos.
 
 
 
Programa Resumido
Determinação do processo saúde-doença em alimentos. Conceito de saúde. Métodos epidemiológicos. Índices e coeficientes usados em estatística de saúde. Epidemiologia descritiva e epidemiologia analítica. Formação de hipótese casual. Delineamento de pesquisas e levantamento de dados em surtos de toxi-infecção alimentar. Anatomia e fisiologia do tubo digestório. Princípios de infecção e virulência. Alimento como veículo de doenças, doenças veiculadas por alimentos, epidemiologia das doenças transmissíveis por alimentos e medidas de prevenção. Vigilância epidemiológica, estudo do plano de amostragem para alimentos e interpretação de resultados laboratoriais. Princípios de higiene e sanificantes, substâncias detergentes e sanificantes. Práticas laboratoriais de preparo de soluções sanificantes, uso de detergentes e técnicas de avaliação microbiológicas pelo uso de suabe.
 
Food health and disease process determination. Health concept. Epidemiological methods. Health statistical indexes and coefficients. Descriptive and analytical epidemiology. Casual hypothesis formation. Research drawing and data collecting in food toxic infection outbreaks. Digestive tract anatomy and physiology. Infection and virulence principles; Food as a transmitter of diseases, food transmissible disease epidemiology and preservation measures; Epidemiological surveillance, food sample planning studies; Hygiene and sanity principles, detergent and harming substances; Laboratory practices of preparing harming solutions, use of detergents and techniques of microbiological evaluation by suabe use.
 
 
Programa
1) Epidemiologia: definições, conceitos, princípios e propósitos, alimentos como veículos de toxiinfecções alimentares; 2)Saúde: definição saúde-doença; agentes, hospedeiros e meio-ambiente, portadores, vias de transmissão, princípios da infecção e virulência dos agentes, dose infectante, defesas do organismo humano, interações entre microrganismo e seres humanos. 3) Fisiologia e Anatomia do Aparelho Digestório: princípios de anatomia e histologia, fisiologia do processo digestivo 4) Metodologia Epidemiológica: fase descritiva, coleta de dados, fase analítica, medidas de mortalidade, medidas de morbidade. 5) Higiene dos Alimentos: zoonoses e toxi-infecções alimentares, relações ecológicas dos microrganismos patogênicos com o alimento, ser humano e ambiente e a transmissão de doenças nos sistemas de produção ; infecções e intoxicações alimentares, principais grupos de patógenos e suas características de crescimento nos alimentos e efeito das tecnologias, fontes de contaminação, sobrevivência em alimentos e aos processos de industrialização/conservação, patogenia e patologia das doenças causadas. 6) Surtos de toxi-infecção alimentar: coleta de dados, coleta e transporte de amostras para análises. 7) Planos de amostragem em microbiologia, planos de 2 e 3 classes, critérios de aceitação de lotes, 8) Detergentes e sanificantes: principais princípios ativos utilizados, produtos permitidos em indústria de alimentos, sabões sanificantes utilizados em por manipuladores na indústrias de alimentos, compatibilidade química entre produtos 9) Métodos de limpeza: princípios de limpeza, tipos de sujeiras, biofilmes bacterianos, tipos e usos de detergentes e sanificação, métodos de limpeza em industrias e cozinhas industriais, sistemas CIP. Práticas: a) preparação de soluções sanificantes, b) dosagem do cloro por titulometria e demanda de cloro no processo de sanificação, c) sanificação de vegetais; d) uso de detergentes em diferentes sujidades: resíduos de leite, carne, pescado, farinhas e amidos; e) Avaliação do processo de limpeza pela técnica do suabe: suabe de mãos, nariz e superfícies inertes por área delimitada; técnicas de contagens microbiológicas dos suabes: contagem global, enterobactérias e estafilococos coagulasse positiva.
 
 
 
Avaliação
     
Método
a) Método: Serão realizadas 3 (três) provas (P1, P2 e P3), cada uma com 25%, mais trabalhos distribuídos em sala de aula (25%).
Critério
N= P1 (25%) + P2 (25%) + P3 (25%)+ TRABALHOS (25%)= NOTA FINAL
Norma de Recuperação
Será realizada 1 (uma) prova de recuperação dentro do prazo estabelecido pela Comissão de Graduação da ESALQ, respeitada a Resolução COG-3583. A nota final será a média da nota (N) obtida pelo aluno no semestre e a nota da prova de recuperação
 
Bibliografia
     
ADAMS, M. & MONTGEJEMI.  Segurança Básica dos Alimentos para Profissionais de Saúde.  Organização Mundial da Saúde, 128p. 2002.
ANDRADE, N.J. de. Higienização na indústria de alimentos: avaliação e controle da adesão e formação de biofilmes bacterianos. São Paulo: Varela, 2008. 412 p
CORTES, J.A. Epidemiologia: Conceitos e Princípios Fundamentais, Ed. Varela, 227 p, 1993.
FORATTINI, O. P. Ecologia, Epidemiologia e Sociedade, Ed EDUSP, 529 p, 1992.
FRANCO, B.D.G.M.; LANDGRAF, M. Microbiologia dos Alimentos. São Paulo: Editora Atheneu, 2002. 182p.
HAZELWOOD, D. & McLEAN, A.C. Manual de Higiene para Manipuladores de Alimento. Ed. Varela, 140 p., 1996.
ICMSF. Microrganismos de los Alimentos-2: Métodos de Muestro para Análises Microbiológicos. Princípios y Aplicaciones Específicas., Ed. Acribia, 215 p, 1999.
JUNQUEIRA, L.C. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan. 11o Ed, 2008, 508 p.
PUTZ, R. & PABAY, E. (Ed). Atlas de Anatomia Humana Sobota V. 2. Tronco, vísceras e membros inferiores. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 21º Ed, 2000, 405 p.
SILVA, N. da; JUNQUEIRA, V.C.A.; SILVEIRA, N.F.A; TANIWAKI, M.H.; SANTOS, R.F. S. dos; GOMES, R.A.R. Manual de métodos de análise microbiológicas de alimentos. 3 ed. São Paulo: Varela, 2007. 552p
SCHAETER,M.; MEDOFF,G.; EISENSTEIN,B.I. & GUERRA,H. Microbiología: Mecanismos de las Enfermidades Infecciosas. Ed. Williams & Wilkins, 1000 p., 1994.
TORTORA, G,J.; FUNK, B.R. & CASE, C.L. Microbiologia. 6ª ed. Artmed, 1998, 827 p.
DÂNGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia Humana Básica. 2ª Ed. Atheneu, 2006. 184 p.
SILVERTHORN, D. U. Fisiologia Humana: Uma Abordagem Integrada. 2ª Ed. Manole, 2003. 816 p.
 

Clique para consultar os requisitos para LAN0112

Clique para consultar o oferecimento para LAN0112

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP