1. Conhecer o papel da universidade. 2. Conhecer o histórico e perspectivas das Ciências dos Alimentos. 3. Conhecer as principais fontes de informação científica e técnicas de busca e seleção de informações científicas na área de ciências dos alimentos. 4. Identificar as oportunidades de estágio e atividades extracurriculares oferecidas 5. Conhecer as competências e habilidades do bacharel em Ciências dos Alimentos bem como sua importância na resolução de problemas no contexto nacional. 6. Conhecer os princípios éticos que norteiam a vida acadêmica e profissional.
1. Funções da Universidade. 2. Ciências dos Alimentos: área, curso e mercado de trabalho. 3. Fontes de informação, técnicas de busca e seleção de informações científicas na área de ciências dos alimentos 4. Áreas de atuação e locais de trabalho do Bacharel em Ciências dos Alimentos. Conselho de classe e Associação de profissionais. Ética no trabalho. 5. Problemas na área de alimentos no Brasil.
1. Funções da Universidade. Universidade de São Paulo – diretrizes e metas. ESALQ: histórico, missão, valores e visão. Organograma da USP e da ESALQ. Cursos, Departamentos e serviços à comunidade. Programas do Campus da ESALQ. 2. Ciências dos Alimentos: histórico e perspectivas da área, do curso e do profissional. Projeto Político Pedagógico: definição, objetivo, importância. Grade curricular. Disciplinas essenciais e optativas. Disciplinas Básicas e Aplicadas. Pré-requisitos. Carga horária mínima. Formas de Avaliação. Freqüência. Direitos e deveres. Ética na universidade. Tutoria, Estágios, Trabalho de Conclusão de Curso. Atividades extra-curriculares. 3. Ferramentas de busca de artigos científicos em bancos de dados bibliográficos: ISI Web of Science, Dedalus e outras; Critérios de seleção de textos científicos (tópicos, autores, nome da publicação, data, fator de impacto); Referências bibliográficas e normas técnicas 6. 4. Áreas de atuação e locais de trabalho do Bacharel em Ciências dos Alimentos. Principais organizações relacionadas à atividade. Atuação multidisciplinar. Mercado de trabalho. Conselho Profissional. Associação de Profissionais. Ética no trabalho. Palestras de egressos e representantes de instituições. 5. Problemas nas áreas de alimentos no Brasil. Produção, transporte, processamento, comercialização, consumo. Qualidade. Produtos de Origem Animal. Produtos de Origem Vegetal. Fiscalização. Legislação.
Referências indicadas em cada aula pelos docentes.