Capacitar o aluno a desenvolver um projeto de desenvolvimento de produto, desde a concepção até o lançamento do produto do mercado, por meio da aplicação dos conhecimentos adquiridos a partir das disciplinas básicas e aplicadas do curso.
Estratégias de desenvolvimento de produtos e inovação na área de ciência dos alimentos. Elaboração de projeto de desenvolvimento de um produto. Concepção do produto. Marketing, definição de Marca e logotipo. Capacidade de produção. Aditivos e ingredientes. Formulação. Shelflife. Processamento. Interações de nutrientes e biodisponibilidade. Fortificação de alimentos. Embalagens. Seleção de equipamentos e utensílios. Aproveitamento e tratamento de resíduos e efluentes. Estudo do arranjo físico (layout industrial). Rotulagem e Registro do Produto. Análise financeira. Elaboração de protótipos. Visitas a Feiras de aditivos e ingredientes. Visitas técnicas.
Estratégias de desenvolvimento de produtos e inovação na área de ciência dos alimentos. Tendências para o desenvolvimento de produtos alimentícios. Elaboração de projeto de desenvolvimento do produto: Percepção do Consumidor, pesquisa quantitativa e qualitativa, coleta de dados; Concepção do Produto, Desenvolvimento da estratégia de marketing; Tamanho do projeto (capacidade de produção) e localização da agroindústria; Aditivos e ingredientes, formulação, processamento; Interações de nutrientes e biodisponibilidade; Índices de conversão; Fortificação de alimentos; Embalagens (Tipos de embalagens, funções básicas das embalagens, design); Determinação da vida útil de produtos (Shelflife); Seleção do processo industrial e definição do programa de produção; Seleção de equipamentos e utensílios; Aproveitamento e tratamento de resíduos e efluentes; Estudo do arranjo físico (layout industrial). Rotulagem e Registro do Produto; Análise financeira. Elaboração de protótipos. Visitas a Feiras de aditivos e ingredientes. Visitas técnicas.
Básica: Brasil Food Trends 2020. Federação das indústrias do Estado de São Paulo, Instituto de Tecnologia de Alimentos. São Paulo: FIESP/ITAL. 2010. COZZOLINO, SILVIA M.F. Biodisponibilidade de nutrientes. São Paulo: Manole. 2005. 878p. FULLER, G.W. New food product development from concept to marketplace. Boca Raton: Fla CRC Press. 2005. 388 p. LINNEMANN, A. et al. Food product design an integrated approach. Wageningen: Wageningen Academic Publishers. 2011. 283 p. MOSKOWITZ, H. R. Sensory and consumer research in food product design and development. Série:IFT Press series. Ames: Iowa Blackwell Pub. 2006. 358 p. OLIVEIRA, L. M. de (ed). Requisitos de proteção de produtos em embalagens plásticas rígidas. Centro de Tecnologia de Embalagens. Instituto de Tecnologia de Alimentos. Campinas: CETEA/ITAL, 2006. 327 p. SARANTÓPOULOS, C.G.L.; OLIVEIRA, L.M.; CANAVESI,E. Requisitos de conservação de alimentos em embalagens flexíveis. CETEA. Campinas. 2001 Complementar: BORNIA, Antonio Cezar. Análise gerencial de custos: aplicações em empresas modernas. 3. Ed. São Paulo : Atlas, 2010. CARVALHO, A.M. Engenharia de embalagens. Novatec. São Paulo. 2008 JONGEN, W.M.F.; MELEBERG, M.T.G. Innovation in agri-food systems - product quality and consumer acceptance. Wageningen: Wageningen Publishers. 2005. 399 P. ORNELLAS, L.H. Técnica Dietética. Seleção e Preparo de Alimentos. 8a ed. Ed. Atheneu, Rio de Janeiro, 2003, 320p. PHILIPPI, S.T. Nutrição e Técnica Dietética: São Paulo: Manole. 2003. 390p. SILVA, C.A.B.; FERNANDES, A.R. (Eds). Projetos de empreendimentos agroindustriais – Produtos de Origem animal . Vol.1. UFV: Viçosa. 2003. 308p SILVA, C.A.B.; FERNANDES, A.R. (Eds) . Projetos de empreendimentos agrondustriais - produtos de origem vegetal. Vol. 2. UFV:Viçosa. 2003.459p