Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: a) compreender adequadamente as características das principais matérias primas alimentícias de origem animal e vegetal; b) conhecer as principais matérias primas alimentícias de origem animal e vegetal; c) compreender as características físico-químicas das matérias primas alimentícias; d) conhecer os principais fatores que afetam a qualidade das matérias primas alimentícias; e) conhecer e compreender as principais causas de deterioração das matérias primas alimentícias; f) conhecer os métodos de armazenamento e conservação das matérias-primas alimentícias; g) compreender e conhecer as legislações e os órgãos responsáveis pelo controle de qualidade e integridade das matérias-primas alimentícias.
Definição, classificação, produção, consumo, características físicas e químicas, fisiologia pós-colheita, armazenamento, conservação, aspectos de legislação e controle de qualidade.das matérias-primas agropecuárias como: Frutas e hortaliças; Cereais e oleaginosas; Tubérculos e raízes tuberosas; Carnes; Pescado; Leite; Mel. A disciplina visa viagens didáticas para reforçar conceitos aprendidos nas aulas teóricas.
Definição e classificação das matérias-primas agropecuárias; Frutas e hortaliças: importância econômica, características morfológicas, classificação quanto à respiração, ponto ótimo de colheita, características físicas e químicas, armazenamento, conservação e aspectos de legislação; Cereais e oleaginosas: importância econômica, aspectos botânicos, características do grão, composição química, armazenamento, conservação e aspectos de legislação; Tubérculos e raízes tuberosas: importância econômica, principais características, composição química, armazenamento, conservação, aspectos de legislação; Carnes: importância econômica, caracterização das espécies de corte, tipos de criação, bem-estar animal, abate humanitário, cadeia da produção e aspectos de legislação; Pescado: aspectos de produção de pescado e recursos ambientais relacionados. O pescado como matéria-prima. Aspectos bioquímicos e microbiológicos, sensoriais e nutricionais.Leite: importância econômica, caracterização das espécies de leite, bem-estar animal, formação e composição química do leite, análises de qualidade do leite no recebimento, pré- processamento, legislação e controle de qualidade. Mel: importância econômica, caracterização das espécies, formação e composição química, análises de qualidade, legislação e controle de qualidade.
Básica KOBLITZ, M. G. B. Matérias-primas Alimentícias: composição e controle de qualidade. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. LIMA, U. A. (Coord.) Matérias-primas dos Alimentos. São Paulo: Blucher, 2010. OETTERER, M. Industrialização do pescado cultivado. Guaíba: Editora Agropecuária, 2002, 200p. Complementar ORDÓÑEZ, J. A. Tecnologia de alimentos: alimentos de origem animal. Porto Alegre: ARTMED, 2005. 2 v. BASTOS, Edna. Trigo: da lavoura ao pão. São Paulo: Icone, 1987. GALVÃO, João Carlos Cardoso; MIRANDA, Glauco Vieira (ed.). Tecnologias de Produção de Milho. Viçosa: UFV, 2004. GONÇALVES, Alex Augusto. Tecnologia do pescado. São Paulo: Atheneu, 2011. OETTERER, Marília; REGINATO-D’ARCE, Marisa A. B.; SPOTO, M. H. F. Fundamentos de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Barueri: Manole, 2006. OLIVEIRA, Maricê Nogueira de. Tecnologia de produtos lácteos funcionais. São Paulo: Atheneu, 2009. ORDÓÑEZ, J. A. Tecnologia de alimentos: componentes dos alimentos e processos. v.1. Porto Alegre: ARTMED, 2005. BELOTI, V. Leite: obtenção, inspeção e qualidade. Londrina: Editora Planta, 2015. 420 p. Cruz, A.G.; Zacarchenco, P.B.; Oliveira, C.A.F.; Corassin, C.H. Microbiologia, Higiene e Controle de Qualidade no Processamento de Leites e Derivados. 1ª ed. Vol. 4, Rio de Janeiro: Elsevier, 2019. 356 p. CRUZ, A.G.; ZACARCHENCO, P.B.; OLIVEIRA, C.A.F.; CORASSIN, C.H. Processamento de leites de consumo. 1ª ed. Vol. 2. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 355 p.