Desenvolver os métodos de avaliação sensorial, capacitando os alunos a utilizarem a análise sensorial na área de alimentos, envolvendo também o teste de mercado e empregando sistema de análise computadorizado.
Introdução à Análise Sensorial – Fisiologia da Percepção; Métodos Discriminativos, Descritivos e Afetivos; Teste de Mercado
Introdução à Análise Sensorial (histórico); Fisiologia da Percepção (Os sentidos como ferramenta de análise, Receptores Sensoriais, Fisiologia da visão, Tato e receptores táteis, Audição e ouvido, Olfato e nariz, Gosto e palato), Fatores que afetam a avaliação sensorial; Aplicações da análise sensorial; preparo e apresentação de amostras; layout de laboratórios de análise sensorial; Métodos Discriminativos: Triangular, Pareado, Duo-Trio, Ordenação, Diferença do Controle, Escalas; Métodos Descritivos: ADQ: Seqüência Etapas: Recrutamento e Seleção de Provador, Levantamento e Agrupamento de Atributos, Treinamento de Provadores; Estatística: ANOVA (2 fontes de variação e interações), Testes de Média (Tukey); Métodos Afetivos: Testes de Preferência e Aceitação, Pareado, Ordenação, Escala Hedônica; Teste de Mercado
7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: Apostilas e textos disponibilizados no STOA ou E-mail da classe.8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:MEILGAARD, M., CIVILLE, G.V., CARR, B.T. Sensory evaluation techniques. CRC Press, Inc. 281p. 2004.