Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Agroindústria Alimentos e Nutrição
 
Disciplina: LAN0318 - Carnes e Ovos
Meat and Eggs

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Levar aos alunos conhecimento na ciência de carnes, b) Identificar as alterações bioquímicas na conversão do músculo em carne e avaliar a qualidade c) Capacitar alunos com os fundamentos e tecnologias para desenvolverem produtos à base de carne e outros produtos não cárneos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2540671 - Carmen Josefina Contreras Castillo
 
Programa Resumido
Estruturas e composição da carne. Conversão do músculo em carne. Etapas no abate de bovino suínos e aves. Qualidade de carne. Estudo das principais propriedades funcionais. Produtos de carne bovina, suína e aves (curados, defumados, umidade intermediária, emulsionados, fermentados, empanados e marinados). Produtos derivados da carne de aves. Subprodutos de origem animal. Estrutura, e qualidade de ovos. Produtos processados de ovos. Práticas: Estrutura do músculo e qualidade de carnes (avaliação), produtos cominuídos (linguiça), produtos emulsionados (salsicha/fiambre), cura de carne, defumação e produtos fermentados de carne. Ovos, estrutura, e qualidade. Medidas de qualidade física de ovos.
 
Meat structure and composition; Muscle conversion into meat; Bovine, swine and poultry slaughter steps; Quality evaluation; Main functional property study; Bovine and swine meat products; Poultry meat origin products; Eggs: structure, composition, quality; Egg processed products.
 
 
Programa
A importância da carne na economia brasileira. Estrutura e composição da carne. Conversão do músculo em carne. Etapas no abate de bovinos, suínos e aves. Qualidade de carne (cor, textura, pH, capacidade de retenção de água, capacidade de ligação, definição e características de carne PSE, DFD, RSN). Produtos da carne bovina e suína (produtos curados e defumados, produtos de umidade intermediária, produtos emulsionados, produtos fermentados). Produtos derivados da carne de aves (empanados e marinados). Aproveitamento de resíduos de origem animal. Ovos. Características. Química dos ovos. Qualidade dos ovos (métodos físicos e químicos). Produtos processados de ovos. Bibliografia. Práticas de Laboratório e Planta de Processamento: 1) Qualidade de carnes: estrutura de carne bovina e aves, capacidade de retenção de água, cor, cozimento, perda de peso por cozimento, perda de peso por gotejamento; 2) Produtos cominuídos: processamento de linguiça, análise de perda de cocção, análise de umidade;3) Produtos emulsionados: processamento de salsicha, análise de estabilidade de emulsão; 4) Cura e defumação: preparação de cura à seco, cura por injeção de salmoura, defumação a quente; 5) Formulação de produtos e discussão da legislação brasileira quanto à processamento de produtos cárneos; 6) Pasteurização de produtos cárneos: estabelecimento e verificação do tratamento térmico.7) Estrutura e qualidade e processamento de ovos. Visitas a frigoríficos, empresas de processamento de carnes e ovos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Nota Final: = (P1 + P2 + P3)/3 x 0,8 + A x 0,2 Onde: P1 e P2 = provas sobre o conteúdo programático P3 = média das provinhas aplicadas durante o semestre A = apresentações dos relatórios das aulas práticas
Critério
Avaliação das provas escritas e avaliação dos relatórios de aulas práticas (laboratório e Planta de Processamento).
Norma de Recuperação
Será realizada 1 (uma) prova de recuperação dentro do prazo estabelecido pela Comissão de Graduação da ESALQ. A nota final será a média da nota (N) obtida pelo aluno no semestre e a nota da prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Básicas:
BARBUT, S. Poultry Products Processing. Industry Guide. CRC Press LLC. 2002.
GOMIDE, A. M., RAMOS, E.M. & FONTES, P.R. Tecnologia de abate e tipificação de carcaças. Editora UFV. 2da Edição . 2014.
HUI Y.H., NIP W-K, ROGERS R.W., YOUNG O. Meat Science and Application. Ed. Makarel Dekker, Inc. New York., 2001.
MEAD G.C. Processing of poultry. Editorial Chapman & Hall, 1996. 423p
LAWRIE R.A. Ciência da carne. Ed. Arimed, 6° edição, 2005.
PARDI. M., DOS SANTOS F.I., DE SOUZA R.E., PARDI H.S. Ciência, Higiene e Tecnologia da Carne. Vol.1 e 2. Ed. UFF. Ed. Universitária, 1993.
PRATA l.F. & FUKUDA T.R. Fundamentos de Higiene e Inspeção de Carnes. UNESP. Jaboticabal, FUNEP. 2001.
PEARSON, A. & DUTSON , T.R. Quality attributes and their measurement in meat, poultry and fish products. Advances in Meat Research Series. v.9. Ed. Blackie Academic & Professional 1994.
PRICE F.J. & SCHWEIGERT B. Ciencia de la carne y de los productos cárnicos. Ed. Acribia S.A. Zaragoza, Espanha. 2ed 1994.
RAMOS, M., E. & GOMIDE L.A. Avaliação da Qualidade de Carnes – Fundamentos e Metodologias. Editora UFV. 2012.
SAMS A. Poultry meat processing. Ed. CRC Press. Taylor & Francis Group. LLC..2001, 334 p.
SIN J.S. & NAKAI S. Egg uses and processing technologies new developments. Editorial Cab International, 1994, 436p.
TOLDRA, F. Handbook of fermented meat and poultry. Ed. Blackwell Publishing, 668p. 2007
 

Clique para consultar os requisitos para LAN0318

Clique para consultar o oferecimento para LAN0318

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP