Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Agroindústria Alimentos e Nutrição
 
Disciplina: LAN0330 - Microbiologia dos Alimentos
Food Microbiology and Epidemiology of Foodborne Illnesses

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 150 h
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Propiciar o aprendizado de conceitos de microbiologia dos alimentos. Estudar a importância dos micro-organismos benéficos, deteriorantes e patogênicos em alimentos. Estudar o alimento como ecossistema microbiano e o controle do desenvolvimento de micro-organismos. Estudar a disseminação de micro-organismos no ambiente de produção e processamento dos alimentos. Compreender os fundamentos de epidemiologia em doenças veiculadas por alimentos, estudar os mecanismos de virulência dos principais patógenos veiculados por alimentos. Capacitar o futuro profissional a atuar em casos de investigações epidemiológicas de surtos de doenças transmitidas por alimentos. Compreender critérios microbiológicos e planos de amostragem. Executar técnicas de análises microbiológicas de água e alimentos, interpretar resultados e a legislação pertinente. Desenvolver competência para adotar medidas preventivas na manipulação, industrialização e armazenamento dos alimentos. Estudar os princípios de higienização na indústria de alimentos. Despertar para a importância da gestão da segurança dos alimentos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4949597 - Aline Silva Mello Cesar
7643900 - Daniele Fernanda Maffei
 
Programa Resumido
1. Introdução à microbiologia dos alimentos. 2. Alimento como ecossistema microbiano. 3. Alimento como 
veículo de microrganismos causadores de enfermidades de origem alimentar. 4. Microrganismos indicadores 
e patogênicos nos diferentes grupos de alimentos. 5. Microbiologia da água. 6. Termobacteriologia aplicada a alimentos. 7. Critérios microbiológicos e planos de amostragem. 8. Fundamentos de epidemiologia:
determinação do processo saúde-doença. 9. Epidemiologia das doenças veiculadas por alimentos. 10. Análises microbiológicas e interpretação dos resultados.
 
1. Introduction to food microbiology. 2. Food as a microbial ecosystem. 3. Food as a vehicle for microorganisms that cause food-borne illnesses. 4. Indicator and pathogenic microorganisms in different food groups. 5. Water microbiology. 6. Thermobacteriology applied to food. 7. Microbiological criteria and sampling plans. 8. Fundamentals of epidemiology: determination of the health-disease process. 9. Epidemiology of foodborne diseases. 10. Microbiological analysis and interpretation of results.
 
 
Programa
1. Introdução à microbiologia dos alimentos. 2. Fatores intrínsecos, extrínsecos e implícitos que afetam o
desenvolvimento microbiano. 3. Microrganismos indicadores. 4. Microrganismos patogênicos: principais 
bactérias e suas características de multiplicação nos alimentos, fontes de contaminação e capacidade de 
sobrevivência aos processos de industrialização/conservação de alimentos. 5. Zoonoses e parasitologia. 6. Microbiologia de hortaliças. 7. Microbiologia do pescado. 8. Microbiologia de carnes e produtos cárneos. 9. Microbiologia do leite e derivados. 10. Microbiologia de sucos e outros alimentos. 11. Microbiologia da água. 12. Termobacteriologia aplicada a alimentos. 13. Critérios microbiológicos e planos de amostragem. 14. Epidemiologia: definições, conceitos, princípios e propósitos. 15. Metodologia epidemiológica: fase descritiva, coleta de dados, fase analítica, medidas de morbidade e mortalidade. 16. Biologia molecular aplicada à microbiologia dos alimentos. 17. Métodos rápidos em microbiologia dos alimentos. 18. Aulas práticas para pesquisa e enumeração de microrganismos patogênicos e indicadores de contaminação nos alimentos: preparo de amostras, técnicas de diluição decimal, métodos de detecção e enumeração em placas e tubos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão realizadas 05 (cinco) provas: P1, P2, P3, P4 e P5, seminários, trabalhos em classe e relatórios de aulas práticas
Critério
A nota final (N) será dada pela fórmula: P1 + P2 + P3 + P4 (=80%) + seminários, trabalhos em classe e relatórios de aulas práticas (=20%) = NOTA
Norma de Recuperação
Para a prova de recuperação, toda a matéria lecionada no semestre será questionada, exigindo do aluno uma revisão completa dos assuntos tratados.
 
Bibliografia
     
BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar. Disponível em: 
FOOD AND DRUG ADMINISTRATION. Bad Bug Book, Foodborne Pathogenic Microorganisms and Natural Toxins. 2nd ed. 2012. Disponível em: 
FORSYTHE, S. J. Microbiologia da segurança dos alimentos. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 607p.
FRANCO, B.D.G.M., LANDGRAF, M. Microbiologia dos alimentos. São Paulo: Editora Atheneu, 2008. 182p.
GERMANO, P.M.L., GERMANO, M.I.S. Higiene e vigilância sanitária de alimentos. 6ª ed. Barueri, SP: Manole, 2019. 896p.
INTERNATIONAL COMMISSION ON MICROBIOLOGICAL SPECIFICATIONS FOR FOODS. Microrganismos em alimentos 8: utilização de dados para avaliação do controle de processo e aceitação de produto. São Paulo: Blucher, 2015.  2005. 536p.
SALFINGER, Y. & TORTORELLO, M.L. (eds.). Compendium of methods for the microbiological examination of foods, 5th ed. Washington: American Public Health Association (APHA), 2015.
SILVA, N., JUNQUEIRA, V.C.A., SILVEIRA, N.F.A., TANIWAKI, M.H., GOMES, R.A.R., OKAZAKI, M.M., IAMANAKA, B.T. Manual de métodos de análise microbiológica de alimentos e água. 6ª ed. São Paulo: Blucher, 2021. 602p.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
População em geral.
Objetivos da atividade
Disseminar conhecimento sobre microbiologia dos alimentos e os cuidados que devem ser adotados para evitar as enfermidades de origem alimentar.
Descrição da atividade
Os alunos desenvolvem materiais educativos, como folders, jogos e vídeos sobre a importância dos microrganismos e os cuidados que devem ser adotados para evitar a contaminação dos alimentos. Esses materiais são direcionados a diferentes grupos populacionais, como crianças, gestantes, idosos e manipuladores de alimentos, entre outros.
Indicadores de avaliação da atividade
Os materiais produzidos ficam à disposição dos alunos para serem utilizados nos eventos promovidos pelo curso de Ciências dos Alimentos, direcionados à comunidade. Entre os indicadores de avaliação da atividade, destacam-se o número de eventos nos quais os materiais são utilizados, a quantidade de acessos (no caso de recursos digitais), além do feedback dos participantes acerca da utilidade desses materiais.

Clique para consultar os requisitos para LAN0330

Clique para consultar o oferecimento para LAN0330

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP