Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Agroindústria Alimentos e Nutrição
 
Disciplina: LAN0697 - Controle Analítico das Usinas e Destilarias
Analytical Control of Mills and Distilleries

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação: 14/07/2019

Objetivos
a) Transmitir conhecimentos sobre o controle químico, microbiológico e de processo da produção do açúcar e do álcool. b) Preparar o aluno para a carreira técnica-científica no setor sucroenergético
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2524269 - Antonio Sampaio Baptista
2171774 - Claudio Lima de Aguiar
 
Programa Resumido
Organização do laboratório. Controle da maturação da matéria-prima. Sistemática do pagamento de cana-de-açúcar. Controle de extração. Controle das moendas. Controle de clarificação. Controle da concentração. Análises do açúcar. Controle de fermentação. Controle da destilação. Análises do álcool. Boletins de controle. Avaliação final.
 
Laboratory organization; Raw material maturation control; Sugar cane systematic payment; Extraction control; Sugar cane mill control; Clarification control; Concentration control; Sugar analyses; Fermentation control; Distillation control; Alcohol analyses; Control bulletins; Final evaluation.
 
 
Programa
Introdução: importância do controle físico-químico nas usinas de açúcar e nas destilarias de álcool. Organização do laboratório sucroalcooleiro e gerenciamento. Princípios dos métodos analíticos; sacarimetria ótica; sacarimetria química; densimetria; refratometria e colorimetria; controle da matéria-prima: sistemas de determinação da maturação e da deterioração e interpretação dos resultados obtidos. Controle das operações de extração do caldo. Controle da purificação: Controle de filtração: umidade e cálculos de retenção dos filtros. Controle da evaporação, cozimento e cristalização complementar: amostragem de águas; caldos, xarope, méis e massas cozidas; cálculos da sacarose cristalizada: cálculos relativos a evaporação, cozimento e cristalização complementar. Controle dos açúcares: amostragem dos tipos de açúcares; filtrabilidade e cinzas: classificação dos açúcares; fatores de segurança e conservação dos açúcares. Controle do levedo alcoólico. Identificação de contaminantes. Controle dos mostos. Análises do fosfato presente no mosto, dos açúcares redutores totais e do pH. Controle do processo fermentativo: preparo e multiplicação dos fermentos. Vinho: teor alcoólico. Controle da destilação: análises relativas ao flegma e a vinhaça. Controle da retificação. Controle da desidratação. Alcoometria: métodos cromatográficos, volumétricos e ponderais; método químico na determinação do teor alcoólico da vinhaça. Controle dos rendimentos: fermentação e destilação. Controle dos subprodutos: álcool de 2a, óleo de fusel e vinhaça.Visitas a usinas destilarias e seus laboratórios de controle. Boletins: cálculo e preenchimento dos boletins diários, semanais, quinzenais, mensais e de final de safra.
 
 
 
Avaliação
     
Método
a) Serão realizadas 02 (duas) provas escritas por assuntos não acumulativos. Os alunos terão que apresentar a cada aula um ralatório da prática laboratorial. A média final será a média simples da soma da nota das provas escritas mais a média dos relatórios (T), segundo a fórmula:
Critério
Média final= P1+P2+T dividido por 3
Norma de Recuperação
Será realizada 1 (uma) prova teórico-prática dentro do prazo estabelecido pela Comissão de Graduação da ESALQ, respeitada a Resolução COG-3583. A nota final será a média da nota (N) obtida pelo aluno no semestre e a nota da prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
AMERINE, M.A. & OUGH, C.S.  Wine and must analysis. Wiley & Sons, N. York, 121 p. 1974. Bureau of Sugar  Experiment Station. 1970.
CALDAS, C. Manual de Análises Selecionado para Indústrias Sucroalcooleiras. Sind. Ind. Aç. Álc. Est. Alagoas, Maceió: STAB, 1998.
CALDAS, C. Teoria Básica das Análises Sucroalcooleiras. Maceió: Central Analítica. 2005. 171 p.
COPERSUCAR Centro de Tecnologia. Divisão Industrial - Fermentação.434 p., 1987.
. Destilação. 507 p. 1987.
CLAYTON, J.L. System of cane sugar factory control. 3a ed. Brisbane, ISSCT, 1971, 88 p.
INGLEDEW, W.M., KELSALL, D.R., AUSTIN, G.D., KLUHSPEIS, C. The Alcohol Textbook. 5a Ed. , Nottingham: Nottingham University press, 2009. 541p.

INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS - CARLOS AUGUSTO DE CAMARGO - Coord. Conservação de Energia na Indústria do Açúcar e do Álcool. São Paulo, IPT Pub., 1990, 796p.
MEADE, G.P. & CHEN, J.C.P. Cane sugar handbook. 10º ed. New York, Wiley, 1977. 947 p.
NASS, L.L.; PEREIRA, P.A.A.; ELLIS, D. Biofuels in Brazil: Na Overview. Crop Science, Madison, v.47, p.2228-2237, 2007.
OLIVEIRA, A.J.; GALLO, C.R.; ALCARDE, V.E.; GODOY, A.; AMORIM, H.V.; Métodos para o controle microbiológico na produção de álcool e açúcar. Piracicaba:FERMENTEC/FEALQ/ESALQ-USP, 1996. 89p.
PAYNE, J.H. Sugar cane factory analytical control. Amsterdam, Elsevier, 1968. 190 p.
PRAVE, P.; FAUST, O. ; STTIG, W.; SUKATSCH, D.A. Fundamentals of Biotechnology. Weinheim, VHC PUB., 1987.
RODELA, A. A.; BORGES, M. T. M. R. Manual Básico para a Laboratório Sucroalcooleiro. Piracicaba, 1989. 225 p.
SCHENEIDER, R. Sugar analysis. ICUMSA methods. Peterborough, ICUMSA, 1979, 265p.
SECATO-ANTONINI, S.R. Métodos de análises e monitoramento microbiológico em laboratório de destilaria. São Carlos:UFScar, 2004. 34p.
SILVA, N.; JUNQUEIRA, V.C.A.; SILVEIRA, N.F. Manual de métodos de análise microbiológica de alimentos. São Paulo:Varela, 1997. 259p.
SOUTH AFRICAN SUGAR TECHNOLOGIST’S ASSOCIATION. Laboratory mensal of south african sugar factories. Natal, SASTA, s.n.p. 1977.
ZARPELON, F.; STUPIELLO, J.P., BACCHARIN, L.M.; Jr. SILVA, J.F.; PASQUOT, L.C.; BEZERRA, L.A. Controle químico da fabricação do açúcar. São Paulo, COPERSUCAR, 1978. 127 P


 

Clique para consultar os requisitos para LAN0697

Clique para consultar o oferecimento para LAN0697

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP