Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Agroindústria Alimentos e Nutrição
 
Disciplina: LAN2444 - Pós-colheita e Processamento de Alimentos Vegetais
Vegetables Postharverst an Processing

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação: 14/07/2019

Objetivos
No final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: a) Identificar e interpretar a legislação da área. b) Abordar princípios que podem alterar o pós-colheita de produtos agrícolas, visando a melhor qualidade e evitar perdas entre o campo e durante o abastecimento. c) Identificar os principais agentes de alteração de alimentos e produtos alimentícios.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2102223 - Marta Helena Fillet Spoto
1907305 - Thais Maria Ferreira de Souza Vieira
 
Programa Resumido
Agroindústria: avanços e tendências. Normas e Regulamentos técnicos da área. Alterações dos alimentos. Pós-colheita e armazenamento de frutas, hortaliças, grãos, raízes e tubérculos. Processamento de frutas, hortaliças, grãos, raízes e tubérculos. Biodiesel.
 
Agri-food industry improvements and tendencies; Legislation; Post-harvest and storage of fruits, vegetables, grains, roots and tubers; Processing of fruits, vegetables, grains, roots and tubers.
 
 
Programa
Agroindústria: avanços e tendências. Conceitos de qualidade. Normas e regulamentos técnicos na indústria de alimentos: definições, objetivos, importância. Codex alimentarius. Órgãos legisladores no Brasil. Legislação horizontal e vertical. Normas e Regulamentos técnicos para a agroindústria de alimentos de origem vegetal. Estrutura e composição química dos alimentos. Alterações dos alimentos. Alterações microbianas. Infecções e envenenamentos alimentares. Qualidade e microbiológica da água para indústria de alimentos. Assepsia e remoção de microrganismos. Conservação pelo controle da umidade: secagem, desidratação e pressão osmótica. Substâncias conservadoras desenvolvidas e adicionadas aos alimentos. Embalagens. Princípios de fisiologia e bioquímica de alimentos. Fisiologia pós-colheita. Transformações bioquímicas pós-colheita. Causas de perdas no pós-colheita. Procedimentos de manuseio para comercialização ou armazenamento. Armazenamento. Pós colheita e armazenamento de frutas, hortaliças, raízes e tubérculos. Armazenamento de grãos e fatores que influem no pós-colheita de grãos. Grãos e frutos oleaginosos, usos de óleos e derivados protéicos. Biodiesel. Micotoxinas e micotoxicoses. Tecnologia de frutas e hortaliças.  Tecnologia de alimentos amiláceos. Agroindústrias de baixo investimento para milho e mandioca.
 
 
 
Avaliação
     
Método
: Serão realizadas 3 (três) provas (P1, P2 e P3) durante o semestre. A nota final (N) será a média das 3 (três) provas.

Critério
: P1 + P2 + P3
N = -----------------------
3
Norma de Recuperação
Será realizada 1 (uma) prova de recuperação dentro do prazo estabelecido pela Comissão de Graduação da ESALQ. A nota final será a média da nota (N) obtida pelo aluno no semestre e a nota da prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica: 

1. CÂMARA, G.M. et al. Mandioca - pré-processamento e transformação agroindustrial. São Paulo. Secretaria da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia. 1982.
2. CÂMARA, G.M. et al. Soja - produção, pré-processamento e transformação agroindustrial. São Paulo. Secretaria da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia. 1982.
3. CHITARRA, M.I.F.; CHITARRA, A.B. Pós-colheita de frutas e hortaliças: fisiologia e manejo. 2ed. Lavras, UFLA, 2005. 185p.
4. FANCELLI, A.L. & LIMA, U. A. Milho-produção, pré-processamento e transformação agroindustrial. São Paulo. Secretaria da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia. 1982
5. GOMES, J.C. Legislação de Alimentos e Bebidas. Editora UFV: Viçosa. 2007. 635p
6. JAY, J.M. Microbiologia de alimentos. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005, 711 p.
7. OETTERER, M.; REGITANO-d´ARCE, M.A.B. & SPOTO, M.H.F. Fundamentos de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Ed. Manole, Barueri, SP., 2006.
8. PUZZI, D. Abastecimento e armazenamento de grãos. Instituto Campineiro Ensino Agrícola, 2000. 666p.

Complementar:
1. LOPES, E. Guia para elaboração dos procedimentos operacionais padronizados. Varela: São Paulo. 2004.236p.
2. SILVA, J. A. Tópicos da tecnologia dos alimentos. São Paulo: Varela, 2000. 231p.
3. SILVA, N.; JUNQUEIRA, V.C.A. & SILVEIRA, N.F.A Manual de métodos de análise microbiológica de alimentos. Ed. Livraria Varela, São Paulo, 536 p. 2007.
4. SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS – Análise de perigos e pontos críticos de controle. Série: Manuais Técnicos. 2004. 89p.
5. SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS – Controle Integrado de Pragas. Série: Manuais Técnicos SBCTA. 2003. 149p.
 

Clique para consultar os requisitos para LAN2444

Clique para consultar o oferecimento para LAN2444

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP