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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Agroindústria Alimentos e Nutrição
 
Disciplina: LAN2690 - Produtos de Origem Animal II
Foods of Animal Origin

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Aprimorar o conhecimento dos alunos na área de processamento e conservação do leite e derivados. Capacitar os alunos a resolverem problemas práticos relacionados com o processamento e a conservação desses produtos. Abordar a transformação da matéria-prima pescado em produtos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4949597 - Aline Silva Mello Cesar
 
Programa Resumido
Biossíntese, física e química do leite e fatores que afetam a composição. Microbiologia do leite: bactérias 
lácticas. Tipos de leite e legislação. Ordenha higiênica. Industrialização: pasteurização, leite longa-vida e 
tecnologias emergentes. Uso da biologia molecular na avaliação da qualidade e detecção de fraudes. 
Tecnologia de derivados do leite: queijos, creme de leite, manteiga, leites fermentados, bebidas lácteas, leite em pó, proteínas do soro do leite e leite condensado. Visitas didáticas para reforçar conceitos de ordenha higiênica, controle da qualidade do leite e tecnologias de fabricação. Processamento de pescado.
 
Biosynthesis, physics and chemistry of milk and factors affecting composition. Milk microbiology: bacteria lactic acids. Types of milk and legislation. Hygienic milking. Industrialization: pasteurization, long-life milk and emerging technologies. Use of molecular biology in quality assessment and fraud detection. Dairy technology: cheeses, cream, butter, fermented milk, dairy drinks, milk powder, whey proteins and condensed milk. Didactic visits to reinforce milking concepts hygiene, milk quality control and manufacturing technologies. Fish processing.
 
 
Programa
1) Mercado de produtos lácteos; produção de leite: fisiologia da lactação; Leite: composição química, 
estrutura física de seus constituintes e fatores que afetam a composição. 2) Qualidade e Tipos de Leite: a) bactérias lácticas: importância, principais transformações microbiológicas de uso tecnológico; b) controle de qualidade na indústria de laticínios; higiene na ordenha, tipos de ordenha, classificação dos tipos de leite; boas práticas de fabricação nos laticínios; c) efeito do crescimento bacteriano sobre os derivados do leite: prejuízos tecnológicos; d) doenças transmitidas pelo leite, principais bactérias envolvidas; e) classificação do leite: legislação. 3) Industrialização do leite: a) principais fraudes; uso da biologia molecular na avaliação da qualidade e detecção de fraudes; padronização, homogeneização, clarificação, filtração; b) tratamento térmico do leite: pasteurização e longa-vida, efeitos sobre o leite, processos que aumentam a vida útil de leite longa-vida; tecnologias emergentes c) princípios da tecnologia do queijo: coagulação/acidificação, tipos de queijo, maturação de queijos, queijos maturados por fungos, outras operações básicas na elaboração, requeijão, aproveitamento dos resíduos do soro, fabricação de ricota, bebidas lácteas, caseinatos e soro de leite em pó; d) obtenção do creme de leite e tecnologia da manteiga; e) fabricação do iogurte e leites fermentados: culturas lácteas, fenômenos bioquímicos da fermentação, tipos de bebidas, probióticos e simbióticos; f) leites desidratados: fabricação do leite em pó, leite concentrado, leite condensado, proteínas do soro do leite e doce de leite, princípios da desidratação, insolubilidade de proteínas e lactose; g) embalagens para leite fluido; h) fórmulas Infantis: humanização do leite bovino, adaptação às necessidades do recém-nascido, peptídeos ativos do leite humano, alergenicidade do leite bovino; tipos de fórmula, leites com formulações especiais. 4) Aulas práticas: a) fabricação de queijo, leite fermentado e manteiga; desnate do leite b) análises do leite: determinação de gordura por butirômetro, acidez titulável, pH, teste do alizarol, densidade, testes de plataforma: teor de cloretos, detecção de formol, teste da fosfatase alcalina, bicarbonato, peroxidase. 5) Processamento, inovação e desenvolvimento de produtos à base de pescado.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão realizadas três provas (P1, P2 e P3), seminários e trabalhos em classe.
Critério
A nota final (N) será dada pela fórmula: P1 + P2 + P3 (= 80%) + seminários e trabalhos em classe (= 20%) = NOTA.
Norma de Recuperação
Será realizada 1 (uma) prova de recuperação dentro do prazo estabelecido pela Comissão de Graduação da ESALQ, respeitada a Resolução COG-3583. A nota final será a média da nota (N) obtida pelo aluno no semestre e a nota da prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
BÁSICA:
ADOLFO LUTZ. Métodos físico-químicos para análise de alimentos. Coordenadores: Odair Zenebon, Neus Sadocco Pascuet e Paulo Tiglea -- São Paulo: Instituto Adolfo Lutz, 2008, 1020 p. 
ALBERTS, B.; BRAY, D.; HOPKIN, K.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WALTER, P. 2011. Fundamentos da Biologia Celular. 3ª Edição brasileira. Artmed, Porto Alegre.
BELOTI, V. Leite: obtenção, inspeção e qualidade. Londrina: Editora Planta, 2015. 420 p.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Decreto Nº 9.013, de 29/03/2017.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 76, de 26/11/2018. Publicado no Diário Oficial da União Publicado em: 30/11/2018 | Edição: 230 | Seção: 1 | Página: 9
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa Nº 77, de 26/11/2018. Publicado no Diário Oficial da União em: 30/11/2018 | Edição: 230 | Seção: 1 | Página: 10
CRUZ, A.G.; ZACARCHENCO, P.B.; OLIVEIRA, C.A.F., CORASSIN, C.H. Química, bioquímica, análise sensorial e nutrição no processamento de leite e derivados. 1ª ed. Vol. 1, Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. 282 p.
CRUZ, A.G.; ZACARCHENCO, P.B.; OLIVEIRA, C.A.F.; CORASSIN, C.H. Microbiologia, Higiene e Controle de Qualidade no Processamento de Leites e Derivados. 1ª ed. Vol. 4, Rio de Janeiro: Elsevier, 2019. 356 p.
CRUZ, A.G.; ZACARCHENCO, P.B.; OLIVEIRA, C.A.F.; CORASSIN, C.H. Processamento de leites de consumo. 1ª ed. Vol. 2. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 355 p.
CRUZ, A.G.; ZACARCHENCO, P.B.; OLIVEIRA, C.A.F.; CORASSIN, C.H. Processamento de produtos lácteos. 1ª ed. Vol. 3. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 330 p.
LODISH, H.; BERK, A.; MATSUDAIRA, P.; KAISER, C.A.; KRIEGER, M.; BRETSCHER, A.; PLOEGH, H. AMON, A.; SCOTT, M.P. (2012). Biologia Celular e Molecular. 7ª Edição. Artmed, Porto Alegre.
OETTERER, M. Industrialização do pescado cultivado. Guaíba: Editora Agropecuária, 2002, 200p
SWAISGOOD, H.E. Características do leite. Em: Damodaran, S.; Parkin, K.L.; Fennema, O.R. (ed.) Química de alimentos de Fennema. 4ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 689-718

BIBLIOGRAFIA SUPLEMENTAR
CRUZ, A. G.; PRUDENCIO, E. S.; ESMERINO, E. A.; PIMENTEL, T. C.; ALVES, A. T.S.; SPADOTI, L. M.; ZACARCHENCO, P. B. Inovações e avanços em ciência e tecnologia de leite e derivados. Ed. ITAL, 2019.
DALGLEISH, D.G.; CORREDIG, M. The Structure of the Casein Micelle of Milk and Its Changes During Processing. The Annual Review of Food Science and Technology, v. 3, p. 449-467, 2012.
EVANGELISTA, J. Tecnologia de alimentos. 2.ed. 2005.
INTERNATIONAL COMMISSION ON MICROBIOLOGICAL SPECIFICATIONS FOR FOODS. (ICMSF) 2005. Microorganisms in Foods. 6. Microbial Ecology of Food Commodities. New York: Kluwer Academic/Plenum Publishers. 763p.
ORDÓÑEZ, J. A. et al. Tecnologia de alimentos: Componentes dos alimentos e processos. Vol.1, Porto Alegre: Artmed, 2007
ORDOÑEZ, J. A. Tecnologia de Alimentos. Vol.2. – Alimentos de origem animal. São Paulo: Artmed Editora, 2005, 279p.
WALSTRA, P.; WOUTERS, J. T. M.; GEURTS, T. J. Dairy Science and Technology. 2ª ed. Boca Raton: CRC Press, 2006, 744p.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Escolas/Instituições públicas e público geral com problemáticas na área da ciência e tecnologia de alimentos.
Objetivos da atividade
Proporcionar a integração Universidade e sociedade, de modo que os alunos levem à sociedade informações importantes e com embasamento científico.
Descrição da atividade
Elaboração de material escrito, imagem e falado, e atividades presenciais para divulgação e informação do conhecimento de interesse social, assim como poder desenvolver a ciência cidadã.
Indicadores de avaliação da atividade
público alcançado, qualidade do material elaborado, envolvimento dos alunos na integração com a sociedade e o quanto essa atividade influenciou na formação ética e cidadã do aluno.

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