Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
 
Agroindústria Alimentos e Nutrição
 
Disciplina: LAN2740 - Controle Estatístico da Qualidade na Agroindústria de Alimentos
Statistical Quality Control in the Food Industry

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Capacitar os alunos a:1. Aplicar ferramentas de controle da qualidade na agroindústria de alimentos e no setor de serviços em alimentação utilizando métodos estatísticos. 2. Oferecer ao aluno uma compreensão sólida dos princípios básicos para aplicar ferramentas de controle da qualidade na área de alimentos, desde a produção de matérias-primas até o desenvolvimento de produtos e processos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1907305 - Thais Maria Ferreira de Souza Vieira
 
Programa Resumido
Controle estatístico de processos: fundamentos, gráficos de controle por variáveis, gráficos de controle por atributos. Métodos para análise da capacidade do processo. Processo seis-sigma. Inspeção da qualidade. Planos de amostragem.. Visitas técnicas.
 
Experimental planning and otimization of process as tools for quality control; Statistic control of process: principles, control graphics by variables, control graphics by attributes. Methods for analysis of the process capability. Six-sigma process. Quality inspection. Sampling plans. Product shelf life determination. Technical visits.
 
 
Programa
1. Melhoria da qualidade e sua importância estratégica na área de alimentos. 3. Métodos estatísticos úteis para melhoria da qualidade. 4. Fundamentos do controle estatístico de processos (CEP): gráficos de controle por variáveis, gráficos de controle por atributos. Estudos de caso. 5. Métodos para análise da capacidade do processo: Cp e Cpk. Desempenho da qualidade seis-sigma. 6. Inspeção da qualidade. Planos de amostragem. 8. Visitas técnicas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Realização de duas avaliações com questões dissertativas, apresentação de seminários sobre temas propostos, resolução de problemas (exercícios) para aplicação prática dos assuntos teóricos.
Critério
A nota final será obtida por meio da média de todas as notas (avaliação 1, avaliação 2, seminários e exercícios).
Norma de Recuperação
Prova escrita (questões dissertativas) englobando toda a matéria lecionada, dentro do prazo estabelecido pela Comissão de Graduação da ESALQ. A nota final será a média da nota obtida pelo aluno no semestre e a nota da prova de recuperação
 
Bibliografia
     
Básica: MONTGOMERY, D. C. Introdução ao controle estatístico da qualidade. LCT: Rio de Janeiro, 2004. 513p. Estudos de caso fornecidos pelo docente. Complementar: DEVORE, J.L. Probabilidade e estatística para engenharia e ciências. Pioneira Thomson Learning: São Paulo, 2006. 692p.
 

Clique para consultar os requisitos para LAN2740

Clique para consultar o oferecimento para LAN2740

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP